ZTE
Fundação
Shenzhen, China
A ZTE é uma empresa especializada em telecomunicações fundada em 1985, na China, na cidade de Shenzhen. A companhia atua tanto na área de produtos para o consumidor final quanto em infraestrutura e equipamentos de rede.
A ZTE nasceu como Zhongxing Semiconductor graças ao investimento de investidores vinculados ao Ministério da Indústria Aeroespacial da China. Apenas em 1993 a empresa foi renomeada para Zhongxing New Telecommunications Equipment e passa a utilizar a sigla ZTE.
Além dos equipamentos de infraestrutura, a ZTE tem presença importante no mercado de celulares. A companhia é responsável pela marca Nubia, que frequentemente ocupa o topo de rankings de celulares gamers mais poderosos do mundo no AnTuTu.
Apesar de ser uma das maiores empresas do setor de telecomunicações, a empresa já recebeu uma série de sanções, principalmente dos Estados Unidos, que dificultam a distribuição de seus produtos em países ocidentais.
Em 2018, os Estados Unidos chegaram a proibir que empresas do país fizessem negócios com a ZTE por conta de acordos comerciais da empresa com países embargados, como Irã e Coreia do Norte.
Além disso, a empresa foi colocada, em 2020, na lista de ameaças à segurança nacional pela Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA. Em 2022, o país proibiu novamente as vendas de produtos da companhia citando ameaças à segurança digital dos cidadãos.
No Brasil, a empresa mantém sua atuação na área de infraestrutura de redes e telecomunicações, inclusive na distribuição do 5G. A empresa tem escritórios no Brasil desde 2002.