Linha Pixel 8 ganha possíveis detalhes de câmeras com novidades
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

A linha Pixel 8 será lançada pelo Google daqui a alguns meses, e os possíveis detalhes de câmeras dos dispositivos foram revelados. Tanto o modelo padrão como a variante Pro devem chegar com novidades no sensor principal e ultrawide, entre outras mudanças.
- Pixel Watch pode desligar automaticamente para evitar superaquecimento
- Google Tensor G3 vaza por completo com desempenho pouco animador
Espera-se que os dois aparelhos tragam o Samsung GN2 no conjunto primário, em vez do GN1 visto na geração atual. Mesmo que mantenha a mesma resolução de 50 MP, o novo componente traz captura de luz cerca de 35% mais eficiente, o que deve entregar imagens noturnas mais bonitas e menos efeitos de borrão em fotos com elementos em alta velocidade.
O sensor ainda oferece suporte para gravações em 8K/30 fps, especificação que também deve ser compatível no novo processador Tensor G3. Contudo, a novidade pode não chegar imediatamente aos consumidores na linha Pixel 8, já que até o momento o aplicativo GCam não funciona em uma resolução tão alta.
Assim como já foi dito em rumores anteriores, outra melhoria nas câmeras do Pixel 8 e Pixel 8 Pro deve ser o suporte para tecnologia de HDR escalonado. Na prática, isso significa que as capturas sequenciais do HDR acontecem com um delay mais baixo, aumentando a velocidade do processo e reduzindo efeitos indesejados como o ghosting.
Para o modelo Pro em específico, a câmera ultrawide também será mudada, por meio da chegada do Sony IMX787 de 64 MP, em vez do IMX386 de 12 MP usado atualmente. Além da maior densidade de pixels, o conjunto deve entregar um campo de visão mais alto, passando de 0,56x para 0,49x em comparação com a lente principal.
Uma característica curiosa do novo aparelho pode ser o fim do suporte para macro na ultrawide, recurso que foi introduzido no Pixel 7. Ainda não é possível confirmar se este será realmente o caso, mas a função está desabilitada no aplicativo de câmera do Pixel 8 Pro até o momento.
Por sua vez, o Pixel 8 padrão também pode chegar com evoluções na ultrawide. Espera-se que ele mantenha o Sony IMX386 de 12 MP, mas sua taxa de zoom deve passar de 0,67x para 0,55x.
No mais, as outras câmeras dos aparelhos devem se manter as mesmas em relação ao que é visto atualmente. Isso significa que a variante Pro pode ser a única a trazer uma telefoto com Samsung GM5 de 48 MP e zoom de 5x, e ambos viriam com uma frontal de 11 MP por meio do sensor Samsung 3J1.
Da mesma forma que já se acostumou a ver em modelos Pixel anteriores, o Google deve trazer as maiores alterações em aspectos de software, por meio de um processamento de imagem mais avançado e da chegada de novos "truques". É o caso do Adaptive Torch, que pode alterar a intensidade do flash de acordo com a cena — evitando efeitos de superexposição em imagens noturnas, entre outras vantagens.
Já o Segmentation AWB poderá aplicar um processamento de imagem diferente para distintas seções da imagem, aplicando os efeitos mais adequados para cada recorte. Além disso, um seletor de intensidade pode chegar para o modo cinemático, que estreou no Pixel 7.
Melhorias no ToF e sensor de temperatura também devem chegar na linha Pixel 8
Além das câmeras mais tradicionais, o Pixel 8 Pro ainda deve ganhar um sensor ToF mais avançado, por meio do STMicroelectronics VL53L8 — para efeito de comparação, o celular atual traz um VL53L1.
Isso significa que o aparelho deve trazer uma detecção de profundidade mais precisa, com um foco automático mais confiável. Contudo, o Pixel 8 padrão pode permanecer com o VL53L1 já conhecido.
Notícias anteriores já tinham mostrado que o Pixel 8 Pro deve vir com um sensor FIR, que serve como termômetro. A princípio, ele não atuará em conjunto com as câmeras — para a captura de fotos térmicas, por exemplo —, mas sim como um componente para medir a temperatura corporal, assim como já acontece em relógios inteligentes.
Ainda não foi divulgada uma data específica para o lançamento da linha Pixel 8, mas é provável que os aparelhos cheguem durante o mês de outubro. Recentemente, o Google anunciou o Pixel 7a, assim como o Pixel Fold e o Pixel Tablet.
Fonte: Android Authority