3 vantagens e 3 desvantagens de usar o Chrome no PC

Por Matheus Bigogno Costa | 15 de Agosto de 2020 às 18h00
Deepanker Verma/Pixabay

O Google Chrome foi originalmente lançado em 2008 com um design minimalista para dispositivos Windows. Atualmente, o browser está disponível em mais de 50 idiomas para inúmeras plataformas e pode ser considerado um dos navegadores mais utilizados pelos usuários.

No início, o navegador enfrentou dificuldades para competir com os seus concorrentes, como o Internet Explorer, Firefox e o Safari. No entanto, com uma interface que era fácil de usar e o marketing do Google, o navegador se tornou cada vez mais popular entre os usuários.

Mas, assim como qualquer outro software, o navegador possui pontos positivos e negativos. Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desvantagens do Google Chrome. Confira abaixo!

Google Chrome: vantagens

1. Design minimalista e acessível

Desde o seu lançamento, um dos principais diferenciais do Google Chrome é o seu design. Com um design minimalista, o navegador apresenta aos seus usuários apenas os recursos que eles utilizarão com mais frequência, mantendo todos os outros acessíveis apenas na aba de Configurações.

Com isso, o browser consegue se tornar bastante intuitivo e acessível para aqueles que acessam a internet com frequência.

2. Integração com os recursos do Google

Um ponto positivo do navegador ser desenvolvido pelo Google é a grande integração com os serviços da empresa. Ao efetuar o login na sua conta, você pode acessar rapidamente a aba de gerenciamento de todos os serviços como como Gmail, Drive e outros, clicando em "Gerenciar sua Conta do Google".

Clicando na sua foto no canto superior do Google Chrome, você pode gerenciar a sua conta (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Outra grande vantagem do Chrome é que sua conta é capaz de sincronizar vários dados como histórico e páginas favoritas do PC com o celular e vice-versa.

3. Acesso rápido

Atualmente, muitos sites são desenvolvidos em cima de códigos sofisticados, o que pode tornar a conexão mais lenta. O Chrome consegue agilizar este processo e é capaz de exibir mais rápido páginas complexas, economizando o tempo dos usuários.

Esta agilidade faz do Google Chrome um dos navegadores mais rápidos disponíveis, de acordo com testes realizados pelo site Digital Trends.

Google Chrome: desvantagens

1. Alto uso de memória RAM e CPU

Nem tudo são flores para o Google Chrome. Apesar de rápido, o navegador é um dos principais responsáveis por consumir a memória RAM do seu computador, especialmente se você utiliza várias abas abertas ao mesmo tempo.

O Chrome é um dos principais responsáveis por consumir a memória RAM do seu PC (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O uso intenso de memória afeta negativamente o desempenho do seu computador. E, se você possui um modelo mais antigo, com menos memória, saiba que o seu computador pode ficar bastante lento e até mesmo apresentar falhas no sistema.

2. Problemas de privacidade com o Google

Segurança de dados é um assunto que tem tido alta relevância nos dias de hoje. E, inúmeras organizações de segurança de dados apontaram preocupações sérias com as práticas do Google de armazenar as pesquisas e outras informações do navegador para fins comerciais.

Quando você efetua login com a sua conta no Chrome e sincroniza todas as suas atividades de navegação e pesquisa, você acaba entregando todo o controle dos seus dados para o Google. Se você quiser acessar a internet com maior privacidade, utilize outros mecanismos de pesquisa além do Google.

3. Limitação de customização

Comparado com outros navegadores como o Firefox, o layout do Chrome é relativamente fixo, pois oferece poucas opções de personalização. Isso pode ser uma grande desvantagem para aqueles usuários que querem personalizar a interface para poderem trabalhar com mais eficiência.

Agora você está um pouco mais familiarizado com as vantagens e desvantagens do Google Chrome, um dos navegadores mais utilizados da atualidade.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.