Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o Discord?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Junho de 2023 às 18h30

Link copiado!

Discord, Inc.
Discord, Inc.

O Discord é uma plataforma para comunicação individual ou em grupos que permite enviar mensagens de texto e criar chamadas de áudio ou vídeo. O espaço pode ser usado para conversar com amigos ou participar de grandes comunidades sobre temas específicos.

O aplicativo está disponível para navegador, Android, iOS, Linux, macOS e Windows, além de receber integração com os consoles Xbox Series S|X e PlayStation 5. Inicialmente o Discord foi destinado à comunidade gamer, mas a plataforma atingiu diferentes públicos com o passar dos anos e chegou à marca de 150 milhões de usuários ativos por mês em 2021.

Qual é a origem da plataforma

Continua após a publicidade

Idealizado por Jason Citron e Stanislav Vishenky, o conceito original do Discord veio como uma resposta a um problema comum na comunidade gamer: a dificuldade de comunicação e organização de táticas em jogos online. 

Isso levou ao desenvolvimento da plataforma, com destaque para interface simples, boa qualidade de áudio e possibilidade de sobreposição a jogos competitivos sem atrapalhar o desempenho do mesmo. O serviço foi lançado em 2015 como uma alternativa a Skype e TeamSpeak na comunicação em grupo.

O nome é uma tradução literal de “Discórdia”. Segundo os criadores, o objetivo era criar uma palavra de fácil memorização e ainda “consertar uma discórdia entre os jogadores”, em referência à dificuldade de encontrar uma plataforma de VoIP que não atrapalhasse as jogatinas.

Como o Discord funciona?

O Discord é conhecido pela criação de servidores: esses espaços permitem desenvolver comunidades públicas ou privadas para conversar sobre um tema comum. Além dos servidores para conversar com amigos, usuários podem entrar em grupos de estudo, fóruns abertos e comunidades sobre um tema em comum.

Cada servidor recebe um canal de texto e outro de voz, usado para as chamadas de áudio ou vídeo, mas a plataforma oferece mais formas de segmentação. É possível criar conversas apenas para emitir avisos, canais para discussão de um assunto específico, espaço para links e notícias, e por aí vai.

Também é possível criar e designar cargos para os usuários participantes, recurso que garante autonomia para a comunidade e aumenta as opções de organização.

Continua após a publicidade

O Discord também serve como um espaço para conversas pessoais, em chats privados, nos quais o usuário pode adicionar amigos para conversar por tópicos em canais de texto ou canais de voz —  assim como nos servidores. 

Principais recursos do Discord 

Tudo no Discord gira em torno da função social. A plataforma permite o compartilhamento de imagens, vídeos e da tela do computador, criação de salas de áudio e até o uso de bots para automatizar funções de servidores. 

O app oferece diversas opções de personalização do servidor, com distribuição de cargos e regras específicas. Por isso, se tornou uma opção versátil além dos games: o Discord pode ser usado para grupos de estudos, comunidades de discussão e comentários ao vivo de eventos, entre outras opções.

Continua após a publicidade

O Discord é seguro?

O Discord levanta algumas questões com relação à segurança da plataforma. O serviço dá autonomia para que o usuário controle a experiência e permite definir regras próprias nos servidores, portanto fica difícil para os donos do programa administrar todo o conteúdo que é abordado dentro desses espaços.

Com o crescimento da plataforma, o Discord também se tornou um espaço recorrente para crimes digitais, com servidores que espalham malwares, canais com discurso de ódio e inúmeros casos de abuso contra usuários. 

Em junho de 2023, uma reportagem exibida no programa Fantástico, da TV Globo, denunciou um grupo criminoso que usava o serviço para praticar abuso sexual e psicológico contra menores de idade. Pelo menos três integrantes foram presos em operação da Polícia Federal.

Continua após a publicidade

No caso do Discord, o anonimato é um dos fatores que dificulta o rastreamento desses crimes: para criar uma conta, só é necessário informar um nome de usuário, endereço de e-mail, número de telefone e data de nascimento. Não existem etapas adicionais para a verificação no momento do cadastro.

A plataforma inclui mecanismos para denunciar conteúdo abusivo, enviados para análise de uma equipe do próprio Discord. No Brasil, a idade mínima para ter uma conta é de 13 anos e servidores que apresentam conteúdo adulto precisam restringir o acesso para menores de 18 anos. 

As diretrizes da plataforma reforçam que é proibido incitar discurso de ódio, encorajar situações de assédio ou abuso infantil e golpes financeiros, com a pena do banimento da conta. Se você foi vítima de um crime virtual na plataforma, pode denunciá-lo em diferentes canais.