Quem criou o LinkedIn?
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
Ao acessar a guia “Sobre” no LinkedIn, você encontra somente a citação de Reid Hoffman como fundador do site. Não está errado, mas o ex-funcionário da PayPal não criou a plataforma sozinho e contou com a ajuda de Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly e Konstantin Guericke.
Quem são os fundadores do LinkedIn?
Tudo aconteceu em dezembro de 2002, na sala de estar da casa de Hoffman. Depois desse encontro, o LinkedIn entrou no ar em 5 de maio de 2003 — antes mesmo de redes sociais mais populares como Facebook e Twitter se tornarem realidade.
Hoffman reuniu ex-colegas também veteranos em grandes empresas de tecnologia para gerenciar a plataforma. Então, os fundadores do LinkedIn são:
- Allen Blue: antigo diretor de produto na SocialNet, primeira rede social criada por Reid Hoffman. Blue permanece no cargo de vice-presidente de gestão de produtos até hoje;
- Jean-Luc Vaillant: executivo que já foi diretor da Logitech. Atualmente, ele é o líder global de vendas do LinkedIn;
- Eric Ly: atuou anteriormente com Hoffman em várias empresas de tecnologia e foi uma das cabeças por trás da concepção do LinkedIn. Ly deixou a empresa em 2006 para focar nos próprios negócios;
- Konstantin Guericke: foi chefe de marketing e especialista em construção de negócios. O empreendedor também deixou a plataforma em 2006 para tocar seus próprios empreendimentos;
- Reid Hoffman: principal mente por trás do LinkedIn, o empreendedor também trabalhou na Apple, Fujitsu e PayPal, além de ter criado a plataforma SocialNet.
História do LinkedIn
Inicialmente, o LinkedIn contou com cerca de 350 participantes convidados pelos próprios fundadores. No final de maio, a rede social já tinha mais de 4 mil inscritos, incluindo diversos usuários de fora dos Estados Unidos. Em 2004, a plataforma contava com mais de 1 milhão de membros.
Saltando para 2007, entram em cena Dan Nye, como diretor executivo, e Jeff Weiner, no cargo de CEO. A entrada de ambos foi marcada pela adição de novos recursos na plataforma, como opção para inserir foto de perfil e participar de conversas conforme interesse do usuário.
Já em 2012, o site ganhou um novo layout. Ele era mais simples e primava pela funcionalidade, estando mais próximo da roupagem que conhecemos atualmente. Desde essas importantes mudanças, o LinkedIn não parou de crescer e conseguiu se consolidar como a maior rede social voltada para profissionais.
Em 2016, a Microsoft comprou o LinkedIn por US$ 26 bilhões, tornando-se uma das maiores aquisições da empresa fundada por Bill Gates
Quem é Reid Hoffman?
O maior nome por trás da plataforma foi um importante empreendedor que auxiliou no crescimento de diversas Big Techs, como Apple e Fujitsu. Hoffman também esteve presente na criação do PayPal, onde chegou a ser vice-presidente até a venda da companhia em 2002 para o eBay. Em 1997, criou a sua primeira rede social, a SocialNet, com foco em amizades. Sem êxito, a rede social foi encerrada em 2000.
Acumulando experiência na área, Hoffman percebeu a necessidade de continuar investindo em plataformas voltadas para relacionamentos, pois o número de novos adeptos da internet não parava de crescer e a área se mostrava cada vez mais fértil para negócios inéditos. Foi a partir disso que a concepção do LinkedIn ganhou força e a rede social saiu do papel.
Hoffman permaneceu como CEO do LinkedIn até 2007, quando deixou o cargo e passou a ocupar a presidência do site, também se tornando conselheiro com foco em expansão de negócios.
Após a venda para Microsoft, Hoffman se tornou membro do conselho da gigante de Redmond em 2017 e permanece sendo influente no mundo da tecnologia e dos negócios, investindo em várias startups e servindo como conselheiro de muitas companhias de sucesso, incluindo o próprio LinkedIn — onde ainda é atuante.