ZTE

  • Fundação

    China

A ZTE foi fundada em 1985, na China, por investidores do setor aeroespacial. Dois anos depois de seu nascimento, a companhia lançou seu primeiro produto no mercado asiático: um controlador para terminais telefônicos. Hoje, a ZTE é uma das principais fornecedoras de equipamentos de telecomunicações e soluções de rede do mundo.

Um dos ramos de atuação da ZTE é a fabricação de celulares. Em 2000, a marca foi responsável pelo lançamento do primeiro dispositivo CDMA com cartão SIM destacável, mas foi somente em 2002 que a companhia expandiu a distribuição de seus aparelhos para fora do mercado asiático.

De acordo com a empresa, atualmente os negócios da ZTE estão presentes em 135 países. Trabalhando com parcerias comerciais com mais de 500 operadoras da Ásia, África, América e Europa, a empresa conta com cerca de 50 mil funcionários para dar conta da demanda.

A ZTE iniciou suas pesquisas para expandir sua atuação para a América Latina em 2001. Um ano depois, a companhia chegou oficialmente ao Brasil, país chave para treinamento, suporte técnico e atendimento ao cliente latino-americano. A companhia tem sua matriz em São Paulo, mas também conta com escritórios no Rio de Janeiro e em Brasília.