Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Unpacked: o que esperar do Galaxy Z Flip 6 e Z Fold 6?

Por| Editado por Wallace Moté | 24 de Abril de 2024 às 14h20

Link copiado!

Samsung
Samsung
Galaxy Z Flip 6

A Samsung prepara o lançamento da nova geração de smartphones dobráveis com objetivo de manter sua primorosa primeira posição na categoria com os futuros Galaxy Z Flip 6 e Galaxy Z Fold 6. Para dar uma ideia melhor do que esperar dos novos dispositivos, fizemos um compilado com todos os rumores, vazamentos e informações oficiais que temos até então, apontando quais surpresas a fabricante pode estar guardando para atrair ainda mais consumidores.

Data do Galaxy Unpacked

Rumores apontam que o Galaxy Z Flip 6 e Z Fold 6 podem ser anunciados mais cedo este ano, com o evento Unpacked Parte 2 sendo realizado em 10 de julho.

Continua após a publicidade

No ano passado, a Samsung realizou o evento Unpacked Parte 2 para anúncio do Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5 em 26 de julho.

Tal expectativa se alinha aos indícios de que a Samsung pode apresentar novidades relacionadas aos dobráveis antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, cuja abertura acontece em 26 de julho. Esta seria uma chance exemplar para a empresa promover seus novos dispositivos flexíveis e alinhar materiais publicitários com a versatilidade dos esportes olímpicos.

Ao considerar a consistência dos últimos eventos de anúncio dos dobráveis da Samsung, notamos que a empresa tem realizado a apresentação cada vez mais cedo.

Continua após a publicidade

A terceira geração da linha Galaxy Z foi anunciada em 11 de agosto de 2021, enquanto a quarta geração estreou em 10 de agosto de 2022 e a quinta geração foi apresentada em 26 de julho de 2023.

O possível anúncio mais cedo este ano indica que a marca ainda busca o melhor posicionamento para lançar seus dobráveis sem comprometer a estratégia de outros dispositivos.

Galaxy Z Flip 6 com tela maior e duas versões

É esperado que o menor dos dois lançamentos mantenha seu formato icônico com novidades estruturais, de design e de ficha técnica.

Continua após a publicidade

O Galaxy Z Flip 6 é esperado com processador Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy utilizado com exclusividade no Galaxy S24 Ultra (review), que oferece frequência maior que o chipset utilizado por outras marcas e grande foco em processamento de imagem e inteligência artificial (IA).

Rumores também sugerem que o dispositivo poderia ser o primeiro dobrável da Samsung com chip Exynos ao reproduzir a estratégia dual-chip da empresa, destinando modelos com chip da Qualcomm para a América do Norte e a Europa enquanto unidades com Exynos 2400 chegariam à maior parte do mundo.

A Samsung pode ainda adotar uma tela externa OLED maior no próximo modelo, saltando de 3,4 polegadas para 3,6 polegadas ao minimizar as bordas ao redor do display.

Continua após a publicidade

Já o painel interno flexível OLED de 120 Hz deve manter as 6,7 polegadas com entalhe circular no alto do display para abrigar a câmera frontal.

Com construção interna melhorada e dobradiça ainda mais resistente, o Z Flip 6 pode ganhar vidro Gorilla Glass Armor mais resistente a arranhões e bateria maior de 4.000 mAh.

Para o conjunto de câmeras, rumores apontam estreia de um novo sensor de 50 MP para a lente principal, enquanto a lente ultrawide deve seguir com resolução de 12 MP. O sensor interno para selfies pode manter as especificações com 10 MP ou saltar para 12 MP.

Continua após a publicidade

Em relação ao design, vazamentos apontam um corpo de laterais retas com menos curvas para conversar com a identidade visual da série Galaxy S24.

O Galaxy Z Flip 6 é esperado nas cores Light Blue (azul claro), Mint (verde claro), Silver Shadow (prata) e Yellow (amarelo), com opções online sendo Crafted Black (preto), Peach (pêssego) e White (branco).

Galaxy Z Fold 6 ainda mais largo

Ainda sem S Pen integrada ao corpo, o novo Galaxy Z Fold 6 é previsto com tela externa maior de 6,4 polegadas, apostando em uma proporção mais larga para facilitar o uso do smartphone com apenas uma mão quando fechado.

Continua após a publicidade

O dobrável deve trazer exclusivamente o processador Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, e rumores mais recentes apontam que a Samsung teria mantido o conjunto de câmeras do antecessor.

Sendo assim, é de se esperar que o Z Fold 6 chegue com sensores de 50 MP para a lente principal, 12 MP para a ultrawide e 10 MP para a telefoto, além de 10 MP para a câmera frontal da tela externa e 4 MP para a câmera sob o display da tela interna.

A bateria de 4.400 mAh deve ser mantida, segundo informações confiáveis, apostando na potência de carregamento por fio de 25 Watts (W), sem fio de 15 W e reverso de 4,5 W.

Continua após a publicidade

Quanto ao design, esperamos que a Samsung também ofereça um corpo mais reto de laterais com curvas mínimas e mudanças em dimensões, com o Z Fold 6 ficando mais leve, fino e largo, passando de 253 gramas para 239 gramas e espessura de 6,1 mm para 5,6 mm quando aberto.

O dobrável pode ser vendido nas cores Navy (azul-escuro), Light Pink (rosa claro) e Silver Shadow (prata), com opções Crafted Black (preto) e White (branco) apenas na loja online.

Versões Ultra ou FE?

Informações ainda muito conflitantes apontam que um terceiro modelo da linha Galaxy Z pode ser revelado no evento Unpacked Parte 2.

Continua após a publicidade

De um lado, rumores sugerem a estreia do Galaxy Z Fold 6 FE com corpo mais fino entre os dobráveis da Samsung e especificações inferiores com telas sem suporte à S Pen com objetivo de reduzir seu custo e vender o dispositivo a preço de Galaxy S24.

Do outro, há indícios de que uma versão ainda mais robusta está em desenvolvimento e pode ser lançada como Galaxy Z Fold 6 Ultra. Entretanto, a Samsung teria decidido adiar sua estreia em alguns meses para que o aparelho chame mais atenção sem dividir palco com outros modelos.

Por fim, há ainda uma terceira vertente dos rumores que apontam que a Samsung planeja lançar versões FE do Z Fold 6 e Z Flip 6.

Continua após a publicidade

Embora faltem embasamentos mais sólidos para a teoria, existe uma grande possibilidade de que a estreia de versões mais acessíveis aconteça com objetivo de atrair um público maior para os dobráveis da Samsung, ampliando as vendas da empresa e dando ainda mais vantagem à marca na categoria — especialmente agora que dobráveis mais baratos começaram a ser lançados.

Por enquanto ainda não sabemos quais caminhos a Samsung deve seguir, mas novidades devem surgir até o lançamento da nova linha Galaxy Z de 2024.

Sendo assim, continue de olho no Canaltech para não perder nenhuma informação de última hora sobre os futuros dobráveis da gigante sul-coreana.