Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Próximos celulares com câmera sob a tela podem ser limitados a 90 Hz, diz rumor

Por| Editado por Wallace Moté | 30 de Abril de 2021 às 13h20

Link copiado!

Reprodução/ZTE
Reprodução/ZTE

Uma das inovações mais buscadas pelas fabricantes de smartphones, a câmera frontal sob o display já é uma realidade, ainda que com ressalvas. A ZTE foi a primeira empresa a disponibilizar o recurso aos consumidores com o Axon 20, mas a solução se mostrou limitada em relação à qualidade das fotos e vídeos capturados, além da resolução máxima utilizada na região do sensor.

A fabricante chinesa promete que a segunda geração da tecnologia, anunciada em fevereiro, deve corrigir a maior parte das falhas e entregar uma experiência mais consistente. Fora isso, rumores indicam que mais companhias, como Xiaomi e Samsung, devem trazer ao mercado suas próprias soluções para o problema. No entanto, um novo rumor sugere que ainda haverá limitações.

Interferência seria motivo de limite de 90 Hz

Continua após a publicidade

De acordo com recente postagem do leaker Digital Chat Station, os atuais protótipos de smartphones com câmera sob o display trazem tela com taxa de atualização limitada a 90 Hz. Essa frequência é superior aos 60 Hz tradicionais e entrega uma experiência fluida, mas está um tanto ultrapassada no segmento de celulares premium, considerando já ser possível encontrar dispositivos com 120 Hz, 144 Hz e até mesmo 165 Hz.

O leaker cita a necessidade de diminuir a diferença entre a tela principal e a câmera, sugerindo haver um limite de engenharia na tecnologia. Conforme aponta o site MySmartPrice, esse suposto limite do display para a lente frontal estaria envolvida com uma possível interferência que a atualização do painel causaria no sensor, já que a velocidade do obturador não conseguiria acompanhar a velocidade da tela, um problema especialmente em vídeos.

Os comentários da publicação mostram que os usuários têm opiniões divididas. Enquanto alguns enxergam que a troca entre ausência de furos e a velocidade da tela é justa, outros preferem maior taxa de atualização, mesmo que um furo ou entalhe sejam necessários.

Continua após a publicidade

Axon 30 e rivais com câmera sob o display

O próximo smartphone confirmado a chegar ao mercado com câmera sob o display é o Axon 30 da ZTE. O aparelho tinha o lançamento previsto para acontecer junto aos modelos Pro e Ultra, mas acabou sendo adiado em virtude da escassez global de chips. Curiosamente, a promessa da ZTE é que a versão de câmera que será embarcada no Axon 30 suporta até 120 Hz.

Assim sendo, o rumor de hoje pode estar relacionado às outras fabricantes especuladas para adotar a novidade neste ano, como a vivo, que deve estrear o recurso em seu primeiro dobrável, a Xiaomi, com o suposto Mi Mix 4, e a Samsung, também especulado para estrear a câmera sob o display em um futuro dobrável, possivelmente o Galaxy Z Fold 3.

Continua após a publicidade

Fonte: MySmartPrice, Weibo