Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uso regular de vape equivale a fumar 20 cigarros por dia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 26 de Maio de 2023 às 17h13

Link copiado!

Nery Zarate/Unsplash
Nery Zarate/Unsplash

Muitos se perguntam o que é mais nocivo, cigarro eletrônico ou comum. Em um estudo do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), pesquisadores descobriram que usuários de cigarros eletrônicos apresentam níveis de nicotina equivalentes ao consumo de 20 cigarros tradicionais por dia.

A análise foi realizada com 21 usuários de cigarro eletrônico. Em todos os pacientes, os valores de cotinina (substância identificada pelo exame de urina) encontrados no organismo foram de 600 ng/ml (nanograma por ml).

A cotinina é um metabólito da nicotina, uma substância altamente viciante, que alcança o cérebro e causa um aumento na liberação de dopamina, um dos neurotransmissores (a química produzida pelo cérebro) que promovem sensações de prazer.

Continua após a publicidade

Segundo Jaqueline Scholz, cardiologista diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor, o cigarro eletrônico surgiu em um formato atrativo e com a falsa promessa de ser menos nocivo à saúde em comparação com o cigarro tradicional.

"Os níveis de cotinina que encontramos foram os mais elevados que o teste poderia identificar, demostrando que a velocidade do vício com este produto é assustadoramente mais elevada que do cigarro convencional”, alerta a médica.

Riscos do cigarro eletrônico

Não é de hoje que a ciência alerta sobre os riscos desses dispositivos. Para se ter uma noção, cientistas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontaram que a chance de tabagismo é maior entre usuários de cigarro eletrônico.

Em estudos anteriores, especialistas afirmaram que o cigarro eletrônico pode causar disfunção erétil, além de causar infecção no cérebro, pulmão, coração e cólon. O uso de vape também está associado a mutações gênicas similares às do fumo, e a essência de vape pode fazer mal ao coração.

Fonte:  FiocruzAmerican Journal of Preventative MedicineeLifeEurekAlert!