Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 14 seria o último com Lightning; USB-C chega no iPhone 15

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Maio de 2022 às 10h53

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Desde que o padrão USB-C se tornou o mais utilizado em smartphones modernos, consumidores da Apple pedem para que a marca utilize esta interface nos seus celulares. Novas informações divulgadas pelo conhecido analista Ming-Chi Kuo revelam que esta solicitação poderá finalmente ser atendida em um futuro iPhone 15.

“Minha última pesquisa indica que o novo iPhone de 2023 abandonará a porta Lightning e fará a mudança para a porta USB-C. O USB-C poderá melhorar a velocidade de transferências e carregamento em designs de hardware, mas os detalhes finais de especificações ainda dependem do suporte do iOS.”
Continua após a publicidade

Além dos usuários de dispositivos da Apple, órgãos governamentais também pressionam a empresa para que a entrada do iPhone seja mudada. Afinal, uma maior padronização poderá fazer com que menos acessórios diferentes sejam produzidos, reduzindo a quantidade de materiais extraídos da natureza e lixo eletrônico.

Mesmo que ainda confie na interface Lightning para uma série de funções, a Maçã já tem diversos dispositivos com USB-C nas suas linhas de produtos. Itens como iPads, MacBooks e vários outros trazem o USB-C para recarga da bateria e transferência de arquivos em geral.

Por outro lado, a insistência no Lightning não é sem motivo. Estima-se que a Apple obtenha lucros bastante altos com a compra de cabos próprios, uma tendência que poderá ser reduzida com o USB-C.

Continua após a publicidade

Além disso, informações prévias já indicaram que a marca procura manter as receitas por direitos de utilização da porta, em valores pagos por fabricantes de hubs, dongles, cabos e outros produtos.

Uma alternativa para a companhia de Cupertino seria o lançamento de um iPhone completamente sem entradas. Tecnicamente, uma construção desse tipo é possível por meio da utilização de tecnologias como o MagSafe para recargas sem fio, além do envio e recebimento de arquivos por Wi-Fi, redes móveis ou Bluetooth.

Inclusive, diversos rumores anteriores já apontaram que a Apple poderia fazer o salto direto para um iPhone sem portas, evitando o padrão USB-C que rejeitou por tanto tempo. Por isso, é necessário aguardar os próximos meses de engenharia e pesquisas internas por parte da empresa.

De qualquer forma, é certo que a Maçã precisaria evoluir suas tecnologias antes de “forçá-las” ao consumidor. Atualmente, o carregamento MagSafe é limitado a apenas 15 W, enquanto outras marcas já oferecem recargas wireless com mais de 50 W, por exemplo.

Continua após a publicidade

Fonte: Twitter/@mingchikuo