Google Pixel 7a chega com melhorias necessárias em tela, câmera e bateria
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
O Google apresentou nesta quarta-feira (10) durante seu maior evento anual grandes novidades de software e de hardware, incluindo o primeiro celular dobrável da empresa, o Pixel Fold, o novo Pixel Tablet com funções para controle de casa inteligente e sua nova aposta para smartphones intermediários: o Google Pixel 7a, que agora aposta em tela mais fluida, chip atualizado e câmera ainda mais potente.
- Pixel Tablet chega como híbrido entre tablet e central de casa inteligente
- Google Pixel Fold estreia para guiar o futuro dos dobráveis
Mantendo a linguagem visual da dupla mais poderosa, o novo Pixel 7a segue apostando em laterais de alumínio, tampa traseira de plástico e faixa de metal que percorre toda a região do módulo de câmera com dois novos sensores de resolução atualizada.
Para a tela, o Google mantém o display de tecnologia Super AMOLED com tamanho de 6,1 polegadas e resolução Full HD, mas agora com uma taxa de atualização de 90 Hz para maior fluidez em navegação e jogos.
O dispositivo é equipado pelo mesmo processador Tensor G2 do Google Pixel 7 e 7 Pro, oferecendo avanços em eficiência no consumo de energia para maior duração de bateria, fotografia computacional mais avançada, ditado de alta eficiência, alto desempenho para jogos e segurança reforçada graças ao coprocessador Titan M2.
Em relação às câmeras, o Google mantém os dois sensores traseiros com atualizações muito bem-vindas: agora a lente principal possui sensor de 64 MP e a lente ultrawide chega com sensor de 13 MP. A câmera frontal também recebe mudanças com um novo sensor de 13 MP.
Aliadas ao novo processador, as câmeras oferecem diferenciais como o Real Tone para tons de pele naturais, melhorias no desempenho de fotografias noturnas ou em baixa luz com menor ruído e alta preservação de detalhes, HDR melhorado com resultados realistas e estabilização de imagem avançada para maior qualidade em fotos e vídeos.
A empresa também destaca o Super Res Zoom que agora atinge 8x de aproximação mesmo sem uso de uma lente dedicada para zoom óptico. A tecnologia utiliza inteligência artificial para identificar os pixels e reorganizá-los com base no movimento para reconstruir a imagem e recuperar detalhes.
O Pixel 7a conta ainda com uma bateria de maior capacidade e segue oferecendo suporte para carregamento rápido por fio de 20 W e, pela primeira vez em um celular intermediário da empresa, a estreia do carregamento sem fio — ainda que com ínfimos 7,5 W de potência.
Outro benefício fornecido pelo Google está na estreia do aparelho com Android 13 de fábrica e promessa para 3 anos de atualizações de software (Android 14, 15 e 16) e 5 anos de atualizações de segurança.
Mais diferenciais do dispositivo incluem leitor de impressões digitais sob a tela, conectividade 5G, Wi-Fi 6E e NFC, proteção IP67 para resistência contra água e poeira, além de áudio estéreo.
Preço e disponibilidade
O Google Pixel 7a chega ao mercado internacional nas cores Preto, Branco e Azul com disponibilidade limitada na cor Laranja e preço a partir de US$ 499 (cerca de R$ 2.500), um aumento de 50 dólares em relação ao Pixel 6A do ano anterior. O lançamento oficial no Brasil é pouco provável.
Google Pixel 7a: ficha técnica
- Tela: Super AMOLED de 6,1 polegadas, resolução Full HD+ e taxa de atualização de 90 Hz
- Chipset: Google Tensor G2
- Memória RAM: 8 GB (LPDDR5)
- Armazenamento interno: 128 GB (UFS 3.1)
- Câmera frontal: 13 MP
- Câmeras traseiras: 64 MP (principal) + 13 MP (ultrawide)
- Bateria: 4.385 mAh com recarga de 20 W por fio e 7,5 W sem fio
- Dimensões: 152,4 x 72,9 x 9,0 mm
- Cores: preto, branco, azul e laranja (limitado)
- Sistema operacional: Android 13 com 5 anos de update
- Extras: 5G, NFC, IP67, Bluetooth 5.3, leitor de digitais sob a tela, áudio estéreo, chip de segurança Titan M2