Samsung registra patente de celular com tela rolável e S Pen
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |
Não é novidade que a Samsung costuma ser uma das marcas que mais procura novos formatos de telas para os seus dispositivos. Mesmo que não tenha sido a primeira a apresentar os dobráveis, o mercado atual vê um grande domínio dos modelos Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3, que se tornaram verdadeiros moldes para seus concorrentes. Porém, a companhia poderá apresentar um novo modelo com display rolável, de acordo com patentes que foram divulgadas recentemente.
- Linha Samsung Galaxy S22 tem capas oficiais vazadas
- Oppo pode lançar celular dobrável semelhante ao Galaxy Z Flip 3
A documentação foi aprovada pelo World Intellectual Property Organization (WIPO), e dá alguns detalhes de como funcionaria o mecanismo que enrola e desenrola o display. Segundo imagens de projetos do dispositivo, ele teria uma seção rígida no seu lado direito, que serviria para fornecer reforço estrutural para o dispositivo e ainda mostrar notificações — nessa seção também ficaria um compartimento específico para a caneta S Pen.
Uma porção do display flexível se estenderia até a seção traseira do celular, enquanto as engrenagens posicionadas próximo à borda esquerda fariam o trabalho de estender a tela quando o usuário desejasse — é provável que esse acionamento possa acontecer de forma eletrônica, ou mesmo ao deslizar o dedo na tela.
As imagens ainda mostram um compartimento acima de onde fica a S Pen, onde poderá ficar o conjunto de câmeras frontais, mas essa informação não é detalhada na patente. Botões de volume e energia também deverão ser posicionados na seção rígida, enquanto a porta USB-C para carregamento ou transferência de arquivos permaneceria na parte inferior.
Não foram revelados detalhes em relação aos componentes internos do celular, como processador, memória RAM e armazenamento. Tampouco se sabe qual é o prazo de lançamento desse dispositivo, mas as previsões mais otimistas apontam para um possível aparecimento ainda neste ano, pois a Samsung já apresentou vários protótipos de dispositivos com tela flexível em diferentes formatos na CES 2022.
Por outro lado, a aprovação de uma patente não garante que determinado produto chegará a ser produzido em larga escala, já que ele ainda precisa passar por análises de viabilidade estrutural e comercial, entre outras. A certificação desse tipo de documentação ainda pode servir como aparato jurídico para garantir que outras marcas não copiem as tecnologias sem dar os devidos créditos.
Fonte: MySmartPrice