Publicidade

Galaxy S22 Ultra: testes vazados mostram diferenças entre Exynos e Snapdragon

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Fevereiro de 2022 às 13h30

Link copiado!

Samsung
Samsung

Apesar de os novos smartphones topo de linha da Samsung ainda não terem sido anunciados, o banco de dados do Geekbench 5 já está recheado de testes com as duas versões do Galaxy S22 Ultrauma equipada com Snapdragon 8 Gen 1, e outra com o chip proprietário da marca, o Exynos 2200. Os resultados ainda estão passíveis a mudanças, mas já permitem que tenhamos uma noção das diferenças que veremos com a chegada dos celulares.

Compará-los mostra que esta geração dos chips de Qualcomm e Samsung está entregando desempenho razoavelmente similar, mas há diferenças pontuais que devem dar a vantagem para uma delas, a depender do cenário de uso.

Testes mostram diferença de Exynos 2200 e Snapdragon 8

Continua após a publicidade

Boa parte das especificações de ambos os modelos registradas no Geekbench são praticamente idênticas, incluindo as frequências, o que faz com que o número de modelo e a versão da placa-mãe sejam os únicos indicadores para diferenciá-los. Assim sendo, o Galaxy S22 Ultra de número SM-S908B é a variante Exynos, com placa s5e9925, enquanto o SM-S908U é a versão com Snapdragon 8 Gen 1, de placa taro.

As duas plataformas trazem configurações similares: o Exynos 2200 é equipado com CPU de 8 núcleos, sendo 1 Cortex-X2 de máxima performance, 3 Cortex-A710 de alto desempenho e 4 Cortex-A510 de baixo consumo. A gigante não detalhou as frequências, mas vazamentos já indicaram que os clocks devem ser estabelecidos em 2,8 GHz, 2,5 GHz e 1,8 GHz, respectivamente.

O destaque do chip é a GPU Xclipse 920, baseada na microarquitetura RDNA 2 da AMD, mesma utilizada nas placas de vídeo Radeon RX 6000 e consoles da nova geração, consequentemente englobando recursos inéditos em smartphones como Ray Tracing acelerado por hardware e Variable Rate Shading (VRS). Assim como a CPU, a GPU também tem clocks desconhecidos, mas os rumores indicam velocidades na casa dos 555 MHz.

Continua após a publicidade

O Snapdragon 8 Gen 1 traz exatamente a mesma configuração de CPU do Exynos, mas com clock mais elevado no núcleo de máxima performance — são 8 núcleos, com 1 Cortex-X2 a 3,0 GHz, 3 Cortex-A710 a 2,5 GHz e 4 Cortex-A510 a 1,8 GHz. A GPU por aqui é a Adreno 730 e, ainda que não empolgue com parcerias ou recursos inéditos, entrega desempenho respeitável, como mostram reviews de celulares equipados com o componente já lançados.

No comparativo dos testes do Geekbench, é possível notar que o processador da Qualcomm tem vantagem marcante e consistente em single-core, possivelmente em virtude do clock mais alto. No entanto, em multi-core, os resultados são mais acirrados e o chip da Samsung assume a liderança mais vezes, algo que também pode ser resultado dos clocks mais altos do Snapdragon.

Isso porque, com todos os núcleos ativados, o chip esquenta mais tentando manter as velocidades elevadas, e assim acaba sofrendo gargalos mais cedo, consequentemente perdendo performance. Curiosamente, essa era justamente uma das principais desvantagens da CPU do Exynos 2100 frente ao Snapdragon 888, em comparativos da geração passada.

Continua após a publicidade

Dito isso, é importante reforçar que os testes ainda são preliminares, e mostram apenas um cenário controlado de desempenho. A situação pode ser bem diferente em uso real e, especialmente, em uso intenso por períodos prolongados, portanto o ideal é que aguardemos pelos primeiros reviews do Galaxy S22 Ultra para descobrirmos as verdadeiras diferenças entre as plataformas.

Galaxy S22 Ultra estreia na próxima semana

Novo celular premium da Samsung, o Galaxy S22 Ultra estreia já na próxima semana, durante o Galaxy Unpacked 2022, marcado para o dia 9 de fevereiro, às 11h40 no horário de Brasília. Como sugerem os teasers da companhia e múltiplos vazamentos, o aparelho deve "revolucionar" a linha Galaxy S, assumindo o posto antes ocupado pela extinta família Galaxy Note.

Continua após a publicidade

Além do Snapdragon 8 Gen 1 e Exynos 2200, a depender do mercado, o aparelho deve contar com até 12 GB de RAM, até 512 GB de armazenamento, tela Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas Quad HD+ de 120 Hz, câmera frontal de 40 MP, conjunto traseiro quádruplo com sensores de 108 MP, ultrawide de 12 MP e telefotos de 10 MP com zoom óptico de 3x e 10x, caneta S Pen embutida e bateria de 5.000 mAh, com recarga rápida de até 45 W.

No Brasil, o smartphone deve chegar pouco depois, em evento marcado para o dia 15 de fevereiro, possivelmente disponível com chipset Snapdragon 8 Gen 1, conforme sugerem as certificações já emitidas pela Anatel.

Fonte: HDBlog, GSMArena