Review Galaxy Book2 | Ótimo custo-benefício da linha Galaxy
Por Ramalho Lima (Maldditu Xavier) • Editado por Léo Müller |
A Samsung já atualizou suas linhas de notebooks com os processadores Intel de 12ª geração. O modelo que testamos mais recentemente foi o Galaxy Book2 equipado com o chip Intel Core i5-1235U. Contudo, a série Galaxy Book2 também é disponibilizada com chips Core i3 e Core i7, segundo o fabricante.
- Review Asus Zenbook S 13 Flip OLED | Levinho e com boa bateria
- Review Lenovo Yoga Slim 9i 2022 | Um dos melhores ultrafinos
O modelo surge como uma opção de custo-benefício na linha Galaxy Book, que contava apenas com notebooks mais avançados e com o modelo Go, que é um ultraportátil.
O Galaxy Book2 repete boas características da geração passada, como o upgrade facilitado, e traz evoluções, como a tela com qualidade IPS. Ele também oferece alta compatibilidade com o ecossistema da Samsung, com apps de fácil integração com outros dispositivos da marca.
Se você quer saber mais sobre o Galaxy Book2 e se vale a pena investir neste novo notebook custo-benefício da Samsung, acompanhe este review até o fim.
🛒 Compre o Galaxy Book2 no Magalu
🛒 Compre o Galaxy Book2 no Zoom
🛒 Compre o Galaxy Book2 na Amazon
Design, Construção e Conectividade
O Galaxy Book2 possui design semelhante ao de modelos equivalentes da geração anterior (Samsung Book), o que não é algo ruim. O notebook tem visual elegante e sóbrio, e vem na cor grafite. As dimensões estão ligeiramente inferiores, o que significa que o Galaxy Book2 ficou mais compacto e fácil de ser carregado, embora o peso seja praticamente o mesmo dos modelos anteriores.
- Dimensões: 358,2 x 236,9 x 18,5 mm;
- Peso: 1,80 kg.
Ele é todo feito em plástico de boa qualidade, o que confere alta resistência ao chassi do aparelho, sem deixá-lo mais pesado. Na parte de cima da tampa, há a logo da Samsung, enquanto na parte inferior temos quatro pés de borracha, dois alto-falantes, frestas para ventilação e os compartimentos que dão acesso às memórias RAM e ao conector para instalação de um HD ou SSD SATA.
A tampa do equipamento tem abertura de 180º, com uma dobradiça central e bem larga, que passa uma sensação de boa durabilidade. Na parte interna, o notebook apresenta a mesma cor grafite, com a moldura da tela em plástico preto fosco.
Como conexões sem fio, temos o Wi-Fi 5 dual-band e o Bluetooth 5.1. Do lado direito do aparelho ficam a trava se segurança, uma porta USB-A 2.0, um conector P2 híbrido para fone de ouvido e microfone, além de um leitor de cartões microSD.
Já do lado esquerdo do dispositivo, temos uma porta USB-A 3.2, duas portas USB-C com energia e vídeo, uma porta HDMI e uma entrada RJ45 para rede cabeada.
Tela
No ano passado, eu testei alguns modelos da linha Samsung Book, mas todos eles tinham tela TN de qualidade abaixo da média. Felizmente, o Galaxy Book2 é equipado com uma tela com painel PLS, que tem a mesma qualidade do painel IPS. Embora essa informação não conste no site oficial, é fácil perceber que essa tela tem qualidade muito superior à TN usada nos Samsung Book de 2022.
- Tecnologia do painel: PLS (IPS);
- Tamanho: 15,6 polegadas;
- Resolução: Full HD (1920 x 1080 pixels);
- Taxa de atualização: 60 Hz.
Sendo uma tela com painel PLS, o display do Galaxy Book2 não faz feio. As cores são vivas, o contraste é satisfatório e o ângulo de visão é bom. Isso significa que as cores não distorcem se você olhar a tela de uma posição inclinada ou meio de lado. A resolução Full HD também serve muito bem, seja para diversão ou trabalho.
O brilho da tela não é tão alto. Usando o notebook para trabalhar durante o dia, eu deixei o brilho da tela em 100%. Isso significa que a luminosidade não chegará a sobrar caso você precise usar o equipamento ao ar livre, com o dia muito claro. Dentro de casa, esse nível de brilho já dá conta.
No mais, a tela do Galaxy Book2 traz especificações básicas, como a taxa de atualização de 60 Hz, que funciona bem para modelos custo-benefício. Essa tela tem abertura de 180º, o que dá maior flexibilidade para alguns usuários.
Teclado e touchpad
O Galaxy Book2 tem o mesmo teclado de membrana dos modelos anteriores, com teclas de perfil baixo, quase rentes ao chassi da máquina.
- Padrão: ABNT2;
- Touchpad com múltiplos toques: sim.
Eu já havia criticado esse tipo de teclado anteriormente, e mantenho minhas observações. Como pontos positivos, eu ressalto o layout ABNT2 e o fato de ele ter o pad numérico. Os pontos negativos são a falta de retroiluminação e o posicionamento de algumas teclas de uso constante, como a interrogação. Não são falhas graves, pois os usuários devem se acostumar com o tempo.
O touchpad é simples, mas tem tamanho decente, suporta comandos com múltiplos toques (dois dedos para rolagem de páginas, zoom, etc.) e possui boa precisão.
Configuração e desempenho
A série Galaxy Book2 é disponibilizada com processadores Intel Core i3, i5 e i7. No momento, testamos apenas o que é equipado com o chip Core i5-1235U, que é uma CPU intermediária voltada para alta eficiência energética.
- Processador: Intel Core i5-1235U (10 núcleos e 12 threads, sendo 2 núcleos e alto desempenho e 8 núcleos para eficiência energética);
- Memória RAM: 8 GB DDR4 (2x 4 GB);
- Armazenamento: SSD NVMe M.2 de 512 GB;
- Placa de vídeo: gráficos integrados Intel Iris Xe G7;
- Webcam: 720p;
- Sistema operacional: Windows 11 Home.
O modelo ainda traz 8 GB de memória RAM, sendo dois pentes de 4 GB funcionando em dual channel. Essa característica ajuda no desempenho da placa de vídeo integrada, sendo uma opção melhor do que ter apenas um pente de 8 GB. O SSD NVMe tem 512 GB de espaço.
Como o modelo que testamos usa um chip Core i5, ele oferece desempenho típico de uma máquina intermediária. Não notei lentidão ou travamentos usando o notebook para trabalhar. Os 8 GB de memória RAM são suficientes para que o usuário consiga manter alguns apps abertos sem que o dispositivo apresente lentidão.
De maneira geral, o Galaxy Book2 é ideal para estudantes ou profissionais que precisam de uma máquina ágil para rodar aplicativos de escritório ou um navegador com várias abas abertas sem nenhum problema.
Para profissionais que editam vídeos e imagens, a máquina até pode quebrar um galho, mas ela não vai entregar alto desempenho em projetos complexos. O mesmo ocorre com relação a jogos: o notebook roda alguns títulos leves, mas não foi projetado para games com gráficos pesados demais.
A webcam do Galaxy Book2 é melhor do que a equipava os Samsung Books do ano passado. Mas, apesar da resolução HD (720p), o sensor da câmera não é muito bom, e as imagens ficam com muita granulação. É necessário utilizar o notebook em um lugar bem iluminado para reduzir os ruídos na imagem. Além disso, a webcam poderia ter uma chave física para tapar a lente quando ela não estivesse em uso.
Cinebench R23
No Cinebench R23, o Galaxy Book2 fez 1084 pontos em single-core e 5893 pontos em multi-core. A pontuação é boa, como era de se esperar para um chip dessa categoria. Isso significa que o notebook oferece bom desempenho tanto em aplicativos mais simples quanto nos que utilizam todas as threads do chip.
Time Spy
No Time Spy, o Core i5-1235U se mostrou um pouco superior ao Core i7-1165G7, que equipa o Samsung Book KU1BR, lançado no ano passado. É um bom desempenho, considerando uma comparação de um chip intermediário com um mais avançado que pertence à geração anterior.
CrystalDiskMark
O SSD NVMe também se mostrou de boa qualidade, conforme o teste realizado do CrystalDiskMark 8.0.4. As velocidades de escrita são bem superiores às do drive de armazenamento dos modelos Samsung Book, por exemplo.
CS:GO
O Galaxy Book2 não é um notebook voltado para jogos. Mesmo assim, eu fiz um benchmark usando o Counter Strike: Global Offensive para dar uma ideia do que a máquina é capaz ao executar games leves. Eu rodei o jogo na resolução HD (1280 x 720 pixels), com os recursos ativados no médio, o antisserrilhado no MSAA 2x e a filtragem de texturas em “automático:trilinear”.
A configuração completa do jogo ficou como mostrado abaixo:
PCMark 10
No PCMark 10, o Galaxy Book2 também se saiu bem, completando o benchmark sem nenhum tipo de erro ou travamento. Isso comprova a aptidão do Core i5-1235U para tarefas do dia a dia e escritório. As pontuações em diferentes categorias servem como dados comparativos com outros notebooks que testamos.
Teste de stress no CPU-Z
No teste de stress por 10 minutos, usando o CPU-Z, o Galaxy Book2 chegou a um pico de temperatura de 92º C, mas logo estabilizou nos 68º C. O equipamento ficou bem frio durante esse tempo.
Usabilidade
O Galaxy Book2 roda o Windows 11 Home e traz uma suíte de aplicativos do ecossistema Samsung Galaxy, que é mais completa que nos modelos Samsung Book da primeira geração.
Há um recurso chamado Smart Switch, que facilita a transferência dos arquivos e configurações do usuário do dispositivo antigo para o novo. Já o Single Sign-On é um sistema de login único da Samsung, que integra o notebook aos serviços online da empresa.
Fora isso, há ainda diversos apps conhecidos dos smartphones da companhia, como o Samsung Notes e a Samsung Galeria. Uma vez que o usuário tenha logado com sua conta, ele poderá ter acesso aos mesmos arquivos, notas, fotos e vídeos criados a partir de seu celular Galaxy.
Outro app do ecossistema da Sammy é a Bixby, que permite que o usuário controle o notebook por meio de comandos de voz. E o modelo ainda é compatível com o recurso de compartilhamento de tela, que permite que um tablet Samsung (dentre os modelos mais recentes) seja usado como um segundo monitor, utilizando uma conexão sem fio.
Sistema de som
O sistema de som do Galaxy Book2 tem qualidade aceitável, mas, como ocorre em todo notebook Windows, não tem nada de especial. Ao menos, o som é alto e não distorce quando o volume está no máximo.
- Alto-falantes: estéreo com duas saídas de som;
- Potência: 2x 1,5 W = 3 W RMS totais;
- Recursos extras: Dolby Atmos.
É um bom áudio para assistir a vídeos no YouTube, mas é altamente recomendável que o usuário adquira fones de ouvido ou caixas de som decentes se quiser aproveitar músicas, filmes e séries com boa qualidade.
Bateria e carregamento
O Galaxy Book2 tem bateria de 43 Wh e seu carregador de 45 W usa conector do tipo USB-C, tanto no acessório quanto na ponta que é ligada à máquina.
- Capacidade da bateria: 43 Wh;
- Carregador: 45 W.
Eu fiz testes para determinar o desempenho da bateria do dispositivo. No primeiro deles, eu coloquei o notebook para rodar vídeos no YouTube por 6 horas, no modo de tela cheia, com o brilho da tela em 70% e com o som em 50% do volume. Com 5 horas e 17 minutos de teste, o dispositivo chegou aos 6% de carga restante, e pediu para ser reconectado à tomada. Liguei o notebook na tomada, e a bateria carregou completamente após 2 horas e meia.
No outro teste, eu usei o notebook para trabalhar, fazendo as coisas que faço normalmente, como escrever no Google Docs e assistir a vídeos no YouTube, além de fazer pesquisas na internet. Mantive duas instâncias do MS Edge abertas, com algumas abas, cada uma, além do Slack, Discord e WhatsApp abertos. O brilho da tela ficou em 100%.
Liguei o notebook às 9h00, e ele entrou no modo de economia às 13h03, informando carga muito baixa às 14h20. Não é um tempo ruim, mas eu esperava mais de um chip com sufixo U, que significa “baixo consumo de energia”.
Concorrentes diretos
Um notebook que oferece desempenho semelhante ao Galaxy Book2 é o Lenovo IdeaPad Flex 5i equipado com o Core i5-1235U e 8 GB de RAM. Contudo, é necessário ressaltar que o modelo da Lenovo tem uma proposta um tanto diferente.
O IdeaPad Flex 5i tem tela IPS com 14 polegadas, resolução WUXGA (1920 x 1200 pixels) e taxa de atualização de 60 Hz. Essa tela é sensível ao toque, pois o notebook é 2 em 1, e pode funcionar como um tablet, oferecendo mais versatilidade que seu concorrente.
Suas desvantagens ficam por conta da capacidade de expansão: além de os 8 GB de memória RAM já estarem no limite, o SSD não tem muito espaço e não é possível instalar um segundo drive de armazenamento.
Ambos os notebooks estão na mesma faixa de preço, e podem ser encontrados por um valor inicial próximo dos R$ 3.950.
🛒 Compre o Lenovo IdeaPad Flex 5i no Magalu
🛒 Compre o Lenovo IdeaPad Flex 5i no Zoom
🛒 Compre o Lenovo IdeaPad Flex 5i na Amazon
Vale a pena comprar o Galaxy Book2?
O Galaxy Book2 oferece ótimo desempenho para tarefas do dia a dia, e é uma máquina ideal para profissionais que vão utilizar aplicativos de escritório. Ele tem construção e configuração decentes, não aquece e é relativamente fino. Sua tela PLS tem boa qualidade, tornando o modelo uma ótima opção para fãs de filmes e séries.
Como extras, o dispositivo vem com diversos aplicativos da Samsung, que proporcionam maior integração entre o equipamento e outros produtos da empresa. Dá para acessar notas criadas em um smartphone Galaxy, visualizar fotos, usar um tablet compatível como segunda tela, entre outros. Além disso, o Galaxy Book2 possui upgrade facilitado, que não interfere na garantia do notebook.
Se você quiser um notebook mais versátil, do tipo 2 em 1, que tem tela sensível ao toque e também pode ser usado como um tablet, o Lenovo IdeaPad Flex 5i é uma alternativa. Esse modelo oferece desempenho semelhante ao do Galaxy Book2, mas tem capacidade de expansão reduzida, o que poderá impactar negativamente em sua longevidade.
🛒 Compre o Galaxy Book2 no Magalu