Fujitsu
Fundação
Kawasaki, Japão
A Fujitsu Ltd. é uma multinacional dedicada à tecnologia da informação e telecomunicações fundada no dia 20 de junho de 1935, no Japão. É uma das companhias mais antigas do mundo no setor de TI.
A empresa nasceu como um braço de telefonia da Fuji Electric Company, que era uma joint venture entre a japonesa Furukawa Electric Company e o grupo alemão Siemens. Em 1935, a divisão foi separada do restante da companhia e deu origem à Fujitsu como uma empresa independente.
O nome da empresa reflete sua origem. O “Fu” vem de Furukawa, enquanto o “Ji” se origina da pronúncia de Siemens (“Jimensu”) para os japoneses. Por fim, o “Tsu” vem de “Tsushinki”, que significa “equipamento de telecomunicações”.
A empresa recebe o crédito pelo desenvolvimento do primeiro computador japonês, o FACOM 100, revelado em 1954. Apenas em 1961 a companhia lançou seu primeiro mainframe utilizando transistores, o FACOM 222.
Ao longo dos anos, a companhia se expandiu para atuar em diversos segmentos tecnológicos, com hardware, computação em nuvem, armazenamento inteligência artificial. Uma de suas verticais mais importantes é a Fujitsu General, que distribui condicionadores de ar.
A companhia também tem presença importante no mercado de supercomputadores. A Fujitsu é parte integral do Fugaku, máquina japonesa lançada em 2021 que utiliza o microprocessador A64FX da companhia e chegou a liderar o ranking de mais potentes do planeta. A empresa desenvolveu o computador em parceria com a Riken e o disponibiliza para múltiplos usos na área de indústria e pesquisas acadêmicas.