Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone 12 Pro tem 5G mais lento que o do Galaxy A51, indica estudo

Por| Editado por Wallace Moté | 18 de Março de 2021 às 14h30

Link copiado!

Andrew Griswold/Unsplash
Andrew Griswold/Unsplash

O iPhone 12 marcou a estreia da Apple no segmento de celulares com 5G em 2020 e se tornou, logo no mês de estreia, o celular 5G mais vendido do ano, segundo pesquisa da consultoria Counterpoint Research. No entanto, sucesso não quer dizer qualidade, e um estudo recente publicado pela OpenSignal revelou que os novos iPhones têm 5G mais lento do que alguns smartphones intermediários compatíveis com a tecnologia.

De acordo com o relatório, divulgado no último dia 15, a velocidade média de download do iPhone 12 é de 36,9 Mbps, abaixo de mais de 20 celulares Android, incluindo aparelhos intermediários e topo de linha — para ser mais exato, 25 dispositivos Android analisados no estudo possuem frequências de download mais rápidas que o Novo iPhone. Entre os nomes estão as versões 5G dos Galaxy A51 e A71, que têm velocidade média de 38,6 e 41,7 Mbps, respectivamente.

Um dos analistas da OpenSignal, Ian Fogg, aposta que a velocidade abaixo da média dos novos iPhones esteja relacionada à engenharia de radiofrequência do aparelho, embora não tenha entrado em mais detalhes.

Continua após a publicidade

Dos 25 aparelhos analisados — lembrando que o estudo foi realizado somente nos Estados Unidos —, 15 deles (60%) pertencem à Samsung, o que mostra a liderança da sul-coreana quando o assunto é velocidade de internet. O recém-lançado Galaxy S21 5G lidera o ranking da empresa com respeitáveis 56 Mbps de média, seguido por Galaxy Note 10+ 5G (48,5 Mbps), S21 Ultra 5G (47,5 Mbps) e Note 20 5G (46,7 Mbps). Os dobráveis Z Flip 5G e Z Fold 2 5G também estão na lista, com frequências médias de 44,7 e 39,4 Mbps, respectivamente.

Curiosamente, o não tão conhecido REVVL 5G da TCL se encontra na segunda colocação geral, com 49,8 Mbps de download, a frente de grandes nomes como OnePlus 8T+, OnePlus 8 Pro e LG V60 ThinQ. O Google Pixel 5, por outro lado, não se destaca quanto o assunto é 5G, estando abaixo de basicamente todos os Samsung Galaxy e OnePlus testados no relatório.

Continua após a publicidade

Apesar de o iPhone 12 ter decepcionado na velocidade do 5G, foi ele quem mostrou a maior evolução entre os aparelhos analisados. O estudo aponta que a nova geração é até 2,3x mais rápida que o iPhone 11, lançada apenas em opções com 4G — para comparação, a LG foi a fabricante de celulares Android que mostrou a maior evolução, com 1,7x, seguida por Samsung (1,6x), OnePlus (1,4x) e Google, também com 1,4x.

A OpenSignal considera essa evolução significativa de uma rede para a outra à troca do modem Intel para a Qualcomm, já que a solução 4G da primeira já era mais lenta que a da rival, por isso houve um salto grande na velocidade — além disso, as fabricantes de celulares Android já utilizavam peças da Qualcomm antes do 5G.

Review do iPhone 12

Continua após a publicidade

Fonte: OpenSignal