Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como saber quantos núcleos tem o seu processador

Por| Editado por Wallace Moté | 21 de Fevereiro de 2022 às 18h00

Link copiado!

Brian Kostiuk/Unsplash
Brian Kostiuk/Unsplash

O número de núcleos de um processador de computador, notebook ou dispositivo móvel pode dizer muito sobre a capacidade desse componente. Então, o Canaltech te ensina como encontrar essa preciosa informação!

De maneira bem resumida, a quantidade de núcleos indica as categorias de programas e o número de tarefas em paralelo que uma máquina consegue executar simultaneamente. Combinado com a velocidade de clock de cada “core”, esses dados mostram como um computador ou celular atua ao processar os dados durante as atividades.

Embora os processadores com quatro núcleos sejam bem comuns, as CPUs de oito núcleos são recomendadas para PCs e dispositivos móveis multitarefas. A seguir, o Canaltech explica como encontrar essas informações em diferentes sistemas operacionais.

Continua após a publicidade

No Windows

Informações do Sistema

Os usuários do Windows podem descobrir dados do processador na área “Sistema” do Painel de Controle. Basta clicar na tecla Windows ou abrir o Menu Iniciar e digitar “Sistema” para acessar as informações.

Continua após a publicidade

Na página “Sobre”, a pessoa encontrará as principais informações sobre o hardware da máquina. Isso inclui o modelo do processador (com o qual você consegue descobrir o número de núcleos), velocidade de clock e quantidade de memória RAM.

Gerenciador de Tarefas

A segunda forma de obter os dados do processador é acessando o Gerenciador de Tarefas. Para isso, basta apertar os botões Ctrl+Shift+Esc para abrir a janela e, em seguida, clicar na aba “Desempenho” (a segunda da esquerda para a direita).

Continua após a publicidade

Ao acessar a guia “CPU”, o usuário verá um gráfico em tempo real do uso do processador com o nome do modelo acima. Embaixo do quadro, há estatísticas detalhadas, como a velocidade de clock, sockets, quantidades de núcleos e processadores lógicos (também conhecidos como threads).

No MacOS

Sobre este Mac

Continua após a publicidade

Encontrar as informações sobre a CPU de notebooks e computadores da Apple é bem simples. O usuário precisa clicar no logo da Maçã no canto superior esquerdo da tela e depois abrir a opção “Sobre este Mac”.

Ao abrir a nova janela, é possível ver detalhes sobre o processador, velocidade de clock, número de núcleos e quantidade de memória RAM. Para mais dados, a pessoa ainda pode clicar no botão azul de “Relatório do Sistema”.

Spotlight

Continua após a publicidade

A segunda forma de encontrar as informações sobre o processador é usando o recurso Spotlight. Essa é uma ferramenta do próprio MacOS e não necessita de softwares de terceiros para mostrar os principais dados do computador ou notebook.

Para abrir o Spotlight, o usuário deve clicar no ícone de lupa na barra superior ou apertar os botões ⌘+Barra de espaço. Em seguida, a pessoa pode buscar pela referência na pasta “Utilitários” dentro de “Aplicativos”.

No Android

Continua após a publicidade

Apps terceiros

Os donos de dispositivos Android precisam da ajuda de aplicativos de terceiros para exibir as informações do processador. Algumas ferramentas recomendadas e disponíveis no Google Play Store são o AIDA64 e o CPU-Z, que fazem um escaneamento aprofundado do sistema.

Assim, o usuário consegue encontrar dados sobre o chipset, incluindo o número de núcleos, velocidade de clock e quantidade de memória RAM. Esses apps também trazem detalhes sobre a tela, as câmeras e sensores disponíveis.

Continua após a publicidade

Busca no Canaltech

Para aquelas pessoas que não querem instalar um app apenas para obter as informações do processador, a dica mais simples é pesquisar esses detalhes no próprio Canaltech.

O site possui a ficha técnica de diversos smartphones e tablets separados por marcas e modelos. Então, basta realizar a busca pela página do aparelho e consultar os dados no campo “Plataforma”.

Continua após a publicidade

No iOS

Lirium

Os iPhones e iPads também não possuem uma ferramenta nativa para buscar as informações do processador. Então, um dos apps recomendados para encontrar esses detalhes é o Lirium Device Info Life disponível na App Store.

O software também faz um escaneamento completo sobre o dispositivo, trazendo todos os dados sobre o chipset. Então o usuário poderá descobrir o modelo do processador, número de núcleos, velocidade de clock, memória RAM e vários outros detalhes.

Continua após a publicidade

Pesquisa no Canaltech

Assim como sugerido para os dispositivos Android, os usuários de iOS podem procurar informações sobre os núcleos do processador no próprio Canaltech. O site possui a ficha técnica de diversas versões do iPhone e do iPad.

Gostou dessas dicas para descobrir quantos núcleos tem o processador do seu computador, notebook, smartphone ou tablet? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que estão sempre atrás dessas informações técnicas!

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft, Apple, TechnoWikis