Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 690 é o 1° chip da série 600 com modem 5G para intermediários

Por| 17 de Junho de 2020 às 09h52

Link copiado!

Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Sem alardes, a Qualcomm anunciou na madrugada desta quarta-feira (17) o chip Snapdragon 690. O modelo é o primeiro da série 600 a trazer tecnologia 5G, mas também conta com uma série de melhorias para celulares intermediários em relação ao seu antecessor.

Democratizando o 5G

O Snapdragon 690 é o terceiro chip intermediário da Qualcomm a equipar o modem Snapdragon X51 5G, mas deve levar a tecnologia a um patamar ainda mais acessível no mercado — nível onde a MediaTek reina com sua linha Dimensity.

Continua após a publicidade

No entanto, o 690 traz suporte apenas para a faixa sub-6 GHz, padrão em diversos países, mas não o mais rápido. Mesmo assim, a promessa é de velocidades de downloads até 2,5 Gbps com o novo padrão, além de 1,2 Gbps quando em 4G.

Potência de sobra aos baratinhos

Fabricado no processo de 8 nanômetros (nm), o Snapdragon 690 traz um processador de oito núcleos Kryo 560 com frequência máxima de 2 GHz. Ele trabalha com uma GPU Adreno 619L e garante suporte para memórias RAM LPDDR4X de até 8 GB — segundo a Qualcomm, esse conjunto oferece até 20% mais poder de processamento que o 675.

Continua após a publicidade

Além disso, o novo chip terá suporte para Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, carregamento rápido QuickCharge 4+ e recursos de inteligência artificial nas câmeras, bateria e desempenho dos dispositivos.

Taxa de atualização mais alta nas telas virou tendência em celulares topos de linha neste ano, mas a Qualcomm promete levar maior qualidade também aos baratinhos. O Snapdragon 690 tem suporte para painéis de até 120 Hz na resolução Full HD+ e Quad HD+ em 60 Hz, além dos padrões HDR10+ e HDR10 — presente somente em modelos premium. Em relação às câmeras, o chip garante sensores com resolução de até 192 MP e gravação em 4K a 30 fps com HDR ativo.

Quando?

A Qualcomm afirmou que os primeiros celulares com o chip serão apresentados durante o segundo semestre deste ano. HMD Global/Nokia, LG, Motorola/Lenovo e TCL são algumas das marcas que devem equipar o Snapdragon 690 em seus modelos.

Continua após a publicidade

Fonte: Qualcomm