Publicidade

Histórico: TikTok é o 1º app não Facebook a bater 3 bilhões de downloads

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Obi Onyeador/Unsplash
Obi Onyeador/Unsplash
Tudo sobre TikTok

O site de gestão de dados móveis Sensor Tower revelou que o aplicativo TikTok entrou para o clube dos três bilhões de transferências. Ele é o primeiro programa fora do ecossistema do Facebook e alcançar a impressionante marca e, além disso, é apenas o quinto em toda a história a superar o marco — os outros quatro são WhatsApp, Messenger, Facebook e Instagram.

A rede social chinesa foi o app não relacionado a jogo mais baixado do planeta no primeiro semestre de 2021, com 383 milhões de instalações e cerca de US$ 919,2 milhões (R$ 4,5 bilhões) em gastos pelo consumidor.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O TikTok viu seus downloads aumentarem em 2% do último trimestre de 2020 para o primeiro de 2021. Já do primeiro para o segundo trimestre, a rede pisou no acelerador e viu o crescimento saltar para 16%. Este é o quarto maior crescimento experimentado desde o trimestre recorde do começo de 2020.

Embora o relatório não mencione, o crescimento pode ter ligação com o sistema de monetização implementado pela rede em 2021. Com ele, os produtores de conteúdo podem ser remunerados pelos seus vídeos e o espectador recebe uma fatia por assistir aos conteúdos.

Em todo o mundo, as pessoas já gastaram mais de US$ 2,5 bilhões no TikTok. Apenas 16 aplicativos não relacionados a jogos acumularam mais de US$ 1 bilhão em receita bruta desde 2014, sendo que Tinder, Netflix, YouTube e Tencent Video foram os únicos a alcançar o mesmo valor do TikTok ou mais.

Contínua busca pelo topo

As métricas da popular rede social mostram um crescimento meteórico e ainda surpreendente. Os concorrentes também querem uma fatia do bolo no quesito de vídeos curtos, por isso é necessário ficar de olho em como será o crescimento daqui para frente. Snapchat, YouTube e Instagram estão fortes com seus formatos similares ao da plataforma, sem contar os ascendentes Kwai e Moj correndo pela tangente.

A ByteDance, dona do TikTok, está ciente dessa movimentação e deve continuar inovando para criar um ecossistema forte para sua principal fonte de renda. Recentemente, a plataforma anunciou sua chegada no Fire TV, no intuito de atingir o público das smart TVs. A rede também deve introduzir ferramenta de automação para exclusão de vídeos ilegais, com objetivo de oferecer mais segurança ao usuário.

Fonte: Sensor Tower