Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 14 Pro: chip A16 pode ter até 30% mais potência e memória mais veloz

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Julho de 2022 às 13h30

Link copiado!

Apple
Apple

A Apple prepara a chegada da linha iPhone 14 com quatro modelos e grande mudança de estratégia, com os modelos mais poderosos se tornando mais distintos da dupla comum. E este ano a diferença será notável em desempenho, com o novo chip A16 Bionic exclusivo do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max com salto de performance e menor consumo de energia.

Novas informações compartilhadas pelo site Macworld comparam as melhorias feitas pela Apple nos últimos processadores e, com o padrão e tendência de aumento em desempenho, apontam o que o chip A16 Bionic nos reserva.

Continua após a publicidade

Esperamos que o novo processador seja fabricado na terceira geração do processo de litografia de 5 nanômetros (conhecido como N4P) da TSMC. A mudança em relação ao atual processo de 5 nm (N5) resultará em maior densidade, velocidade superior ao A15 Bionic, gráficos mais potentes, inteligência artificial mais ágil e menor consumo de energia para maior duração de bateria.

Estimativas feitas pelo Macworld apontam que "é razoável esperar melhoria de 25 a 30% em performance gráfica", enquanto o aumento do desempenho em processamento deve ser de 15%.

Para o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max a Apple deve implementar memórias mais velozes, saltando da RAM LPDDR4X para LPDDR5, o que resultaria em cerca de 50% maior largura de banda e "um impacto positivo em eficiência energética".

Aliado a isso, os modelos Pro também deve oferecer velocidade de transferência superior via cabo Lightning — e em 2023 a Apple deve iniciar a transição para o USB-C com velocidades ainda maiores.

Continua após a publicidade

A série iPhone 14 deve apostar em dois modelos comuns, esperados como iPhone 14 e iPhone 14 Plus (nada de iPhone 14 Max, como estávamos esperando) adotando mesmo visual do iPhone 13, e dois modelos premium com grande mudança visual, oferecendo entalhe exclusivo em formato de "i", tela de bordas mais finas e câmera principal com sensor de 48 MP para gravação em resolução 8K.

A Apple deve realizar seu evento especial em setembro para anunciar os novos iPhone 14, mas os smartphones não serão as únicas grandes novidades.

A empresa é esperada para anunciar novos iPads, incluindo um modelo de entrada com novo design e o iPad Pro com chip M2, bem como um novo AirPods Pro com USB-C e estojo de carregamento integrado à rede Buscar, três modelos de Apple Watch com novo modelo mais resistente, e possível nova geração do HomePod com tela interativa.

Continua após a publicidade

Fonte: Macworld