Snapdragon 480 chega para trazer o 5G aos celulares básicos

Snapdragon 480 chega para trazer o 5G aos celulares básicos

Por Rubens Eishima | 04 de Janeiro de 2021 às 13h23
Divulgação/Qualcomm

A Qualcomm anunciou na primeira segunda-feira de 2021 o Snapdragon 480, seu processador compatível com redes 5G focado em celulares mais baratos. O componente traz a nova geração de conexão celular à linha básica da fabricante, o que deve ajudar a baixar o valor de entrada para as novas redes de alta velocidade.

O processador conta com o modem integrado Snapdragon X51, com velocidade máxima de 2,5 Gbps nas redes de nova geração — ou 800 Mbps no 4G. O modem é compatível com os principais padrões do novo sistema, com exceção das conexões mmWave, podendo ser usado tanto nas redes sub-6GHz quanto nas frequências compartilhadas com o 4G, o 5G DSS.

“A Qualcomm Technologies continua a acelerar a comercialização de 5G globalmente para tornar os smartphones 5G mais acessíveis, especialmente porque as pessoas em todo o mundo continuam a se conectar remotamente”, afirmou a vice-presidente da fabricante Kedar Kondap.

Além do modem 5G, o Snapdragon 480 conta com oito núcleos de processamento Kryo 460, divididos em dois blocos — duas CPUs de alto desempenho ARM Cortex-A76 e duas de alta eficiência ARM Cortex-A55 —, com velocidade de até 2 GHz. A Qualcomm promete um aumento de desempenho de até 100% em relação ao antecessor Snapdragon 460 graças também ao uso da GPU Adreno 619, já utilizada no chip intermediário Snapdragon 750G.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O processamento de vídeo é compatível com telas de resolução FullHD+ (1.080 por 2.520 pixels), com até 120 Hz de atualização de tela, seguindo a tendência dos aparelhos topo de linha e intermediários em 2020 para oferecer animações mais suaves.

Já na parte de câmeras, o Snapdragon 480 é equipado com o processador de imagem (ISP) Spectra 345, compatível com resoluções de até 64 megapixels, ou então um conjunto triplo de 13 MP. Na parte de vídeo, o ISP permite gravar em resolução FullHD a 60 quadros por segundo, até três vídeos simultâneos em formato HD (1.280 por 720 pontos) a 30 fps ou ainda em modo câmera lenta a 120 fps com resolução 720p.

Configuração da CPU traz um salto de desempenho ao segmento de entrada (imagem: divulgação/Qualcomm)

Na parte de conectividade sem fio local, o novo Qualcomm de entrada já inclui suporte ao novo padrão Wi-Fi 6 (802.11ax), além de compatibilidade com os protocolos Wi-Fi 5 (802.11ac), Wi-Fi 4 (11n) e anteriores, tanto nas frequências de 2,4 GHz quanto em 5 GHz. Além disso, o núcleo FastConnect 6200 é compatível com o padrão Bluetooth 5.1.

Assim como os modelos intermediários 690 e 750G, o Snapdragon 480 é fabricado pela Samsung Foundry, utilizando o processo de litografia 8LPP (também conhecido como 8 nm). A tecnologia promete um consumo reduzido de energia, o que é sempre bem-vindo, independentemente da velocidade de conexão utilizada.

Segundo a Qualcomm, os primeiros celulares equipados com o novo processador são esperados para o início deste ano. Entre os fabricantes que declararam apoio ao novo componente estão a HMD Global (Nokia), além das chinesas Vivo, OnePlus e OPPO.

Fonte: Qualcomm

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.