Sony anuncia evento para revelar Xperia 1 III e mais dois modelos

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 01 de Abril de 2021 às 09h30
Sony

Ainda limitando sua atuação no mercado como parte de sua reestruturação após anos de prejuízos, a Sony tem conseguido números animadores nos últimos meses graças aos recentes Xperia 1 II e Xperia 5 II, agora vendidos em poucos países. Com especificações robustas, incluindo Snapdragon 865 e tela OLED, além de grande apelo para fãs da fotografia, os celulares da marca chamam a atenção pelos recursos, além do elevado preço de venda.

A família está prestes a ganhar sucessores, como confirmado pela própria Sony em anúncio nesta quinta-feira (1). No próximo dia 14 de abril, a gigante japonesa irá revelar novos produtos da linha Xperia, às 16h30 no horário do Japão, 04h30 no horário de Brasília. A fabricante não deu informações sobre quais aparelhos serão oficializados, mas antigos e novos vazamentos apontam para três novos modelos - o Xperia 1 III, o Xperia 5 III e o Xperia 10 III - trazendo ainda algumas de suas especificações.

Xperia 1 III deve trazer lente periscópio Cyber Shot

De acordo com publicação do leaker ZACKBUCKS na rede social chinesa Weibo, o Xperia 1 III deve chegar com especificações muito robustas e seguir com a parceria entre as divisões mobile e de câmeras da Sony. O aparelho pode ser equipado com um Snapdragon 888 5G, acompanhado de 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, ainda que uma versão ainda mais premium possa ser lançada contando com 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento.

Deve haver ainda tela OLED de 6,5 polegadas em proporção 21:9, como seus antecessores, trazendo display com resolução 4K HDR que suporta profundidade de cores de 10-bit e taxa de atualização de 120 Hz. Assim como os principais smartphones de 2021, o painel será capaz de atingir altos níveis de brilho, na casa dos 1.300 nits.

O Xperia 1 III pode ser o primeiro da linha com lente periscópio (Imagem: Steve Hemmerstoffer/Voice)

As câmeras serão um dos maiores destaques do novo celular da Sony, que deve estrear nos smartphones da marca uma lente periscópio com zoom sem perdas. Acredita-se que o componente deve ser fabricado pela divisão Cyber Shot da Sony, mas há a possibilidade de isso se tratar de um erro de tradução. O Xperia 1 III deve trazer ainda câmera principal de 64 MP, e lente ultrawide de 12 MP.

Completam as especificações uma bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 65 W, ainda que esse último ponto tenha sido colocado em dúvida. Os últimos aparelhos da marca estão limitados aos 21 W de carregamento e, ainda que não seja impossível que a Sony traga aumento significativo no novo flagship, é bastante improvável se considerarmos o cuidado da marca em não dar passos tão largos. Com o conjunto premium, o preço também seria exorbitante: 8.999 yuan, ou cerca de R$ 7.711, em conversão direta.

Xperia 5 III e Xperia 10 III: o que esperar?

Os outros dois aparelhos da marca tiveram menos detalhes vazados, ainda que já tenhamos renders de seu suposto visual, que segue a mesma linha do Xperia 1 III. No caso do Xperia 5 III, a expectativa é que tenhamos um flagship mais compacto, com tela OLED HDR 21:9 de 6,1 polegadas com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz, Snapdragon 888 e bateria de 4.000 mAh.

Já o Xperia 10 III deve mirar no mercado intermediário, possivelmente utilizando o ainda bastante robusto Snapdragon 690, primeiro da família 600 a ser compatível com conectividade 5G. Acompanhariam o chip tela 21:9 de 6 polegadas Full HD+ e câmera tripla de 12 MP. Não falta muito agora para conhecermos os novos Xperia, e é muito provável que mais vazamentos tragam novos detalhes nos próximos dias.

Fonte: FoneArena, TechRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.