Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Realme 8: o que esperar do próximo intermediário da fabricante chinesa

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2021 às 13h30

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

Seguindo o cronograma tradicional de lançamentos, a Realme deve estar prestes a anunciar os seus novos intermediários. Os Realme 8 e 8 Pro, e possivelmente uma terceira variante, podem dar as caras ainda em março, dando sequência à proposta da fabricante chinesa de abrigar recursos de topos de linha num conjunto mais sóbrio e com preço mais competitivo.

Graças à iminência, os rumores se tornam ainda mais consistentes e recorrentes — e o Canaltech já noticiou vários deles. O Realme 8 já teve sua câmera principal revelada durante um evento e certificações da TENAA, equivalente à Anatel da China, anteciparam o visual do trio com módulo saltado de câmeras e traseira texturizada de plástico.

Confira, então, o que esperar para o próximo grande lançamento da Realme e quais os recursos de topo de linha introduzidos pela companhia ao mercado intermediário.

Continua após a publicidade

Design

O visual dos Realme 8 e 8 Pro já foi apresentado em fotos publicadas por executivos da companhia — pelo menos, da parte traseira. As capturas mostram um aparelho elegante, com módulo de câmeras retangular estacionado no canto superior esquerdo e a conhecida expressão “Dare to Leap” estampada em letras garrafais texturizadas.

Ainda é cedo para deduzir que toda a linha contará com o mesmo visual, mas é pouco provável que a versão Pro seja muito distante do modelo base. Na parte da frente, a tela fica por conta do display Super AMOLED de 6,4 polegadas, sem qualquer menção a frequência de atualização elevada — o que levanta a suspeita de que será uma tela com taxa convencional.

Continua após a publicidade

Realme 8: câmeras

Uma das novidades confirmadas para o próximo lançamento é o conjunto poderoso de câmeras — mais especificamente, a lente principal de 108 MP. O sensor fotográfico é o ISOCELL HM2 da Samsung, apresentado em setembro de 2020 e contido em lançamentos topo de linha e no mais recente Redmi Note 10 Pro.

Nele, são melhorias significativas na tecnologia de captação de luz e pixels ainda menores para registro ainda mais preciso de cores e contraste. Além disso, dobra a resolução máxima das capturas quando comparado ao predecessor, que mesmo se não aproveitada, resulta em fotos ainda melhores com a “união de pixels” — indo até a fusão de 9 pixels em 1, para melhor representação dos elementos da tela.

Continua após a publicidade

Não há certeza se o sensor será equipado em todos os modelos da linha. É provável que esteja pelo menos no Realme 8 Pro, reiterando sua soberania em especificações dentro da série 8, enquanto o modelo base contaria com o sensor principal de 64 MP. Informações sobre os demais sensores ainda não existem, mas o conjunto deve ser composto por lentes grande angular, macro e outro exclusivo para a detecção de profundidade.

Realme: especificações

O próprio Madhav Sheth, CEO da Realme, tomou a dianteira dos rumores e revelou segredos sobre seu próximo lançamento. Uma das suas publicações do Twitter, por exemplo, revela a parte traseira da caixa do Realme 8 e antecipa boa parte da ficha técnica do intermediário mais fraco da geração.

Continua após a publicidade

Sendo assim, a caixa desmistifica a presença do Helio G95, versão levemente mais potente que o G90T, ambos da MediaTek e voltados para a performance em jogos. Dentro dele, são dispostos oito núcleos distribuídos entre uma dupla Cortex-A76 de 2,05 GHz e seis Cortex-A55 com 2 GHz de frequência para tarefas secundárias ou pouco exigentes.

Os demais aparelhos permanecem um mistério. Ainda assim, não seria uma surpresa se fossem embalados com processadores ligeiramente mais potentes ou até equivalentes da Qualcomm para melhor tratamento de fotografias e vídeos. Em relação às memórias, o modelo base viria em variantes de 4 ou 8 GB de RAM; o Realme 8 Pro, por sua vez, viria com 6 ou 8 GB de RAM, ambos com 128 GB de armazenamento (expansível via cartão microUSB).

Realme: bateria

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com a foto liberada pelo CEO, o componente que alimentará todo o conjunto será de 5.000 mAh — pelo menos no Realme 8 convencional. A capacidade permite um dia de atividade moderada no celular longe das tomadas, mas as especificações mais simples da linha podem empurrar a autonomia para mais de um dia de uso. Para reforçar a carga, os celulares serão compatíveis com carregamento rápido de 30 W.

Realme: preço e disponibilidade

Por enquanto, não há informações relacionadas ao lançamento da série 8 da Realme. Anteriormente, a marca levantou a poeira do anúncio no dia 2 de março, mas reservou o evento exclusivamente para a revelação das câmeras. Entretanto, há a certeza de que, primeiro, o Realme 8 será lançado na China e na Índia, para só então aparecer no mercado brasileiro.

Em preço, pode-se utilizar o valor de estreia do antecessor. Por aqui, o modelo base foi avaliado em R$ 2.299, e o 7 Pro chegou por R$ 2.799. Portanto, os próximos lançamentos podem chegar por valores semelhantes, enquanto os predecessores são realocados para faixas mais acessíveis.

Continua após a publicidade

Realme 8: ficha técnica (rumor)

• Tela: 6,4 Super AMOLED, resolução FullHD+;
• Chipset: MediaTek G95;
• Memória RAM: 4 ou 8 GB;
• Armazenamento interno: 128 GB;
• Câmera traseira: quádrupla — 64 MP (principal) + ultrawide + macro + profundidade;
• Bateria: 5.000 mAh, carregador com fio de 30 W;
• Sistema operacional: Realme UI, sob o Android 11;

Realme 8 Pro: ficha técnica (rumor)

• Tela: 6,4 Super AMOLED, resolução FullHD+;
• Memória RAM: 6 ou 8 GB;
• Armazenamento interno: 128 GB;
• Câmera traseira: quádrupla — 108 MP (principal, Samsung HM2) + ultrawide + macro + profundidade;
• Bateria: 5.000 mAh, carregador com fio de 30 W;
• Sistema operacional: Realme UI, sob o Android 11;