Publicidade

Snapdragon 8 Gen 4 pode estrear mais cedo com clocks de até 4,0 GHz

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Janeiro de 2024 às 09h51

Link copiado!

Qualcomm
Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

Novos rumores indicam que a Qualcomm pode antecipar mais o cronograma de lançamento da família premium Snapdragon 8, com o aguardado 8 Gen 4 possivelmente sendo anunciado antes de outubro — ao que parece, os aparelhos equipados com a plataforma entrariam em fase de produção em massa já nesse período. Ainda segundo as informações, o desenvolvimento do chip tem progredido bem, com o componente podendo bater recordes de velocidade ao atingir frequências de 4,0 GHz.

Comentando sobre o Snapdragon 8 Gen 4, o leaker Digital Chat Station, que possui um bom histórico de vazamentos, indicou que a produção da plataforma está caminhando bem, com a arquitetura proprietária da Qualcomm tendo sido "muito aprimorada". O informante sugere ainda que as configurações do processador vão "consertar as fraquezas e fortalecer os pontos positivos" da linha, reforçando como o chip deve ser bastante competitivo.

Talvez o aspecto mais interessante apontado pelo rumor é que os primeiros smartphones tradicionais e dobráveis equipados com o Snapdragon 8 Gen 4 estão previstos para entrar em fase de fabricação em massa já em setembro. A etapa é o processo final para o lançamento dos dispositivos, o que sugere que o novo componente da Qualcomm poderia ser anunciado no mesmo período, ou mesmo antes disso.

Continua após a publicidade

Caso isso se confirme, a janela de estreia da plataforma seria antecipada em relação ao Snapdragon 8 Gen 3, que por sua vez já havia chegada antes do esperado. Por muitos anos, a linha foi anunciada em dezembro, cronograma que foi modificado a partir do Snapdragon 8 Gen 2, anunciado em novembro. O prazo foi adiantado novamente no ano passado, com o 8 Gen 3 sendo apresentado em outubro.

É difícil dizer quais seriam as razões por trás da decisão de realizar uma nova antecipação, mas é possível especular que haja alguma relação com a chegada do Snapdragon X Elite para notebooks Windows na metade deste ano. O chip para PCs utilizará a mesma arquitetura proprietária, que promete ser uma revolução nos computadores, portanto é provável que a gigante queira alinhar os celulares em um novo cronograma similar.

A arquitetura baseada nos núcleos Oryon, desenvolvidos pelo time da Nuvia, seria somada à litografia de 3 nm de segunda geração da TSMC para bater recordes, como também menciona Digital Chat Station. O leaker sugere que a plataforma estaria batendo clocks de 4,0 GHz, uma frequência extremamente mais alta que os atuais 3,3 GHz do Snapdragon 8 Gen 3, já bastante impressionantes quando se considera o tamanho compacto dos smartphones.

Continua após a publicidade

Rumores anteriores já haviam sugerido que a soma da arquitetura e da litografia atualizadas garantiriam saltos gigantescos de performance para celulares Android, com desempenho que poderia ficar próximo até mesmo do Apple M2 sem abrir mão de alta eficiência energética — considerando os testes preliminares feitos com o Snapdragon X Elite, essa possibilidade não seria tão absurda.

De toda forma, devemos descobrir mais detalhes do Snapdragon 8 Gen 4 em breve, seja através de mais vazamentos, ou mesmo de anúncios oficiais da Qualcomm, que podem começar a acontecer logo se a marca realmente pretende antecipar o lançamento do componente.

Continua após a publicidade

Fonte: Digital Chat Station (em chinês)