Primeiras pistas dos Xiaomi 12 Lite apontam chip sofisticado e câmera zoom

Primeiras pistas dos Xiaomi 12 Lite apontam chip sofisticado e câmera zoom

Por Eduardo Moncken | Editado por Wallace Moté | 28 de Outubro de 2021 às 16h40
Reprodução/LetsGoDigital

A Xiaomi não esconde que se ajusta para anunciar o mi 12 em breve. Como sempre acontece com a principal linha da marca, ele deverá receber muitas variantes, e já estamos ouvindo falar da primeira dela.

Ao menos uma deve se chamar Xiaomi 12 Lite, e deverá ser um celular que conservará características de design e funções da versão flagship, mas com um hardware mais modesto — para caber na sua proposta mais econômica.

Mi 11 Lite (Imagem: Ivo/Canaltech)

O modelo deve chegar em versões apelidadas no código-fonte da MIUI de Zijin e Taoyao, ambos com tela com resolução Full HD+ com 120 Hz de taxa de atualização, além de leitor de impressões digitais sob o display.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Se a tela indica ótimas características para os produtos, o SoC mostra que se tratam mesmo de smartphones “Lite”: eles devem ser apresentados com SoC intermediário — mas ainda assim sofisticado. Falamos do Snapdragon 778G, plataforma da Qualcomm com várias características de um chip premium, como processador de imagem (ISP) triplo para os sensores fotográficos e funções focadas no público gamer.

Lente para zoom óptico

A principal área na qual os Zijin e Taoyao devem se diferenciar é em câmera: o primeiro deve oferecer um sensor terciário telefoto, enquanto o segundo deve contar com lente macro. Assim, ainda compartilhariam sensores wide e ultrawide.

Cabe destacar que a presença de zoom óptico em celulares é geralmente reservada para modelos top de linha — e isso pode indicar que um dos Xiaomi 12 Lite deverá ser bem sofisticado apesar de ser projetado como intermediário.

Se confirmadas as especificações, é bem provável que estejamos falando do mesmo celular — mas para mercados distintos. A Xiaomi tem um longo histórico de promover pequenas mudanças de hardware em um mesmo smartphone para adequá-lo melhor aos mercados que chegará. A Índia que o diga.

A versão com zoom, inclusive, poderá ser destinada exclusivamente ao mercado chinês, já que é um território competitivo no qual cada detalhe pode fazer a diferença na hora das vendas.

Vale lembrar, o Xiaomi 12 deverá trazer o SoC Snapdragon 898 — que ainda não foi anunciado pela Qualcomm. Ou seja, a fabricante pode estar apenas aguardando este evento para anunciar a nova geração da sua linha de flagships. Dado o histórico, estes anúncios devem acontecer apenas em dezembro.

Fonte: Xiaomiui, Gizmochina

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.