Celulares com poderoso chip Dimensity 9000 terão memória RAM ainda mais veloz
Por Victor Carvalho • Editado por Wallace Moté |
Há poucos dias a MediaTek apresentou ao mundo sua principal aposta para o segmento de celulares de alto desempenho, o novo chipset Dimensity 9000 inédito em muitos sentidos. Agora a marca detalha que celulares com o novo processador serão acompanhados também com a última geração de memória RAM LPDDR5X, que fica ainda mais veloz e poderosa.
- MediaTek anuncia Dimensity 9000, o primeiro do mundo em muitos sentidos
- Dimensity 7000: novo SoC da MediaTek deve ultrapassar o Snapdragon 870
Em comunicado à imprensa, a MediaTek em parceria com a Micron Technology apresentaram a validação da memória LPDDR5X que será adotada em celulares com Dimensity 9000.
Desenvolvida a partir do novo processo de fabricação 1-alpha, a nova geração da memória RAM oferece ainda maior largura de banda, atingindo velocidades de até 7,5 Gb/s e pico de velocidade máxima de até 8,533 Gb/s, resultando em performance 33% mais veloz que a antiga geração da memória LPDDR5.
Segundo a nota oficial, a tecnologia LPDDR5X permitirá que smartphones desbloqueiem "a próxima onda de aplicações com uso intensivo de dados equipados com inteligência artificial e inovações 5G."
"O Dimensity 9000 será o primeiro [chipset] a suportar este avanço crítico do LPDDR5X", afirma JC Hsu, executivo da MediaTek, reforçando que a nova plataforma entrega "às fabricantes de dispositivos as capacidades necessárias para levar incríveis experiências 5G a nível de alto desempenho."
Com o novo processador já anunciado, é esperado que os primeiros smartphones equipados com o Dimensity 9000 e a nova memória LPDDR5X sejam revelados nas próximas semanas, ou quem sabe nos próximos dias.