Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Primeira câmera frontal sob a tela fracassa ­— e muito — em teste especializado

Por| 19 de Fevereiro de 2021 às 13h45

Link copiado!

Unbox Therapy
Unbox Therapy

O ZTE Axon 20 5G foi o primeiro celular com câmera sob o display a chegar às lojas, e a qualidade de suas selfies decepciona. O aparelho teve uma das menores notas da história do ranking DxOMark, ficando à frente apenas de um modelo de entrada indiano.

Com apenas 26 pontos, a primeira câmera de selfies sob o display só não foi pior no teste do que o Intex Aqua Selfie, que teve 22 pontos também na frontal. Ainda é menos da metade dos 59 pontos do Meitu V6, terceiro pior em autorretratos no ranking até hoje, com 59 pontos.

O DxOMark destacou como pontos negativos a alta quantidade de ruídos, tons de pele não naturais, problemas de cores e flare, além de alcance dinâmico baixo. No modo retrato, os testes mostraram dificuldade do aparelho em lidar com o recorte do fundo, e os vídeos também não conseguiram resultado mais animador, com a adição de estabilização ruim, rastros nos movimentos e outras falhas. E são apenas dois pontos positivos: exposição geralmente estável, assim como o foco.

Continua após a publicidade

O ZTE Axon 20 5G é mais um caso a mostrar que ser o primeiro dispositivo com uma tecnologia inovadora não é necessariamente uma vantagem. As câmeras sob a tela ainda precisam de muitos avanços para se tornarem realmente viáveis, visto que a qualidade ficou abaixo até mesmo de dispositivos bem mais baratos. Um dos maiores desafios é compensar a diferença na quantidade de luz que passa nos pequenos espaços da tela. A ZTE tentou fazer isso reduzindo a resolução da tela na área que fica em frente à câmera.

Agora é esperar para ver se mais fabricantes vão arriscar celulares com câmera sob a tela ainda este ano, e como vão tentar contornar os diversos desafios que um recurso deste oferece. A Samsung anunciou recentemente um notebook com câmera sob a tela, e tanto Xiaomi quanto Realme devem arriscar seus próprios smartphones com a tecnologia em breve.

Fonte: DxOMark