Publicidade

Como pesquisar vagas, pessoas e empresas no LinkedIn

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Divulgação/ Unsplash/ linkedinsalesnavigator
Divulgação/ Unsplash/ linkedinsalesnavigator
Tudo sobre LinkedIn

O LinkedIn oferece um avançado sistema de pesquisa para você encontrar vagas, empresas, grupos e cursos, entre outras categorias — tudo isso de forma simples e versátil. A rede também disponibiliza filtros que otimizam os resultados de acordo com a categoria de pesquisa.

Como encontrar vagas, pessoas e empresas no LinkedIn

É possível que pessoas sem conta no LinkedIn façam pesquisas usando um navegador, mas para que a rede social mostre resultados mais precisos e diversificados, a recomendação é criar uma conta.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para quem utiliza a plataforma pelo celular, é necessário estar com o aplicativo atualizado na versão mais recente para que o algoritmo entregue resultados mais interessantes.

Buscar no LinkedIn pelo computador

  1. Clique na barra de pesquisa, na parte de cima da tela;
  2. Digite o que você procura e aperte Enter;
  3. Filtre os resultados clicando nas opções do menu à esquerda ou da barra superior;

Se precisar de mais filtros, faça assim:

  1. Clique na opção “Todos os filtros”;
  2. Escolha os filtros desejados;
  3. Clique em “Exibir resultados”.

Usar filtros extras refina ainda mais a sua pesquisa, algo útil especialmente na hora de encontrar recrutadores e empresas desconhecidas, mas que atuam na área que você busca.

Continua após a publicidade

Buscar no LinkedIn pelo celular

  1. Toque na barra de pesquisa, na parte superior da tela;
  2. Digite o que você procura e toque em “Visualizar todos os resultados”;
  3. Use as opções da barra superior para filtrar os resultados.

Se precisar de mais filtros, faça assim:

  1. Toque em "Ver todos os resultados" na categoria desejada;
  2. Toque no ícone de filtros;
  3. Escolha os filtros desejados;
  4. Toque em “Exibir resultados”.

Continua após a publicidade

Adicionar filtros pode otimizar a sua pesquisa, o que pode ajudar muito na busca por recrutadores e empresas desconhecidas que estão presentes na região de seu interesse.

Como pesquisar vagas no LinkedIn

O LinkedIn tem uma guia dedicada à pesquisa de vagas de acordo com o perfil do usuário. Nela, é possível selecionar filtros como cargo, nível de experiência, localização e habilidades.

No computador

Continua após a publicidade
  1. Na página inicial, clique no ícone de maleta no canto superior direito da tela;
  2. Na nova tela, clique na barra de pesquisa;
  3. Digite o que deseja procurar e pressione Enter;
  4. Confira as vagas relacionadas.

Caso precise de mais filtros, siga o procedimento abaixo:

  1. Clique na opção “Todos os filtros”;
  2. Escolha os filtros desejados;
  3. Clique em “Exibir resultados”.
Continua após a publicidade

A utilização de filtros aprimora a busca e exibe vagas mais atraentes e compatíveis com os seus interesses.

No celular

  1. Na página inicial, toque no ícone de maleta no canto inferior direito da tela;
  2. Toque na barra de pesquisa;
  3. Digite um cargo ou uma empresa para encontrar vagas relacionadas.

Continua após a publicidade

Caso precise de mais filtros, faça assim:

  1. Toque no ícone de filtros;
  2. Escolha os filtros desejados;
  3. Toque em “Exibir resultados”.

Aplicar filtros extras mostra vagas mais interessantes e compatíveis com as suas preferências no LinkedIn.

Continua após a publicidade

Como funciona o algoritmo de pesquisa do LinkedIn?

De acordo com o LinkedIn, o algoritmo de busca da plataforma obedece uma série de critérios com base no perfil e na experiência geral do usuário. Por exemplo, ele absorve informações presentes no histórico de pesquisas, nas reações, nos comentários e no perfil geral da rede de contatos para entregar os melhores resultados.

Além disso, existem outros dados que também contam no processo:

  • Relevância do conteúdo pesquisado por palavra-chave;
  • Interesse do usuário nas conexões e conteúdos do perfil;
  • Localização geográfica;
  • Experiência profissional e habilidades.
Continua após a publicidade

O LinkedIn também explica que não é recomendável inflar as buscas com muitas palavras-chaves. O correto é apenas utilizar aquelas que melhor representam a expertise da pessoa. Se isso não for feito, é provável que a plataforma classifique o seu perfil como spam e entregue resultados de pesquisa completamente aleatórios.

Fonte: LinkedIn