Publicidade

Novo processador Snapdragon 8 Gen 5 chega com saltos em IA; conheça

Por  • Editado por Léo Müller |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm lançou oficialmente o Snapdragon 8 Gen 5, seu novo processador para dispositivos móveis de alto desempenho. A plataforma deve atender a um segmento de celulares que são avançados, mas ainda um degrau abaixo dos tops de linha com Snapdragon 8 Elite Gen 5. 

O processador é feito com arquitetura de 3 nm, a mais avançada para chips desse tipo até o momento. Na prática, isso significa que os celulares com a plataforma virão com performance aprimorada e maior economia de energia. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a Qualcomm, o Gen 5 tem CPU 36% mais rápida em relação ao Snapdragon 8 Gen 3, a geração anterior. Os avanços de GPU ficam em 11%, enquanto o processamento de Inteligência Artificial apresenta 46% de melhoria. 

Além disso, a empresa também destacou que a eficiência energética está 13% superior, e há 76% mais responsividade na navegação web.

Snapdragon 8 Gen 5 foca em alto desempenho

Para alcançar os resultados descritos pela Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 5 tem CPU de arquitetura Qualcomm Oryon de 3ª geração com oito núcleos. São dois núcleos de máxima performance de até 3,8 GHz e seis de até 3,32 GHz. 

Para efeito de comparação, o Snapdragon 8 Elite Gen 5 chega a até 4,6 GHz.

Já a GPU Adreno 840 do “não-Elite” mantém suporte a ray tracing e recursos avançados de processamento gráfico, enquanto o motor neural (NPU) Hexagon foi atualizado para IA generativa multimodal no dispositivo. 

O Gen 5 ainda garante conectividade com Sistema Modem-RF X80 5G, que dá suporte para Wi-Fi 7 e Bluetooth 6.0.

Continua após a publicidade

Várias fabricantes confirmaram o uso do novo chip em seus próximos lançamentos, com foco inicial nos mercados asiáticos, como a Índia, antes da expansão global. 

O OnePlus 15R deve ser o primeiro dispositivo a usar o chip em escala mundial, com lançamento previsto para dezembro, enquanto Motorola, Vivo e Realme também preparam dispositivos equipados com a plataforma.

Leia mais no Canaltech:

Continua após a publicidade

Saiba quais são os melhores celulares do momento até R$ 2.500: