Publicidade

O que é o sensor Time of Flight e como ele funciona na câmera do seu smartphone

Por| 04 de Fevereiro de 2020 às 08h00

Link copiado!

AndroidPIT
AndroidPIT

A tecnologia de câmera Time of Flight (“Tempo de voo”, em tradução livre), ou simplesmente ToF, teve seu ‘boom’ na indústria de smartphones no começo de 2019, quando tanto a Samsung, quanto a Huawei se destacaram por equipar o recurso, na época inovador, em seus modelos Premium.

Responsável por deixar as fotos com fundo desfocado ainda melhores e otimizar a segurança do seu smartphone, o sensor ToF deve equipar as câmeras da maioria dos modelos intermediários premium e topos de linha de 2020. E, nesta matéria, vamos responder o por que você deve ficar de olho nessa tecnologia.


Como a câmera ToF funciona no seu smartphone

Diferente das outras câmeras que vemos nas especificações dos smartphones, o princípio da Time of Flight (ToF) é medir a profundidade da cena. Para isso, ela usa uma luz infravermelha, invisível aos nossos olhos, que reflete no objeto enquadrado e retorna de novo para o sensor. A partir das informações extraídas, o smartphone consegue identificar a distância entre os elementos da cena - na fotografia, você deve conhecer como “profundidade de campo” - tendo como base o celular.

Continua após a publicidade

Na prática, o sensor ToF atua para melhorar as imagens com o famoso efeito desfoque, ou bokeh, já que há um sensor exclusivo que faz o mapeamento tridimensional (3D) do que a câmera principal do celular captura. Sendo assim, o objeto principal não sairia com contornos borrados e o fundo teria um desfoque, teoricamente, mais natural.

Além disso, os dados conseguidos pelo sensor podem servir para a digitalização de objetos e imagens 3D, o que pode melhorar as experiências em aplicativos e jogos de realidade aumentada (RA), assim como o reconhecimento de gestos e rastreamento de objetos. Em 2019, a LG lançou o G8S ThinQ, smartphone topo de linha equipado com o sensor ToF na frontal para capturar os movimentos da sua mão e realizar algumas funções do celular.

Continua após a publicidade

Em relação à segurança, o mesmo sensor frontal do G8s ThinQ é usado para fazer o mapeamento 3D do rosto do usuário para desbloquear ou permitir ações no smartphone, semelhante ao que a Apple trouxe com o Face ID. Esse método é muito mais seguro se comparado ao desbloqueio comum, que usa a própria câmera frontal para fazer a leitura do rosto, pois ele não registra apenas uma imagem de você, mas uma imagem tridimensional mais precisa, evitando que o sistema de segurança seja “enganado” por uma foto, por exemplo.

Democratização da tecnologia Time of Flight

Apesar da recente chegada nos smartphones, o sensor ToF já está no mercado há, pelo menos, uma década. Você se lembra do Kinect? Pois é, em 2010 a Microsoft aplicava a tecnologia no dispositivo para reconhecer o usuário e identificar seus movimentos nos jogos do Xbox. Carros autônomos, drones e robôs também já utilizavam o sensor, mesmo que de uma forma mais complexa (ao invés de luz infravermelha, eram utilizados lasers e projetores de luz).

Continua após a publicidade

Dentre as tecnologias que fazem basicamente a mesma função, a Time of Flight é relativamente mais barata. Isso permitiu que as fabricantes passassem a utilizá-la em seus lançamentos. Mesmo que, inicialmente, presente apenas nos principais smartphones de 2019, não será raro vê-la equipada em smartphones intermediários premium deste ano.


Quais smartphones possuem uma câmera ToF

Até o momento, a lista de smartphones que possui um sensor ToF não é muito extensa. No Brasil, os únicos disponíveis são:

  • Huawei P30 Pro, lançado em 2019, traz a tecnologia junto com outras três câmeras - grande-angular, telefoto e ultra grande-angular;
  • Galaxy A80, da Samsung, com um sistema giratório composto por duas câmeras - grande-angular e ultra grande-angular;
  • Galaxy A71 e A51, recém-lançados pela Samsung no Brasil. Além da câmera ToF, há mais três câmeras traseiras - grande-angular, ultra grande-angular e macro;
  • LG G8S ThinQ possui a solução ao lado das câmeras frontais, para auxiliar no reconhecimento facial e gestos;
  • Galaxy Note 10+,o mais potente da lista, também vem com três câmeras, sendo uma grande-angular, uma telefoto e ultra grande-angular.
Continua após a publicidade

O que vem por aí?

Não é muito difícil prever o que será tendência na indústria mobile para 2020: mais câmeras! A Samsung já informou a data do seu evento Unpacked, onde será anunciada a próxima geração da linha Galaxy S. Segundo algumas fontes, é esperado que o Galaxy S20 Ultra seja apresentado com um conjunto quádruplo de câmeras, sendo a principal de 108MP, secundária de 48MP com zoom óptico de 10x, a terceira com 12MP e lente ultra grande-angular, e, claro, um sensor ToF para medir a profundidade. A Huawei também não quer ficar de fora e a próxima geração da linha P Series deve trazer até cinco câmeras traseiras, incluindo um sensor ToF.