3 vantagens e 3 desvantagens de usar o Chrome no PC
Por Matheus Bigogno Costa • Editado por Bruno Salutes | •
O Google Chrome foi originalmente lançado em 2008 com um design minimalista para dispositivos Windows. Atualmente, o browser está disponível em mais de 50 idiomas para inúmeras plataformas e pode ser considerado um dos navegadores mais utilizados pelos usuários.
- Como excluir o histórico de navegação do Chrome e navegar em modo anônimo
- YouTube com erro no Chrome? Saiba como resolver esse problema
- Como tirar print de página no Chrome sem instalar programas
No início, o navegador enfrentou dificuldades para competir com os seus concorrentes, como o Internet Explorer, Firefox e o Safari. No entanto, com uma interface que era fácil de usar e o marketing do Google, o navegador se tornou cada vez mais popular entre os usuários.
Mas, assim como qualquer outro software, o navegador possui pontos positivos e negativos. Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desvantagens do Google Chrome. Confira abaixo!
Google Chrome: vantagens
1. Design minimalista e acessível
Desde o seu lançamento, um dos principais diferenciais do Google Chrome é o seu design. Com um design minimalista, o navegador apresenta aos seus usuários apenas os recursos que eles utilizarão com mais frequência, mantendo todos os outros acessíveis apenas na aba de Configurações.
Com isso, o browser consegue se tornar bastante intuitivo e acessível para aqueles que acessam a internet com frequência.
2. Integração com os recursos do Google
Um ponto positivo do navegador ser desenvolvido pelo Google é a grande integração com os serviços da empresa. Ao efetuar o login na sua conta, você pode acessar rapidamente a aba de gerenciamento de todos os serviços como como Gmail, Drive e outros, clicando em "Gerenciar sua Conta do Google".
Outra grande vantagem do Chrome é que sua conta é capaz de sincronizar vários dados como histórico e páginas favoritas do PC com o celular e vice-versa.
3. Acesso rápido
Atualmente, muitos sites são desenvolvidos em cima de códigos sofisticados, o que pode tornar a conexão mais lenta. O Chrome consegue agilizar este processo e é capaz de exibir mais rápido páginas complexas, economizando o tempo dos usuários.
Esta agilidade faz do Google Chrome um dos navegadores mais rápidos disponíveis, de acordo com testes realizados pelo site Digital Trends.
Google Chrome: desvantagens
1. Alto uso de memória RAM e CPU
Nem tudo são flores para o Google Chrome. Apesar de rápido, o navegador é um dos principais responsáveis por consumir a memória RAM do seu computador, especialmente se você utiliza várias abas abertas ao mesmo tempo.
O uso intenso de memória afeta negativamente o desempenho do seu computador. E, se você possui um modelo mais antigo, com menos memória, saiba que o seu computador pode ficar bastante lento e até mesmo apresentar falhas no sistema.
2. Problemas de privacidade com o Google
Segurança de dados é um assunto que tem tido alta relevância nos dias de hoje. E, inúmeras organizações de segurança de dados apontaram preocupações sérias com as práticas do Google de armazenar as pesquisas e outras informações do navegador para fins comerciais.
Quando você efetua login com a sua conta no Chrome e sincroniza todas as suas atividades de navegação e pesquisa, você acaba entregando todo o controle dos seus dados para o Google. Se você quiser acessar a internet com maior privacidade, utilize outros mecanismos de pesquisa além do Google.
3. Limitação de customização
Comparado com outros navegadores como o Firefox, o layout do Chrome é relativamente fixo, pois oferece poucas opções de personalização. Isso pode ser uma grande desvantagem para aqueles usuários que querem personalizar a interface para poderem trabalhar com mais eficiência.
Agora você está um pouco mais familiarizado com as vantagens e desvantagens do Google Chrome, um dos navegadores mais utilizados da atualidade.