Dimensity 9000: flagships da Oppo e Redmi usarão o novo chip da MediaTek
Por Lupa Charleaux • Editado por Wallace Moté |
Nesta quinta-feira (16), a MediaTek revelou as marcas de celulares que usarão o chipset Dimensity 9000 no início de 2022. Oppo, Vivo Mobile Communications Co., Xiaomi e Honor estão entre as fabricantes que terão o novo SoC nos modelos flagships no primeiro trimestre.
- MediaTek anuncia Dimensity 9000, o primeiro do mundo em muitos sentidos
- Celulares com poderoso chip Dimensity 9000 terão memória RAM ainda mais veloz
- Dimensity 9000 é caro, porém mais barato que Snapdragon 8
Redmi
Submarca da Xiaomi, a Redmi afirmou que lançará um dispositivo da linha Redmi K50 com o processador Dimensity 9000. Com base nos rumores, o K50 Gaming Edition deve ser o modelo equipado com o principal chipset da MediaTek.
“Com as melhorias gerais que a plataforma Dimensity 9000 traz, e sendo uma parte indispensável de nossa série Redmi K50, os usuários podem esperar ver um desempenho notável em nossos próximos dispositivos”, disse Lu Weibing, gerente geral da Redmi.
Segundo antigos vazamentos, a linha Redmi K50 terá uma grande variedade de opções de chips. Certas versões terão o Snapdragon 870 e o Snapdragon 8 da Qualcomm, enquanto outros modelos trarão o Dimensity 7000 e o Dimensity 9000.
Oppo
A Oppo confirmou que o carro-chefe da linha Find X será alimentado pelo Dimensity 9000. Tudo indica que o celular em questão será o Find X4, previsto para chegar ao mercado ainda no primeiro trimestre de 2022.
“Estamos animados em anunciar que o novo flagship do Find X será lançado com Dimensity 9000. Este dispositivo premium reúne recursos de ponta, e sabemos que os usuários ficarão impressionados com o desempenho inovador e excelente eficiência energética”, declarou Henry Duan, vice-presidente da Oppo.
Vivo e Honor
As chinesas Vivo Mobile e Honor também afirmaram que os próximos dispositivos carros-chefes usarão o Dimensity 9000. Contudo, as fabricantes não revelaram quais modelos terão o novo SoC.
“A Vivo sempre valorizou muito a parceria com a MediaTek. Em 2022, esperamos continuar a trabalhar em estreita colaboração com a marca para lançar o primeiro produto equipado com o Dimensity 9000”, comentou Shi Yujian, vice-presidente sênior e CTO da Vivo.
Sobre o Dimensity 9000
Anunciado em novembro, o Dimensity 9000 da MediaTek tem potencial para ser o principal rival do Snapdragon 8 da Qualcomm. O processador usa a litografia de 4 nm da TMSC e promete oferecer melhor gerenciamento de energia do que o concorrente.
Com arquitetura ARMv9, o chipset octa-core opera com um núcleo ultra Cortex-X2 (3,05 GHz), três núcleos de desempenho Cortex-A710 (2,85 GHz) e quatro núcleos de eficiência Cortex-A510 (1,8 GHz). Outro grande diferencial é o suporte a memórias RAM LPDDR5X.
Na parte gráfica, o processador usa a GPU ARM Mali-G710 MC10. A configuração permite que o processador seja compatível com displays Full HD+ com taxa de atualização de até 180 Hz.
A previsão é que os primeiros aparelhos com o Dimensity 9000 apenas chegarão ao mercado em fevereiro de 2022.
Fonte: FoneArena