Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung Exynos com AMD pode chegar a celulares de outras marcas

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Junho de 2021 às 12h50

Link copiado!

Samsung
Samsung
Tudo sobre Samsung

Os chips Exynos da Samsung voltaram aos holofotes recentemente, mas desta vez por um bom motivo: o lançamento de um novo modelo premium com GPU AMD Radeon. A novidade foi oficializada no início do ano, ganhando novos detalhes recentemente durante a apresentação da AMD na Computex 2021, e promete ser um ponto de enorme evolução nos processadores da empresa.

Confirmado para equipar o próximo topo de linha da gigante sul-coreana, o Exynos 2200, como é conhecido até então, pode ter despertado a atenção de outras fabricantes, e possivelmente não será uma exclusividade da linha Galaxy, como apontam os mais recentes rumores divulgados na rede social chinesa Weibo.

Exynos com AMD pode ser usado por outras marcas

Continua após a publicidade

Segundo informações divulgadas pelo perfil Arsenal, o novo Exynos com GPU AMD, referido como Orion por motivos ainda desconhecidos, pode ser utilizado pela vivo. A notícia não chega a ser surpreendente: Samsung e vivo já colaboraram no passado, inclusive com o recente Exynos 1080 — o vivo X60 Curved Screen Edition foi o primeiro e até o momento único telefone a utilizar o chipset intermediário.

O usuário afirma ainda não ter muitas informações a respeito do consumo e do desempenho do novo processador, mas sugere que o componente será bastante poderoso, ainda que possa consumir mais energia que o polêmico Snapdragon 810.

Seja como for, a chegada do Exynos com AMD a outros telefones pode ser benéfica à Samsung, que terá a oportunidade de testar a novidade sem comprometer os próprios aparelhos, ou mesmo garantir um melhor retorno no investimento, enquanto coloca mais pressão na Qualcomm.

Continua após a publicidade

Chipset trará poderosa GPU com RDNA 2

Reunindo as informações já divulgadas oficialmente com os rumores e vazamentos, sabe-se que o Exynos com GPU AMD Radeon contará com a microarquitetura RDNA 2, mesma utilizada nos consoles de nova geração e nas placas Radeon RX 6000 para PC, e incluirá tecnologias de ponta como suporte a Ray Tracing e Variable Rate Shading (VRS), que diminui a complexidade da cena para aumentar o desempenho.

Especula-se que a novidade será extremamente potente, superando a concorrência, mesmo comparado aos chips da Apple, com folga. Rumores recentes publicados pelo leaker Ice Universe sugerem que a novidade pode chegar já em julho, e sofrer com intensos gargalos térmicos, perdendo até 30% de desempenho, mas que mesmo nesse cenário ainda se manterá à frente de soluções como a Mali-G78, equipada no Exynos 2100.

Continua após a publicidade

Fonte: WCCFTech, MySmartPrice, Arsenal