iPhone 14: o que esperar da maior evolução da Apple em anos

iPhone 14: o que esperar da maior evolução da Apple em anos

Por Victor Carvalho | Editado por Wallace Moté | 21 de Janeiro de 2022 às 14h15
Victor Carvalho/Canaltech

A Apple prepara para setembro aquele que pode ser um dos maiores eventos já realizados pela empresa, e além de novos Macs, iPads, relógios e acessórios, esperamos a chegada da linha iPhone 14 com quatro modelos e grandes mudanças, incluindo a presença de novo entalhe em formato de "i", novidades em câmeras e diferenças cada vez maiores dos modelos comuns para os premium.

iPhone 14 e novo iPhone 14 Max

Uma das mais notáveis mudanças da linha iPhone 14 estará na dupla comum. Embora não esperemos grandes alterações em desempenho ou câmeras, rumores indicam que a Apple encerrará a versão Mini e substituirá o modelo por um de tela maior. Dessa forma, em vez de um iPhone 14 Mini, espere pelo novo iPhone 14 Max e sua grande tela de 6,7 polegadas.  

Sem versão Mini, iPhone 14 deve ser acompanhado de novo iPhone 14 Max (Imagem: Victor Carvalho/Canaltech)

Com exceção do tamanho de tela, bateria e dimensões, o iPhone 14 e 14 Max devem chegar com especificações idênticas, incluindo mesmo processador, câmera traseira dupla de 12 MP, notch do Face ID que o iPhone 13 e laterais de alumínio.

Fortes rumores indicam que o iPhone 14 e 14 Max serão anunciados com mesmo processador A15 Bionic do iPhone 13 Pro, se destacando pela GPU de 5 núcleos para gráficos mais potentes e deixando o novo A16 Bionic para a dupla mais cara.

iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max

Esquema vazado detalhe dimensões do iPhone 14 Pro e novo entalhe (Imagem: Reprodução/Max Weinbach)

E é para os modelos premium que a Apple guarda as maiores novidades. Vazamentos já mostraram que a empresa abandonará o notch em prol de um novo recorte em formato de "i", combinando os sensores do Face ID em um entalhe oblongo (de pílula) e isolando a câmera frontal em um entalhe circular.

O restante do design pode permanecer o mesmo do atual, adotando laterais em aço inoxidável para maior beleza estética, além de adotar o mesmo módulo de câmera com três lentes principais, flash LED e sensor LiDAR para reconhecimento espacial de alta qualidade.

Foto mostra suposto filme de proteção para iPhones de 2022, destacando novo iPhone 14 Max e entalhe exclusivo para dupla mais cara (Imagem: Reprodução/Weibo)

Com a Apple tendo concluído do design de seus novos smartphones, vazamentos seguem afirmando que os novos iPhone 14 Pro e 14 Pro Max terão corpo mais grosso (o que pode resultar em novos componentes internos ou chegada de baterias maiores) e módulo de câmera ainda maior com sensores de até 48 MP.

Câmeras mais poderosas com gravação 8K

A Apple vem utilizando sensores de 12 MP em seus smartphones desde o lançamento do iPhone 6s e iPhone 6s Plus em 2015. E eles enfim serão aposentados depois de 7 anos, ao menos nos modelos mais caros da linha iPhone 14.

Novo chipset A16 Bionic terá que lidar com sensores de maior resolução (Imagem: Reprodução/Apple)

Embora o salto entre todos estes anos seja mais do que significativo, a Apple deve adotar um sensor com 48 MP para a lente principal do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max para permitir gravação de vídeo em 8K.

Um dos diferenciais maiores diferenciais dos modelos Pro também deve chegar à gravação 8K: a capacidade de gravar vídeos em formato ProRES, preservando ainda mais detalhes de brilho e cor da imagem para edições ainda mais profissionais.

Desempenho superior em capturas noturnas e em baixa luz também é esperado, bem como o uso da tecnologia Sensor Shift de estabilização de imagem pelo sensor fotográfico para mínima distorção.

Apple trabalha em deixar selfies mais nítidas em todo tipo de luminosidade (Imagem: Reprodução/Canaltech)

Um novo módulo de câmera frontal também pode marcar a chegada da linha iPhone 14. A nova lente deve apostar em foco automático para maior nitidez e abertura f/1.9 para desfoque mais natural e fotos mais brilhantes até em cenários escuros.

A nova câmera frontal estará presente tanto no iPhone 14 e novo iPhone 14 Max, que manterão o entalhe do iPhone 13, como no iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, que chegariam com o exclusivo entalhe em formato de "i". 

Novo chip A16 Bionic, mas só em dois modelos

Com mudança na litografia, A16 Bionic pode apresentar grande salto em performance e eficiência (Imagem: Reprodução/Apple)

Um dos rumores mais controversos que tem circulado nos últimos meses está relacionado ao novo processador A16 Bionic — que deve ser exclusivo do iPhone 14 Pro e 14 Pro Max.

O novo chipset será produzido pela TSMC e é esperado com litografia mais eficiente de 4 nanômetros, oferecendo melhorias em todas as áreas, incluindo desempenho, processamento de imagens, Neural Engine, bem como um ainda menor consumo de energia.

E isso tudo ficará para o iPhone 14 Pro e 14 Pro Max. A dupla mais barata, composta pelo iPhone 14 e 14 Max, deve herdar o mesmo processador A15 Bionic presente no iPhone 13 Pro, que se destaca pela GPU com 5 núcleos em vez de 4 núcleos, resultando em desempenho gráfico superior

Quando o iPhone 14 será anunciado?

Apple deve realizar evento em setembro para anunciar enorme variedade de produtos (Imagem: Reprodução/Apple)

A linha iPhone 14 deve ser anunciada em setembro de 2022. É esperado que a Apple realize um dos maiores eventos da história da empresa para marcar o retorno do público presencial graças ao avanço da vacinação contra a covid-19.

Além dos novos iPhones, esperamos o anúncio do novo MacBook Air, MacBook Pro e Mac Mini com chip M2, iPads atualizados, três modelos de Apple Watch, novo AirPods Pro com sensor de exercícios e surpresas que até o momento seguem desconhecidas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.