Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Oscar 2024 | Quais filmes brasileiros podem concorrer a uma vaga?

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Agosto de 2023 às 15h05

Link copiado!

Claraluz Filmes, Acere, Manequim Filmes
Claraluz Filmes, Acere, Manequim Filmes

Os preparativos para o Oscar 2024 já começaram e a Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais anunciou a lista de filmes que tentarão uma indicação para representar o Brasil na categoria Melhor Filme Internacional. Ao todo, foram 28 títulos selecionados.

Agora, a Academia se reunirá mais duas vezes em setembro, uma no dia 5, no qual serão selecionados seis títulos para seguir na disputa, e posteriormente no dia 12, quando fará a escolha definitiva do longa que irá à premiação. Entre os nomes indicados estão Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) e Nosso Sonho, cinebiografia de Claudinho e Buchecha dirigida por Eduardo Albergaria.

Em 2022, o indicado foi Marte Um, escrito e dirigido por Gabriel Martins que reflete sobre o racismo e as consequências que um governo de extrema-direita pode trazer para a vida da população. Infelizmente, o filme acabou de fora da lista final de indicados.

Continua após a publicidade

Neste ano, a expectativa está em O Homem Cordial, de Iberê Carvalho e Angela, de Hugo Prata, que traz Isis Valverde no papel de Angela Diniz, socialite que foi vítima de feminicídio em 1976 pelo seu namorado Doca Street. Além deles, outros títulos estão na disputa pela vaga. Confira abaixo:

A primeira morte de Joana

Continua após a publicidade

Dirigido por Cristiane Oliveira, o filme mostra a jovem Joana (Letícia Kacperski) experimentando as dores e as alegrias da transição entre a infância e a adolescência. A obra também traz várias reflexões sobre o amor, e os segredos que as mulheres escondem.

Angela

O filme de Hugo Prata com roteiro de Duda Almeida retrata a história da vida e morte de Angela Diniz e como o seu assassinato chocou o Brasil. Na obra, seu namorado Raul é vivido por Gabriel Braga Nunes.

Continua após a publicidade

Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro

Nessa animação de Guilherme Fiuza Zenha, Chef Jack é um cozinheiro de bom coração que se aventura por todos os cantos do planeta cozinhando e descobrindo ingredientes raros para completar suas receitas. Sua carreira azeda, no entanto, quando ele erra um prato e sua reputação cai drasticamente. Para recuperar sua fama, ele entra em uma competição chamada Convergência de Sabores, mas ganhar esse desafio será bem mais difícil do que ele pensa.

Elis & Tom – Só Tinha de Ser com Você

Continua após a publicidade

O filme de Roberto de Oliveira mostra o encontro de Elis Regina e Tom Jobim em Los Angeles, no ano de 1974, quando eles se encontram para gravar o álbum "Elis & Tom" que se tornaria um marco na música brasileira.

Estranho Caminho

Continua após a publicidade

Dirigido pelo jovem cearense Guto Parente, este filme acompanha a trajetória de David (Lucas Limeira), um cineasta que decide visitar sua cidade natal, Fortaleza, mas é surpreendido pela pandemia do coronavírus. Sem saber o que fazer, ele é obrigado a entrar em contato com seu pai, com quem não falava há dez anos. O que ele não imaginava é que após o reencontro coisas estranhas começariam a acontecer.

Jair Rodrigues – Deixa que Digam

Outro filme biográfico que está na disputa é esse longa de Rubens Rewald que se dedica a explorar a trajetória artística e pessoal de um dos maiores músicos brasileiros. O filme é contado em formato de documentário e acompanha a vida do artista desde as primeiras canções até os últimos sucessos.

Continua após a publicidade

Mais Pesado é o Céu

Com Matheus Nachtergaele, Mais Pesado é o Céu acompanha Teresa e Antônio, dois adultos que acolhem uma criança abandonada e sonham com um futuro melhor — embora isso seja uma incerteza.

Medusa

Continua após a publicidade

Mariana, uma jovem religiosa, e suas amigas mantêm as aparências de beatas perfeitas. Porém, quando a noite cai, elas formam uma gangue e, escondidas atrás de máscaras, caçam e punem aqueles que não estão seguindo o caminho correto. Divididas entre a liberdade que as afronta, mas também as fascina, a vida das personagens vai se transformando pouco a pouco até chegaram ao completo caos.

Ninguém é de Ninguém

Continua após a publicidade

Baseado na obra de Zíbia Gasparetto, Ninguém é de Ninguémconta a história de Roberto (Danton Mello), um homem extremamente ciumento que, mesmo após a morte, persegue a esposa Gabriela (Carol Castro), fazendo da vida dela um inferno.

Noites alienígenas

Três amigos de infância, Rivelino, Sandra e Paulo se reencontram em Rio Branco, no Acre, depois de uma tragédia em comum. Juntos, eles ainda têm que encarar a chegada de facções criminosas que migraram do sudeste do Brasil para a Amazônia.

Continua após a publicidade

Nosso Sonho

Essa cinebiografia estrelada por Lucas Penteado e Juan Paiva conta a história dos amigos Claudinho e Buchecha que se tornaram uma das maiores duplas de funkeiros do Brasil.

O alecrim e o sonho

Continua após a publicidade

Este filme brasileiro de Valerio Fonseca retrata o cotidiano de Vicente, um professor aposentado e viúvo que mora no bairro do Alecrim e oscila entre sonhos lúcidos e a realidade cruel do mundo em que vive.

O espaço infinito

Vivida por Gabrielle Lopes (Como Nossos Pais), Nina é uma jovem que está internada em uma clínica psiquiátrica e que começa uma jornada pelo seu próprio inconsciente a fim de encontrar um caminho plausível para o que vive.

O faixa preta – A Verdadeira História de Fernando Tererê

Esse filme acompanha a trajetória de vida do pentacampeão mundial de Jiu-jitsu, Fernando Tererê que venceu quase todas as lutas que participou, mas teve uma grande derrota na sua vida pessoal. O filme conta com Isabel Fillardis e Luis Otavio no elenco.

O Homem cordial

Com Paulo Miklos e Thaíde, O Homem Cordial se passa nos anos de 1980, quando uma famosa banda de rock se preparava para voltar aos palcos. Acontece que, pouco antes disso acontecer, um vídeo relacionando o vocalista da banda com a morte de um policial militar é divulgado e a vida do cantor vira de cabeça para baixo.

O Mestre da Fumaça

Mesclando ação e comédia, esse filme conta a história dos irmãos Daniel (Thiago Stechinni) e Gabriel (Daniel Rocha), que são amaldiçoados por uma máfia chinesa e, para resistirem, precisam aprender a arte marcial do Estilo Fumaça. Acontece que, ao brigar com uma gangue, Daniel acaba hospitalizado e para salvar o irmão, Gabriel terá que encontrar o Mestre da Fumaça e tentar quebrar a tal maldição.

O Rio do Desejo

Com Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Rômulo Braga e Gabriel Leone no elenco, esse filme escrito e dirigido por Sérgio Machado conta a história de dois irmãos que nutrem sentimentos pela mesma mulher, a encantadora Anaíra, em um triângulo amoroso a bordo de um barco que viaja pelo Rio Negro.

Pedágio

Com uma temática que retrata a opressão e a violência sofrida pela população LGBTI+, Pedágio conta a história de Suellen, uma cobradora de pedágio que consegue fazer uma renda extra ilegalmente com o único intuito de levar o seu filho a uma caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

Perdida

Baseada no romance de Carina Rissi e estrelado por Giovanna Grigio, Perdidaconta a história de Sofia, uma jovem sonhadora que viaja no tempo e vai parar no século XIX, onde encontra o seu verdadeiro amor, o romântico Ian Clarke (Bruno Montaleone).

Perlimps

Essa animação infantil conta a história de Claé e Bruô, dois agentes secretos de reinos rivais que precisam unir forças e encontrar os Pelimps, criaturas mágicas capazes de encontrar a paz em tempos de guerra.

Raquel 1:1

Em Raquel 1:1, a protagonista é uma adolescente que volta à pacata cidade onde nasceu para construir uma nova vida com seu pai. Acontece que, logo que chega ao local, ela se espanta ao ver como a religião é algo tão forte para aquelas pessoas que vivem ali. Pouco a pouco, então, ela vai fazendo amigos e inicia um novo grupo de estudos da Bíblia na qual questiona muitas convicções que as pessoas dali acreditavam ter.

Regra 34

Com roteiro de Rafael Lessa e Júlia Murat, esse filme nos apresenta Simone, uma advogada que fazia apresentações online de sexo para conseguir pagar a faculdade de Direito. Agora, após passar em um concurso para defensora pública, ela sonha em defender as mulheres vítimas de abuso e acaba deixando a vida de garota de programa de lado.

Acontece que uma amiga sua lhe envia o link de uma mulher praticando sadomasoquismo e isso lhe desperta o interesse em começar uma jornada de conhecimento sobre as práticas de BDSM.

Retratos fantasmas

Contado em forma de documentário e ambientado no século XX, esse filme de Kleber Mendonça Filho faz um retrato do Centro de Recife por meio de imagens de arquivo e fotografias que mostram as salas de cinema que movimentavam a população e ditavam tendências.

Segundo Tempo

Ana e Carl são dois irmãos que sempre tiveram atritos, mas que, depois de uma grande perda familiar, se unem para buscar respostas — no Brasil e na Alemanha — para suas crises de identidade e as expectativas que têm do futuro.

Sinfonia de um Homem Comum

Esse documentário nacional acompanha a vida política e pessoal de José Maurício Bustani, um diplomata brasileiro que foi diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) e, entre várias façanhas, tentou impedir a invasão do Iraque pelos Estados Unidos, mas acabou demitido. Agora, aposentado, ele se dedica apenas ao piano e acompanha o cenário político pelos noticiários.

Tia Virgínia

Com Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso no elenco, esse filme conta a história de Virgínia, uma mulher de 70 anos que nunca se casou e nem teve filhos, sendo convencida pelas irmãs a cuidar dos pais.

A trama se passa em um único dia, quando ela se prepara para receber a visita de Valquíria e Vanda, suas duas irmãs, que estão vindo celebrar o Natal em sua casa.

Tração

Com uma trama recheada de ação, esse filme acompanha um grupo de motociclistas que é convidado para uma arriscada competição de motocross, a MotoAthlon. Porém, quando eles caem em uma cilada, precisam correr contra o tempo para salvar a vida de Isadora, a mocinha do bando.

Urubus

Trinchas, um jovem pichador, comanda um dos grupos de picho mais importantes de São Paulo. Um dia, ele conhece Valéria, uma estudante de arte, e seus mundos colidem. O resultado disso é que eles decidem invadir a 28ª Bienal de São Paulo, e começam a ganhar protagonismo no debate cultural da cidade.