Dimensity 7000: novo SoC da MediaTek deve ultrapassar o Snapdragon 870
Por Eduardo Moncken • Editado por Wallace Moté |
A MediaTek está promovendo um grande salto nos seus chips com a geração que coloca no mercado entre 2021 e 2022. Vimos que o Dimensity 9000 é inédito em vários sentidos, inclusive ao ultrapassar o desempenho do Apple A15 Bionic e quase encostar no Apple M1, e agora novas informações a respeito do Dimensity 7000 mostram que teremos uma opção menos robusta, mas ainda competitiva no mercado de alto desempenho.
- MediaTek anuncia Dimensity 9000, o primeiro do mundo em muitos sentidos
- Realme GT 2 e GT 2 Pro vazam com novos Snapdragon 898 e Dimensity 9000
Segundo informações do insider Digital Chat Station na rede social Weibo, em termos de desempenho o chip deverá ficar abaixo do Snapdragon 888 — mas acima do Snapdragon 870. Ou seja, falamos de uma plataforma voltada à performance, que certamente deve entregar poder de fogo para apps complexos e jogos.
Assim como o Snapdragon 870, porém, o Dimensity 7000 não deverá ser tão premium, equipando tops de linha menos robustos e focando no usuário que elege como prioridade a performance.
O chip ainda seria desenvolvido sob processo de 5 nanômetros, superando soluções intermediárias de rivais e equiparando ao que vem sendo usado em componentes topo de linha. As instalações disponíveis, porém, ainda parecem limitadas, o que fará a indústria priorizar o mercado premium para o novo processo, por enquanto.
Dimensity 7000 aparece no AnTuTu
É no AnTuTu que vemos o potencial do Dimensity 7000: foram 750 mil pontos, colocando o novo chipset da MediaTek em pé de igualdade com soluções robustas, ainda que não supere rivais como Exynos 2100, Snapdragon 888 e A14 Bionic.
Além disso, o insider também pontua que o SoC terá ótima eficiência energética, usando a mesma arquitetura de núcleos do Dimensity 9000. Vale lembrar que o chip top de linha da MediaTek promete grande evolução nesse aspecto.
Vale lembrar que o Snapdragon 870 nasceu com a proposta de ter preço mais econômico para as fabricantes criarem flagships menos premium para aqueles puramente interessados em performance. O Dimensity 7000 poderá ir pela mesma linha, mas com preço ainda mais baixo e performance ainda melhor para pressionar a Qualcomm.
Ou seja, os usuários podem esperar que os celulares que incluírem esta plataforma terão preços menos elevados. E atualmente a MediaTek está bem inserida no mercado, de forma que detém o maior percentual de marketshare. Isto deve se traduzir em muitas fabricantes lançando, no ano que vem, produtos com esse chip.
Fonte: Gizchina