Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 melhores filmes e séries baseados em livros de romance teen

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Outubro de 2022 às 16h00

Link copiado!

Paramount Pictures, Camisa Listrada, CBS Paramount
Paramount Pictures, Camisa Listrada, CBS Paramount

As produções voltadas para o público adolescente ou jovem adulto (young adult, como é chamado em inglês) muitas vezes acabam extrapolando seu nicho e conquistando outros espectadores. Com uma trama mais leve e descontraída, elas geralmente são uma boa escolha para relaxar e esquecer dos problemas do dia a dia.

Entre as produções, existem aquelas baseadas em livros de romance teen, como é o caso do filme nacional Cinderela Pop, inspirado no livro homônimo de Paula Pimenta, uma das principais escritoras brasileiras do gênero; e A Barraca do Beijo, que fez tanto sucesso que ganhou outras duas continuações.

Mas, além desse, há também títulos que despertam reflexões como As Vantagens de Ser Invisível e Com Amor, Simon, que conta a vida de um jovem de 17 anos que esconde da família sua orientação sexual.

Continua após a publicidade

Seja qual for a sua preferência, o que não falta são opções. Pensando nisso, o Canaltech listou os cinco melhores filmes e séries baseados em livros de romance teen para você assistir.

5. Amor e Gelato

Para começar a nossa lista de melhores filmes e séries baseados em livros de romance teen, nada melhor do que uma história de amor na Itália.

Nessa trama conhecemos, Lina, uma jovem estadunidense que após perder a mãe para um câncer precisa se mudar para o país dos gelatos. No local, ela irá em busca de seu verdadeiro pai e ficará divida entre dois amores repentinos.

Lançado em 2022, o filme é baseado no livro homônimo de Jenna Evans Welch, e faz parte da trilogia que conta com Amor & Sorte e Amor & Azeitonas.

Você pode assistir a Amor & Gelato na Netflix.

Continua após a publicidade

4. A Saga Crepúsculo

É impossível falar em filmes baseados em livros teen sem citar essa saga que se tornou um clássico com o passar dos anos. O primeiro filme, Crepúsculo, foi lançado em 2008 e apresentou ao público o romance proibido da adolescente Bella Swan (Kristen Stewart) e do vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson).

Em seguida vieram os outros livros e filmes, sendo a sequência composta por Lua Nova, Eclipse, Amanhacer Parte I e II.

Continua após a publicidade

Sucesso de público, A Saga Crepúsculo foi baseada nos livros da autora Stephenie Meyer e estão disponíveis na Netflix, Star+, Apple TV, Globoplay e Google Play.

3. Gossip Girl

Saindo dos filmes e indo para as séries baseadas em livros de romance teen, chegou a vez de uma das produções mais famosas dos anos 2000. Com seis temporadas, a série retrata da vida de luxo dos jovens do Upper East Side, entre eles da sedutora Serena van der Woodsen e da patricinha Blair Waldorf, que apesar de serem melhores amigas vivem se estranhando (muitas vezes por causa de namorados).

Continua após a publicidade

Recheada de intrigas, mentiras, triângulos amorosos e muitos escândalos, a série tem como personagem principal a misteriosa Gossip Girl, um pseudônimo para o autor ou a autora de um blog de fofoca que revela todos os podres que rondam a alta sociedade Manhattan.

Gossip Girl foi lançada em 2007 e é baseada no livros homônimos de Cecily von Ziegesar. Os episódios estão disponíveis na HBO Max, que recentemente também lançou um reboot da produção.

2. Fala Sério, Mãe!

Continua após a publicidade

Chegou a vez dos filmes nacionais baseados em livros de romance teen, e dessa vez o destaque ficou com Fala Sério, Mãe!, uma adaptação da obra homônima de Talita Rebouças, uma das autoras infanto-juvenis mais famosas do Brasil.

Nessa trama, conhecemos Maria de Lourdes, uma adolescente que está descobrindo o amor com seu primeiro namorado Nando, e enfrentando problemas para lidar com sua mãe Ângela Cristina. Entre tapas e beijos, as duas terão que encontrar uma maneira de superar as diferenças.

Lançado em 2017, o filme foi dirigido por Pedro Vasconcelos e traz no elenco Ingrid Guimarães e Larissa Manoela. Você pode assisti-lo no Globoplay, Apple TV e Google Play.

1. Meninas Malvadas

Continua após a publicidade

Clássico dos anos 2000, Meninas Malvadas até hoje faz (muito!) sucesso, mas o que muita gente não sabe é que o filme é inspirado em um livro; o Queen Bees and Wannabes da autora Rosalind Wiseman. Na verdade, trata-se de uma obra que aborda os comportamentos agressivos de meninas adolescentes que formam grupos e acabam sendo malvadas com outras.

O livro foi lançado em 2002 e serviu de base para o filme, que só chegou às telonas em 2004. O longa é estrelado por Lindsay Lohan no papel da protagonista Candy e ainda conta com Rachel McAdams como a malvada Regina George. Já Jonathan Bennet, assume o papel de Aaron Samuels, o garoto pelo qual as duas meninas são perdidamente apaixonadas.

Você pode assistir Meninas Malvadas no Prime Video, Apple TV, Globoplay e Google Play.