Relembre os novos recursos implementados pelo TikTok em 2021

Relembre os novos recursos implementados pelo TikTok em 2021

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Janeiro de 2022 às 16h00
Hello I'm Nik/Unsplash

O Tiktok lançou uma lista extensa de recursos em 2021 que ajudaram os criadores de conteúdo a terem mais opções para produção diária. A rede social dos vídeos curtos se consolidou como o aplicativo mais baixado no mundo — foi o primeiro "app não Facebook" a bater 3 bilhões de downloads — e ultrapassou um bilhão de usuários ativos diários em setembro do ano passado.

Todo esse sucesso foi fruto de um crescimento orientado por constantes atualizações, ajustes nas políticas e novas ferramentas, filtros e formatos para tornar a experiência aprimorada. A rede social chinesa não se deixou levar por concorrentes e manteve-se firme no propósito de entregar conteúdos em vídeos curtos.

A plataforma também promoveu diversas ações com influenciadores, como o chefe Erick Jacquin, e hashtags para combater o racismo, o preconceito e a discriminação nos mais variados formatos. Como não são funcionalidades do app, o Canaltech optou por não inseri-las nessa recapitulação.

Confira a seguir uma seleção com as principais novidades do TikTok em 2021:

Aplicativo para TV

Samsung, LG e o dispositivo Fire, da Amazon, receberam uma versão do TikTok (Imagem: Reprodução/TikTok)

No intuito de atrair novos públicos, o TikTok lançou uma adaptação do app para alguns modelos de televisores inteligentes. O sistema usa a mesma premissa do celular no funcionamento das TVs, embora o formato na horizontal das telas não seja tão favorável para os vídeos na vertical. Também só dá para assistir aos vídeos, pois a publicação ainda é exclusiva dos celulares.

Melhorias nas lives

Os administradores trouxeram mais profissionalismo para as lives no TikTok (Imagem: Reprodução/TikTok)

Para rivalizar com o YouTube, Facebook e Twitch, o TikTok precisou investir em novas ferramentas para transmissões ao vivo. O “Eventos LIVE” passou a mostrar as transmissões na guia “Para você”. Já o “Live Together” trouxe o dueto como uma nova opção para dois perfis fazem conferências juntos para trocar ideias, cantar, dançar, fazer graça ou o que mais a criatividade permitir.

As lives também receberam as enquetes para ouvir a opinião da audiência, moderadores para controlar as conversas e ferramentas para banir quem se comporta mal, como restrições a palavrões ou emojis proibidos. Foram adicionadas, ainda, categorias para facilitar a busca por assuntos de interesse.

Legenda automática nos vídeos

Após geradas, as legendas do TikTok podem ser corrigidas manualmente (Imagem: Reprodução/TikTok)

As legendas automatizadas chegaram aos vídeos do TikTok em abril. A iniciativa foi a forma encontrada de democratizar o espaço e atrair a atenção de pessoas com deficiência, embora também seja muito útil para quem assiste aos conteúdos com o celular silenciado. As transcrições são geradas a partir do áudio dos vídeos e ajudam a compreender tudo que se passa na tela, mesmo sem áudio.

Assim que um vídeo é finalizado, a tela de edição exibe um botão para habilitar as legendas automáticas: se selecionada, as falas serão transcritas, o que pode conter alguns erros, mas que permitem a compreensão geral do conteúdo.

TikTok Jumps

Os Jumps aparecem acima do nome do perfil e podem ser clicados para revelar sua utilidade ou direcionar para conteúdos extras (Imagem: Divulgação/TikTok)

Originalmente nascidos no Snapchat, os mini apps permitem que desenvolvedores tragam experiências complementares aos conteúdos dos vídeos curtos. Chamado Jump, essa novidade pode ser adicionada na hora de acrescentar os efeitos de edição das fotos e vídeos: a opção aparece e o criador pode pesquisar quais utilitários são relevantes.

Há uma boa variedade de Jumps para serem incorporados em quase toda temática do TikTok, como vídeos culinários, comentários sobre filmes ou séries, previsão do tempo, compras online e muito mais.

Perguntas e respostas

O criador pode responder as dúvidas com um novo vídeo, o que gera mais interação entre o público (Imagem: Divulgação/TikTok)

O TikTok lançou uma ferramenta de perguntas e respostas para aproximar os criadores de conteúdo dos seus fãs em vídeos gravados ou transmissões ao vivo. Uma vez ativado, as perguntas feitas por fãs ficarão sinalizadas com um sinal de interrogação, no caso de vídeos gravados, ou aparecer em destaque durante uma transmissão ao vivo.

Proteções para adolescentes

Jovens com menos de 18 anos precisam dizer quem pode assistir aos seus vídeos (Imagem: Divulgação/TikTok)

O TikTok tem no público infanto-juvenil sua principal fonte de audiência, por isso a rede social precisou implementar alguns recursos voltados para proteger essas pessoas:

  • Adolescentes com idades entre 16 e 17 anos tem as mensagens diretas restringidas por padrão, o que impede desconhecidos de assediá-las;
  • Menores de 16 anos devem selecionar manualmente quem terá acesso ao seu vídeo: se isso não for feito, o material não vai ao ar;
  • Contas de pessoas com idades entre 13 e 15 já tinham seus materiais definidos como privativos por padrão, e os maiores de 16 anos passaram a selecionar se desejam compartilhar com seguidores ou amigos — a opção "todos" é desativada para eles;
  • Adolescentes podem impedir o download de seus vídeos: um alerta pedirá a confirmação sempre que outra pessoa tentar baixar;

A plataforma trouxe ainda um medidor de tempo de tela, assim os pais e responsáveis conseguem monitorar se os jovens estão passando tempo demais na frente dos vídeos curtos. É possível restringir determinados conteúdos e definir até que horas as notificações chegarão ao celular do adolescente.

TikTok Seller

A ferramenta é um gerenciador completo das lojas do TikTok (Imagem: Reprodução/TikTok)

O TikTok Seller é um complemento do app que permite o gerenciamento de lojas virtuais por meio dos telefones celulares e a checagem das vendas em tempo real. Dá para incluir produtos, acompanhar estoques, checar pedidos, analisar as devoluções e reembolsos, criar promoções, monitorar o cliente, além de um painel de dados completo.

Ferramentas para pequenas e médias empresas

O ADS Manager do TikTok chegou em outubro para oferecer anúncios autogerenciados por marcas (Imagem: Captura de tela/Canaltech)

Inicialmente voltado para entretenimento, o TikTok passou a despertar o interesse de marcas graças à sua popularidade em todo o mundo. Aqui no Brasil, um claro exemplo disso foi a chegada do TikTok ADS Manager, um gerenciador de propagandas inspirado na ferramenta do Facebook.

O sistema é uma espécie de plataforma de autoatendimento de anúncios destinada a permitir que qualquer empresa possa criar e publicar suas campanhas. É possível efetuar o pagamento das campanhas por cartão de crédito ou boleto bancário e não há valor mínimo para investimento.

Parceria com o Rotten Tomatoes

Clique no miniapp do TikTok para ser levado às informações diretamente no site (Imagem: Reprodução/Rotten Tomatoes)

O Rotten Tomatoes anunciou uma parceria com o TikTok para levar informações sobre filmes, séries e programas de TV para a rede social dos vídeos curtos. Integrado ao TikTok Jump, ferramenta de miniapps da plataforma, a página passou a linkar dados sobre onde assistir, clipes, resenhas, elenco e outras informações curiosas para os amantes da sétima arte.

Suporte a GIFs e vídeos em Full HD

Os GIFs chegaram ao TikTok em 2021 (Imagem: Reprodução/TikTok)

Já no finalzinho do ano, o Tiktok trouxe um pacotão de novidades, com recursos inéditos e filtros. A rede passou a oferecer suporte a GIFs nos vídeos, com a possibilidade de sobrepô-los aos vídeos ou colocá-los como plano de fundo.

Outra novidade foi a liberação do upload de vídeos com qualidade Full HD (1080p). Após selecionar o vídeo e redigir a legenda, o usuário deve procurar pela opção "Upload HD" na tela antes de concluir a publicação — se o material tiver essa resolução original, ele subirá para o servidor com a qualidade máxima.

Transmissão de partidas de futebol

A rede social trouxe a transmissão ao vivo de jogos de futebol em 2021 (Imagem: André Magalhães/Canaltech)

Com o fortalecimento das lives, o TikTok teve a ideia de trazer partidas de futebol para a rede dos vídeos curtos. Foram transmitidos jogos de seleções europeias de futebol, jogos do Brasileirão Feminino e a Copa do Nordeste, fatos que ajudaram a plataforma a se fortalecer junto ao público masculino e um pouco mais velho do que o habitual.

Você acompanhou todas essas adições ou não foi o suficiente para convencê-lo a entrar para o TikTok? O app foi o campeão de downloads no mundo inteiro e também o que mais arrecadou dinheiro do consumidor em 2021.

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