Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vape pode causar infecção no cérebro, pulmão, coração e cólon, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Abril de 2022 às 13h27

Link copiado!

Image-Source/Envato
Image-Source/Envato

O vape pode causar infecção no cérebro, pulmão, coração e cólon, de acordo com um estudo conduzido pela University of California San Diego (EUA) e publicado na revista científica eLife na última segunda-feira (12). Para chegar a essa descoberta, os pesquisadores fizeram experimentos com roedores, em laboratórios, expondo-os à substância três vezes ao dia durante um trimestre.

O artigo menciona que os dispositivos fabricados pela JUUL — a maior empresa do ramo — usam cápsulas descartáveis que contêm tanta nicotina quanto um maço inteiro de cigarros. No experimento, os roedores foram expostos à substância sabor hortelã e manga durante três sessões diárias de 20 minutos, e então divididos em dois grupos: o primeiro foi submetido a essas sessões por quatro semanas, e o segundo por 12.

Os pesquisadores notaram que a exposição a esse material aumenta a expressão de genes que codificam moléculas inflamatórias, e essas mudanças na expressão do gene inflamatório variaram dependendo do sabor. Isso sugere que as próprias essências contribuem para as mudanças observadas.

Continua após a publicidade

Os resultados sugerem que o uso diário desses dispositivos pode causar inflamação em vários órgãos dentro de meses, aumentando o risco de doenças e problemas de saúde. "Essas informações podem ajudar indivíduos, médicos e formuladores de políticas a tomar decisões sobre cigarros eletrônicos", apontam os pesquisadores.

No entanto, a equipe reconhece a necessidade de mais estudos sobre o impacto dessas alterações na saúde física e mental a longo prazo, tal como os efeitos na saúde em diferentes tipos de cigarros eletrônicos, sabores e duração do uso.

Não é o primeiro estudo que aponta os malefícios do vape: pesquisadores da University of South Florida Health (USF Health) já chegaram a dizer que a essência faz mal ao coração. Outro estudo alegou que o vape pode danificar os vasos sanguíneos.

Continua após a publicidade

Fonte: eLife