Próximos celulares com câmera sob a tela podem ser limitados a 90 Hz, diz rumor
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |
![Reprodução/ZTE](https://t.ctcdn.com.br/Vpehc9PUjgboAEXIeIOYEHvuKOg=/640x360/smart/i438020.jpeg)
Uma das inovações mais buscadas pelas fabricantes de smartphones, a câmera frontal sob o display já é uma realidade, ainda que com ressalvas. A ZTE foi a primeira empresa a disponibilizar o recurso aos consumidores com o Axon 20, mas a solução se mostrou limitada em relação à qualidade das fotos e vídeos capturados, além da resolução máxima utilizada na região do sensor.
- Mi Mix 4 contará com câmera de selfie sob a tela, garante informante
- Xiaomi mostra sua tecnologia de câmera sob a tela funcionando; assista ao vídeo
- Huawei registra celular com câmera frontal sob a tela e bordas quase nulas
A fabricante chinesa promete que a segunda geração da tecnologia, anunciada em fevereiro, deve corrigir a maior parte das falhas e entregar uma experiência mais consistente. Fora isso, rumores indicam que mais companhias, como Xiaomi e Samsung, devem trazer ao mercado suas próprias soluções para o problema. No entanto, um novo rumor sugere que ainda haverá limitações.
Interferência seria motivo de limite de 90 Hz
De acordo com recente postagem do leaker Digital Chat Station, os atuais protótipos de smartphones com câmera sob o display trazem tela com taxa de atualização limitada a 90 Hz. Essa frequência é superior aos 60 Hz tradicionais e entrega uma experiência fluida, mas está um tanto ultrapassada no segmento de celulares premium, considerando já ser possível encontrar dispositivos com 120 Hz, 144 Hz e até mesmo 165 Hz.
O leaker cita a necessidade de diminuir a diferença entre a tela principal e a câmera, sugerindo haver um limite de engenharia na tecnologia. Conforme aponta o site MySmartPrice, esse suposto limite do display para a lente frontal estaria envolvida com uma possível interferência que a atualização do painel causaria no sensor, já que a velocidade do obturador não conseguiria acompanhar a velocidade da tela, um problema especialmente em vídeos.
Os comentários da publicação mostram que os usuários têm opiniões divididas. Enquanto alguns enxergam que a troca entre ausência de furos e a velocidade da tela é justa, outros preferem maior taxa de atualização, mesmo que um furo ou entalhe sejam necessários.
Axon 30 e rivais com câmera sob o display
O próximo smartphone confirmado a chegar ao mercado com câmera sob o display é o Axon 30 da ZTE. O aparelho tinha o lançamento previsto para acontecer junto aos modelos Pro e Ultra, mas acabou sendo adiado em virtude da escassez global de chips. Curiosamente, a promessa da ZTE é que a versão de câmera que será embarcada no Axon 30 suporta até 120 Hz.
Assim sendo, o rumor de hoje pode estar relacionado às outras fabricantes especuladas para adotar a novidade neste ano, como a vivo, que deve estrear o recurso em seu primeiro dobrável, a Xiaomi, com o suposto Mi Mix 4, e a Samsung, também especulado para estrear a câmera sob o display em um futuro dobrável, possivelmente o Galaxy Z Fold 3.
Fonte: MySmartPrice, Weibo