Publicidade

Pixel 9 pode ser 1º celular compacto com lente periscópio; veja o novo design

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Janeiro de 2024 às 20h20

Link copiado!

Montagem Canaltech/91mobiles
Montagem Canaltech/91mobiles

A lente periscópio para zoom de longo alcance continua sendo implementada exclusivamente em smartphones com telas grandes, mas um novo vazamento revela que o Google Pixel 9 poderá ser o primeiro smartphone compacto com tela inferior a 6,6 polegadas a adotar a avançada solução para zoom de alta qualidade.

Renderizações publicadas pelo 91mobiles em parceria com o informante Steve Hemmerstoffer mostram a nova identidade visual do Google para sua linha premium de smartphones.

O Pixel 9 aparece com laterais retas, painel frontal com tela plana e tampa traseira sem curvas. A combinação se assemelha ao visual adotado pela Apple desde o iPhone 12 de 2020, adotado também pela Samsungna estreia dos recém-anunciados Galaxy S24.

Continua após a publicidade

Modelo comum ganha três câmeras traseiras

Esta será a primeira vez na história da linha Pixel que o modelo comum será lançado com três câmeras traseiras, apostando não apenas em uma lente principal e uma ultrawide, mas também em uma lente zoom.

Dimensões vazadas detalham que o Pixel 9 será ligeiramente maior o Pixel 8; resultando em um corpo mais alto e mais largo, só que mais fino. 

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
  • Pixel 8: 150,5 x 70,8 x 8,9 mm
  • Pixel 9: 152,8 x 71,9 x 8.5 mm

Apesar da adição da grande lente periscópio, a região do módulo de câmera traseira (agora isolado em formato oblongo na tampa traseira) ainda manterá a espessura total de aproximadamente 12 mm.

Feito inédito na indústria de smartphones

Continua após a publicidade

Até agora, a lente periscópio era destinada exclusivamente a smartphones de telas grandes (com 6,6 polegadas ou mais) por ocupar muito espaço interno, podendo comprometer a capacidade de bateria dos modelos menores.

Este ano, o Google pode ser a primeira fabricante do mundo a implementar o zoom de alta aproximação em um smartphone com tela inferior a 6,6 polegadas

Isso acontece graças ao aumento das dimensões do Pixel 9 em relação ao Pixel 8, bem como o desenvolvimento de lentes mais eficientes e compactas. 

Além do Google, a Apple também deve apresentar seus dois smartphones premium com a lente tetraprisma para zoom óptico de 5x sem perda de qualidade, implementando a tecnologia nos modelos de 6,3 e 6,9 polegadas graças ao aumento em telas e dimensões.

Continua após a publicidade

O que esperar do Pixel 9?

Os novos Pixel 9 e 9 Pro devem estrear com telas maiores em relação aos modelos atuais, que adotam telas de 6,2 e 6,7 polegadas, respectivamente.

Ambos os smartphones premium podem compartilhar do mesmo conjunto de câmera tripla que, no Pixel 8 Pro, inclui sensor de 50 MP para a lente principal, 48 MP para a ultrawide e 48 MP para a periscópio.

Continua após a publicidade

Apesar dos problemas relacionados ao desempenho inferior e superaquecimento do Tensor G3 em relação ao Snapdragon 8 Gen 2, o futuro chip Tensor G4 deve ser fabricado mais uma vez pela Samsung.

Uma verdadeira evolução em desempenho, gráficos e consumo de bateria pode estrear apenas com o Tensor G5 do Pixel 10 no próximo ano, cuja fabricação ficará a cargo da TSMC (responsável por fabricar chips desenvolvidos pela Apple e Qualcomm).

O lançamento do Pixel 9 e 9 Pro deve acontecer durante o início de outubro, um ano após a estreia do Pixel 8 e 8 Pro. Até lá, muitos outros detalhes ainda devem surgir através de vazamentos e informações oficiais.

Fonte: 91mobiles