Publicidade

Sony anuncia nova linha Xperia com tela 4K de 120 Hz e lente telefoto variável

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Abril de 2021 às 10h20

Link copiado!

Divulgação/Sony
Divulgação/Sony
Tudo sobre Sony

Em evento realizado na madrugada desta quarta-feira (14), a Sony oficializou a nova geração da família Xperia de smartphones com os modelos Xperia 1 III, 5 III e 10 III, como indicavam os rumores e os próprios teasers divulgados pela gigante japonesa. Os aparelhos trazem boas especificações e, no caso da variante mais premium, upgrades significativos em tela e câmeras em relação à geração anterior.

Além de adotar o que chama de lente "telefoto variável", com mudanças na distância focal, a Sony também disponibiliza tela OLED em todos os modelos da série, com o Xperia 1 III oferecendo a primeira tela 4K com taxa de atualização de 120 Hz do mercado. Assim como nos lançamentos anteriores, a proporção cinematográfica de 21:9 é mantida.

Xperia 1 III: tela 4K de 120 Hz, carregamento sem fio e mais

Continua após a publicidade

O Sony Xperia 1 III é o modelo mais poderoso da família e recebe todas as novidades anunciadas pela fabricante. Assim como a geração anterior, o aparelho não traz grandes mudanças em design, mantendo o visual próprio da Sony de retângulo com bordas arredondadas e painéis planos. A única modificação visível é a adição da lente telefoto variável.

A tela é o principal destaque do aparelho topo de linha, contando com painel OLED 21:9 de 6,5 polegadas 4K com resolução de 3840 x 1644 pixels e taxa de atualização de 120 Hz. Essa é a primeira vez que um smartphone oferece 4K com alta taxa de atualização. O display conta ainda com o novo Gorilla Glass Victus, vidro mais resistente da Corning atualmente, com o painel traseiro contando com Gorilla Glass 6 acompanhado de acabamento fosco.

Diferente de concorrentes, não há tecnologia que reduza a frequência para poupar bateria, estando nas mãos da otimização de software, algo pelo que a Sony é conhecida, o trabalho de manter um painel tão potente sem afetar a autonomia de maneira significativa.

Continua após a publicidade

Como é de se esperar de um flagship moderno, o Xperia 1 III vem equipado com chipset Snapdragon 888 da Qualcomm, acompanhado de 12 GB de RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento. Caso a capacidade não seja suficiente, é possível expandir o armazenamento por meio de cartão MicroSD, acoplado ao slot híbrido na gaveta de chips SIM.

As câmeras são outro ponto de destaque do aparelho, que conta com sensor frontal de 8 MP, lente principal de 12 MP, ultra wide também de 12 MP com foco automático, algo ainda pouco comum, além de sensor ToF 3D e a grande novidade - a lente "telefoto variável" de 12 MP. Como seu nome sugere, a câmera consegue modificar sua distância focal entre 70 mm e 105 mm, o que fornece zoom óptico de 2,9x e 4,4x, respectivamente.

Como consequência, a abertura do sensor varia entre f/2.3 e f/2.8, e há estabilização óptica (OIS). O hardware avantajado também resulta em zoom digital aprimorado, equivalente ao de uma lente de 300 mm, contra os 200 mm do Xperia 1 II. A Sony chama esse recurso de "AI Super Resolution Zoom".

Continua após a publicidade

Curiosamente, apesar dos upgrades nas especificações, o Xperia 1 III continua com a mesma bateria de 4.500 mAh presente em seu antecessor. Felizmente, há carregamento rápido de 30 W, que promete recarregar metade da bateria em 30 minutos. A velocidade de recarga mais conservadora também traz promessas de maior durabilidade, com a empresa garantindo ao menos três anos de vida útil antes que o desgaste natural comece a afetar de maneira significativa a autonomia.

Completam o pacote recursos como certificação IP68 de resistência à água e poeira, suporte a carregamento sem fio, NFC, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, conector P2 para fones de ouvido e carregamento reverso sem fio.

Continua após a publicidade

Destaque ainda para o áudio estéreo, que oferece reprodução de áudio 3D no padrão Sony 360 Reality, e para funções voltadas aos gamers, como possibilidade de conectar o carregador para alimentar o celular sem recarregar a bateria, função de redução de motion blur a 240 Hz, modo Low Gamma Raiser para turbinar a visibilidade nas sombras, gravação interna em 1080P a 120 FPS e o chamado Rewind, que grava continuamente os últimos 30 segundos da partida para criação rápida de um clipe.

Xperia 5 III: upgrades modestos com telefoto variável

Ainda no segmento high-end, mas com especificações ligeiramente mais modestas, o Xperia 5 III chega para quem quer alto desempenho pagando um pouco menos. Assim como o irmão maior, o topo de linha básico da Sony não traz upgrades em design quando comparado ao antecessor, com exceção da nova lente telefoto. Seu foco também encontra-se nos recursos adicionados.

Continua após a publicidade

A tela segue praticamente idêntica à da geração anterior, contando com display OLED 21:9 de 6,1 polegadas Full HD+ com resolução de 2520 x 1080 pixels e taxa de atualização de 120 Hz. Diferente do Xperia 1 III, o Xperia 5 III continua a utilizar vidro Gorilla Glass 6 na parte frontal, como também no painel traseiro, que traz acabamento brilhante.

No departamento de desempenho, o modelo vem equipado com Snapdragon 888, sendo mais modesto na memória. Há por aqui 8 GB de RAM e opções de 128 GB ou 256 GB de armazenamento, expansível via cartão MicroSD.

O conjunto de câmeras também espelha o irmão mais potente, trazendo lente frontal de 8 MP, com conjunto triplo traseiro com sensor principal de 12 MP, ultra wide de 12 MP e telefoto de 12 MP com zoom óptico variável entre 2,9x e 4,4x, além do zoom híbrido que atinge os 300 mm. A diferença fica por conta da ausência do sensor ToF 3D para cálculo de profundidade.

Continua após a publicidade

A bateria é outro ponto em que os novos aparelhos são semelhantes, oferecendo 4.500 mAh com carregamento rápido de 30 W para preencher metade da carga em 30 minutos e promessa de vida útil de 3 anos. Seguindo a linha de cortes de recursos, no entanto, o Xperia 5 III não oferece carregamento sem fio.

Nos recursos, temos certificação IP68, conector P2 para fones de ouvido, NFC, áudio estéreo com Sony 360 Reality, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, além dos recursos para games que incluem a redução de motion blur a 240 Hz, alimentação do telefone sem recarregar a bateria e a gravação de clipes automaticamente via Rewind.

Xperia 10 III: primeiro intermediário da marca com 5G

Continua após a publicidade

Por fim, a Sony também anunciou sua nova aposta para o segmento de intermediários, o Xperia 10 III. Assim como o restante da linha, os recursos e melhorias são as principais novidades, não havendo grandes mudanças no visual. O aparelho segue o design dos irmãos maiores, com bordas ligeiramente maiores e módulo de câmeras mais simples, contando ainda com certificação IP68.

A tela segue sendo equipada com painel OLED 21:9 com resolução Full HD+ de 2520 x 1080 pixels, com taxa de atualização de apenas 60 Hz, mas agora há suporte a reprodução de conteúdo no formato HDR, com vidro Gorilla Glass 6 ficando responsável pela proteção do painel.

Além disso, o aproveitamento frontal aumentou, passando de cerca de 77,6% para mais agradáveis 80,3%. As mudanças ajudaram ainda o dispositivo a reduzir de tamanho, sendo 3 mm mais baixo e 1 mm menos largo que o Xperia 10 II.

Continua após a publicidade

O novo intermediário japonês chega ao mercado equipado com o Snapdragon 690 da Qualcomm, primeiro chip da família Snapdragon 600 a contar com conectividade 5G. Isso também faz do Xperia 10 III o primeiro intermediário da Sony a ser compatível com a rede de nova geração. O aparelho traz ainda 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e expansão via MicroSD.

Em câmeras, o novo intermediário traz câmera frontal de 8 MP, acompanhada de conjunto traseiro triplo com sensor principal de 12 MP, ultra wide de 8 MP e telefoto de 8 MP, com recursos dos aparelhos premium como o modo de captura burst a 10 FPS com ajuste automático de exposição.

Continua após a publicidade

A bateria é um dos pontos que mais se beneficiou com a chegada da nova geração, passando dos 3.600 mAh do Xperia 10 II para os mesmos 4.500 mAh do restante da nova linha. Considerando o posicionamento do aparelho, no entanto, o carregamento rápido é limitado a 18 W e não há carregamento sem fio por aqui.

Em recursos, o Xperia 10 III é mais modesto sendo equipado com NFC, conector P2 para fones de ouvido, Wi-Fi 5, Bluetooth 5.1 e áudio estéreo. Ainda não há informações se os recursos para games dos outros aparelhos também estarão presentes por aqui, apesar da alta probabilidade.

Preço e disponibilidade

O Sony Xperia 1 III será disponibilizado nas cores Frosted Black (preto), Frosted Gray (cinza) e Frosted Purple (roxo), enquanto o Xperia 5 III conta com as cores preto, verde e rosa. O Xperia 10 III, por sua vez, será lançado nas cores preto, branco, azul e rosa.

Continua após a publicidade

Os três modelos estão previstos para chegar ao mercado durante o verão do hemisfério norte, período que compreende os meses entre junho e setembro. Não há informações sobre preço, mas não espere por valores acessíveis, considerando os preços bastante elevados da geração anterior.

Sony Xperia 1 III: ficha técnica

  • Tela: 6,5" OLED, resolução 4K de 3840 x 1644 pixels, taxa de atualização de 120Hz, HDR
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento interno: 256 GB ou 512 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (principal, f/1.7) + 12 MP (telefoto variável, f/2.3 e f/2.8, zoom óptico de 2,9x e 4,4x) + 12 MP (ultra wide, f/2.2, 124º) + sensor ToF 3D
  • Câmera frontal: 8 MP (f/2.0)
  • Dimensões: 165 x 71 x 8,2 mm
  • Peso: 186 gramas
  • Bateria: 4.500 mAh com recarga de 30 W
  • Extras: 5G, conector P2 para fones de ouvido, áudio estéreo com Sony 360 Reality, NFC, Bluetooth 5.2, IP68
  • Cores disponíveis: preto, cinza e roxo
  • Sistema operacional: Android 11

Sony Xperia 5 III: ficha técnica

  • Tela: 6,1" OLED, resolução Full HD+ de 2520 x 1080 pixels, taxa de atualização de 120Hz, HDR
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 888
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (principal, f/1.7) + 12 MP (telefoto variável, f/2.3 e f/2.8, zoom óptico de 2,9x e 4,4x) + 12 MP (ultra wide, f/2.2, 124º)
  • Câmera frontal: 8 MP (f/2.0)
  • Dimensões: 157 x 68 x 8,2 mm
  • Peso: 168 gramas
  • Bateria: 4.500 mAh com recarga de 30 W
  • Extras: 5G, conector P2 para fones de ouvido, áudio estéreo com Sony 360 Reality, NFC, Bluetooth 5.2, IP68
  • Cores disponíveis: preto, verde e rosa
  • Sistema operacional: Android 11

Sony Xperia 10 III: ficha técnica

  • Tela: 6" OLED, resolução Full HD+ de 2520 x 1080 pixels, taxa de atualização de 60Hz, HDR
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 690
  • Memória RAM: 6 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB
  • Câmera traseira: 12 MP (principal, f/1.8) + 8 MP (telefoto, f/2.4, zoom óptico de 2x) + 8 MP (ultra wide, f/2.2, 120º)
  • Câmera frontal: 8 MP (f/2.0)
  • Dimensões: 154 x 68 x 8,3 mm
  • Peso: 169 gramas
  • Bateria: 4.500 mAh com recarga de 18 W
  • Extras: 5G, conector P2 para fones de ouvido, áudio estéreo, NFC, Bluetooth 5.1, IP68
  • Cores disponíveis: preto, branco, azul e rosa
  • Sistema operacional: Android 11

Fonte: GSMArena (1, 2), The Verge