Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Notebook 2 em 1: 5 opções para comprar no Brasil em 2021

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Julho de 2021 às 13h00

Link copiado!

Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech
Renan da Silva Dores/Montagem Canaltech

Com a pandemia e o consequente isolamento social, a modalidade do home office onde as pessoas trabalham de casa cresceu exponencialmente. Esse aumento teve mais um resultado interessante: o crescimento significativo do mercado de PCs. Se antes famílias contavam com um único computador para todos os membros, a transição de inúmeras atividade para o mundo online forçou muitas pessoas a adquirirem novas máquinas.

Os notebooks, por diversas vezes, são a escolha mais adequada, por entregar portabilidade o suficiente para que qualquer cômodo da casa funcione como um escritório. Porém, com tantas opções no mercado, não é fácil encontrar um modelo que atenda às suas necessidades, especialmente se você tem um perfil dinâmico para a realização de múltiplas atividades ou se tem a intenção de usar a máquina para trabalho e lazer.

Um formato de laptop que ganhou popularidade nos últimos anos é o 2 em 1, que traz tela sensível ao toque e dobradiça 360º para se transformar em uma espécie de tablet. Tais características fornecem maior versatilidade ao dispositivo, entregando novas possibilidades ao usuário que pretende criar conteúdo, realizar apresentações ou mesmo assistir a filmes.

Continua após a publicidade

Diante disso, o Canaltech reuniu neste artigo 5 das melhores opções de notebooks 2 em 1 para comprar em diferentes faixas de preço, com modelos que atendam desde o usuário mais exigente até aqueles que buscam apenas um aparelho simples para as tarefas mais básicas.

Notebooks 2 em 1 são uma boa opção para você?

É inegável que notebooks 2 em 1 entregam praticidade superior a modelos tradicionais, facilitando a interação com programas, o trabalho de artistas que precisam do contato próximo com a tela e o consumo de conteúdo, mas também há desvantagens nesse formato de laptop. Ainda que a intenção seja de que essas máquinas atuem como tablets, o peso, o tamanho e o calor significativamente maiores são um empecilho.

Continua após a publicidade

Os dispositivos não são exatamente compactos para serem manuseados, e podem causar desconforto nos braços ou mesmo no colo devido às temperaturas, por contarem com chips mais potentes que consequentemente esquentam mais. Se você realiza tarefas mais básicas, como planilhas e navegação pela internet, ou mesmo pretende apenas consumir conteúdo, talvez esteja mais bem servido com um tablet.

Há uma lista vasta de opções com Android e iPadOS que atendem bem às necessidades de muitos usuários e podem se mostrar um investimento interessante pela leveza, silêncio e baixa temperatura, além de duração de bateria maior na maioria dos casos. Dito isso, se nenhum dos pontos citados causou incômodo, ou se você está disposto a lidar com eles, também há uma seleção ampla de notebooks 2 em 1 para todos os gostos.

Lenovo Yoga 9i: preço premium pelo modelo mais completo

Um dos modelos mais encorpados e completos do mercado brasileiro, o Lenovo Yoga 9i entrega um conjunto de processamento potente, som de boa qualidade e ampla variedade de funções. O aparelho é equipado com chip Core i7 1185G7, segunda opção mais potente da Intel para a categoria, acompanhado de 8 GB de RAM LPDDR4X a 4.266 MHz e 512 GB de armazenamento SSD M.2 NVMe.

Continua após a publicidade

O Yoga 9i é um dos únicos laptops no Brasil com a certificação Intel Evo, selo da Intel que certifica notebooks que atendem a determinados pré-requisitos, incluindo autonomia de bateria de 9 horas de uso ou mais, carregamento rápido que entrega 4 horas de uso em 30 minutos de recarga e retomada da suspensão em menos de 1 segundo, além de ao menos uma porta Thunderbolt 4.

Outros destaques do modelo são a tela e o sistema de áudio — o painel IPS LCD tem 14 polegadas, resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels e suporte a Dolby Vision, com ampla cobertura de cores e pico de brilho de 400 nits, além de sensibilidade ao toque, com uma caneta stylus embutida para fazer anotações, desenhar e mais.

Continua após a publicidade

O som fica a cargo de uma barra integrada à dobradiça, com duas caixas de som para graves e duas para agudos, com certificação Dolby Atmos de áudio tridimensional. Completando as especificações, há webcam 720P para videochamadas e conectividade Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, porta USB-A 3.2 Gen 2, duas portas Thunderbolt 4 e um conector P2 para fones de ouvido e microfone.

Lenovo Yoga 7i: high-end por preço mais baixo

Outro membro da família Yoga, o Lenovo Yoga 7i abre mão de algumas especificações presentes no Yoga 9i para entregar design e desempenho premium por um preço significativamente mais baixo. O dispositivo está disponível em opções com os processadores Intel Core i5 1135G7 e Core i7 1165G7, acompanhados de 8 GB de RAM DDR4 a 3.200 MHz e 256 GB de armazenamento SSD M.2 NVMe, contando ainda com certificação Intel Evo.

Continua após a publicidade

A tela IPS LCD tem 14 polegadas e resolução Full HD, além de contar com HDR Dolby Vision. A primeira diferença em comparação ao irmão mais premium está no som — ainda que também conte com áudio tridimensional Dolby Atmos, as caixas de som são posicionadas logo acima do teclado, em vez de estarem embutidas nas dobradiças.

Há ainda webcam 720P para videoconferências, Wi-Fi 6, porta USB-A 3.2 Gen 2, duas portas Thunderbolt 4 e um conector P2 para fones de ouvido e microfone. O Bluetooth é mais um dos pontos a sofrer cortes, estando na versão 5.0, em vez de 5.1

Continua após a publicidade

Dell Inspiron 14 5000 2 em 1: intermediário com conjunto equilibrado

Aqueles que não se importam com recursos tão avançados e apenas buscam uma máquina com bom desempenho e experiência satisfatória têm no Dell Inspiron 14 5000 2 em 1 uma opção atraente. O modelo tem múltiplas opções de CPU para atender a diferentes necessidades, e apesar de não oferecer a certificação Intel Evo, ainda traz a potência dos chips Intel Tiger Lake de 11ª geração e um conjunto equilibrado de especificações.

O modelo pode ser configurado com um Core i3 1115 G4, um Core i5 1135G7 ou um Core i7 1165G7, acompanhados de 128 GB ou 256 GB de armazenamento SSD M.2 NVMe, e suporta até 16 GB de RAM DDR4 a 3.200 MHz, ainda que saia de fábrica com 8 GB de RAM. Essa é uma vantagem curiosa do aparelho da Dell em relação aos concorrentes da Lenovo: a expansibilidade.

Continua após a publicidade

Os usuários têm acesso aos componentes internos com certa facilidade, podendo aumentar a capacidade de RAM e armazenamento, algo que pode ser conveniente para quem pretende realizar tarefas de maior intensidade ou mesmo jogar games mais leves.

É importante ressaltar que a variante com Core i7 traz vantagens sobre os modelos com i3 e i5 — ela é a única com tela IPS Full HD compatível com a caneta stylus da companhia, vendida separadamente. Os modelos mais simples estão restritos a painéis TN, com cores inferiores e ângulo de visão reduzido, além de serem compatíveis apenas com o toque dos dedos.

Continua após a publicidade

Ainda assim, as três variantes podem ser opções muito atraentes de compra pelo preço relativamente baixo, desde que você esteja ciente das vantagens e desvantagens de cada uma, e de que suas tarefas serão atendidas pelo modelo escolhido.

Samsung Chromebook Plus V2: básico com Chrome OS

Os que buscam uma máquina básica para pesquisas, edição de texto e navegação na internet podem encontrar uma experiência sólida com o Chrome OS. O sistema é leve e roda com fluidez mesmo em dispositivos que teriam dificuldades em rodar o Windows, por exemplo, sem deixar de oferecer certo nível de customização para alguns usuários mais avançados, como a execução de apps presentes em celulares Android.

Continua após a publicidade

Esse é o caso do Samsung Chromebook Plus V2, que traz hardware bastante simples, mas capaz de lidar com as tarefas do cotidiano, entregando ainda alguns recursos interessantes. O notebook é equipado com processador Intel Celeron 3965Y, acompanhado de 4 GB de RAM LPDDR3 a 1.866 MHz e 32 GB de armazenamento eMMC.

A tela é um de seus destaques, por adotar painel IPS LCD de 12,2 polegadas com resolução Full HD, características incomuns para o segmento. Além disso, o Chromebook Plus também conta com uma S-Pen embutida com 4.096 níveis de pressão e detecção de inclinação, para anotações, produções artísticas e mais.

Continua após a publicidade

Fechando o conjunto de especificações, há ainda câmera de 13 MP no teclado e de 1 MP acima da tela para fotos e videoconferências, áudio estéreo, Wi-Fi 5, Bluetooth 4.0, duas portas USB-C, uma porta USB-A 3.0, leitor de cartões MicroSD e conector P2 para fones de ouvido e microfone.

Positivo Duo C4128A: opção mais básica com Windows

Ainda pensando em tarefas básicas, mas que possam depender do Windows, o Positivo Duo C4128A é uma das opções de 2 em 1 mais baratas do mercado brasileiro. Na teoria, o aparelho é um pouco mais potente que o Chromebook da Samsung, trazendo CPU Intel Celeron N4020, acompanhado de 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento eMMC.

Assim como o concorrente da gigante sul-coreana, o laptop da Positivo é um dos poucos com tela IPS LCD de 12 polegadas e resolução Full HD, sendo este um dos destaques do dispositivo. Há inclusive um botão dedicado para acessar a Netflix, como maneira de incentivar os usuários a consumirem conteúdo no Duo.

Outras configurações incluem caneta stylus inclusa na caixa, leitor de cartões de memória de até 128 GB,uma porta USB-A 3.0, uma porta USB-A 2.0, conexão mini-HDMI para uso de monitor externo e conector P2 para fones de ouvido. Fora isso, o dispositivo conta com webcam VGA, Wi-Fi, Bluetooth 4.0 e bateria de 37,2 Wh.

Bônus: Samsung Galaxy Book Pro 360 chega neste mês com tela Super AMOLED

Como bônus para os usuários avançados, o Samsung Galaxy Book Pro 360 é mais uma opção poderosa que se destaca por ser o primeiro notebook da marca a empregar o famoso painel Super AMOLED da fabricante sul-coreana, entregando excelentes ângulos de visão, contraste profundo e cores intensas. O modelo pode chegar ao Brasil já na próxima semana, em um evento marcado para terça-feira, 20 de julho.

Disponível no exterior, o Galaxy Book Pro 360 é encontrado em versões de 13,3 e 15,6 polegadas, ambas com resolução Full HD e suporte à S-Pen, maior e com formato mais ergonômico que a variante encontrada nos celulares da empresa, e inclusa na caixa. O processamento fica a cargo da 11ª geração Intel Tiger Lake com certificação Intel Evo, em versões com Core i3, i5 e i7.

O modelo de 13,3 polegadas comporta até 16 GB de RAM LPDDR4X, enquanto o de 15,6 polegadas pode atingir os 32 GB. Ambos são idênticos em outros aspectos, no entanto, trazendo uma porta Thunderbolt 4, duas portas USB-C, conector P2 para fones de ouvido e microfone, leitor de cartões MicroSD, Wi-Fi 6E, 5G opcional, Bluetooth 5.1, webcam 720P, leitor de digitais e som da AKG com Dolby Atmos.

Em outros países, o aparelho apresenta preços que partem dos US$ 1.199, ou algo em torno de R$ 6.130, em conversão direta. O conjunto de hardware e o preço elevado devem posicionar o Galaxy Book entre o Yoga 7i e o Yoga 9i.