Publicidade

Suposto Snapdragon 8s Gen 3 ganha data de lançamento

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
Wallace Moté/Canaltech
Wallace Moté/Canaltech
Tudo sobre Qualcomm

Em publicação feita nesta segunda-feira (11), a Qualcomm confirmou que apresentará um novo processador premium em março, sem revelar exatamente qual será a novidade. Considerando rumores recentes, a expectativa gira em torno dos aguardados Snapdragon 8s Gen 3 e Snapdragon 7 Plus Gen 3, que podem agitar o segmento de intermediários avançados e flagships mais simples ao oferecer tecnologias e performance próximas ao do 8 Gen 3 tradicional a um preço mais acessível.

A postagem realizada na conta da marca na plataforma chinesa Weibo relaciona a chegada da primavera na China com o lançamento de um novo chip Snapdragon topo de linha, ainda que não especifique o nome da novidade, e agenda sua apresentação para a próxima segunda-feira, 18 de março, às 14h30 do horário local (3h30 da manhã no horário de Brasília). Talvez o aspecto mais interessante seja o GIF que acompanha o anúncio.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Junto dos detalhes de horário, há uma animação de uma galáxia em espiral, que aparentemente forma a letra "S" — isso poderia não significar nada caso já não tivéssemos outros componentes da Qualcomm que possuem a letra s no nome, como o Snapdragon 7s Gen 2. Soma-se a isso os rumores sobre o anúncio de um Snapdragon 8s Gen 3 em março, e é quase certo dizer que esta será uma das novidades da empresa para o evento.

Também espera-se que a ocasião seja marcada pela chegada do Snapdragon 7 Plus Gen 3, opção que assumiria o posto de plataforma mais poderosa da série 7. Ambos seriam similares, trazendo a arquitetura e a tecnologia do 8 Gen 3 tradicional, mas realizando alguns cortes para reduzir os custos para fabricantes de celulares, algo que seria crucial na estratégia da Qualcomm diante do suposto preço salgado do seu chip mais avançado no momento.

As duas soluções trariam CPU de oito núcleos em configuração 1 + 4 + 3, apostando em um núcleo Cortex-X4 de máxima performance, quatro Cortex-A720 de alto desempenho e três Cortex-A520 de alta eficiência energética. As diferenças estariam nos clocks e nos gráficos: enquanto o 8s Gen 3 atingiria os 3,01 GHz e seria embarcado com a GPU Adreno 735, o 7 Plus Gen 3 chegaria aos 2,8 GHz e contaria com GPU Adreno 732.

Os nomes indicam que os novos chips devem se posicionar entre o 7 Plus Gen 2 e o 8 Gen 3, ponto reforçado por testes de benchmark vazados, que mostram um nível de desempenho mais alinhado com o Snapdragon 8 Gen 2.

Do desempenho esperado aos recursos oferecidos, todos os detalhes dos dois processadores devem ser esclarecidos durante o evento de lançamento na próxima semana. Podemos esperar ainda um foco inicial maior no mercado chinês, tendo marcas como a OnePlus e a Realme entre as primeiras a mostrarem celulares com os componentes estreantes.

Fonte: Android Authority