Como usar o Tor Browser no celular para navegar anonimamente

Como usar o Tor Browser no celular para navegar anonimamente

Por Matheus Bigogno Costa | 03 de Agosto de 2020 às 15h40

O Tor Project é uma plataforma que permite que os usuários acessem a internet de forma anônima. O sistema garante a segurança, a proteção de seus usuários e ainda utiliza VPN (Rede Virtual Privada). Para acessá-lo no celular, é preciso utilizar o Tor Browser (Android), ou o Onion Browser (iOS).

Apesar de os navegadores serem bastante seguros, é importante ressaltar que a conexão fica bastante lenta, por conta do VPN, fazendo com que os sites demorem para se conectar. Confira abaixo como usar o browser para navegar anonimamente no seu celular!

Como usar o Tor Browser e o Onion Browser no celular

O Tor Browser (Android) e o Onion Browser (iOS) funcionam de forma semelhante, embora tenham sido lançados para sistemas operacionais diferentes. Por conta disso, o passo a passo abaixo foi realizado apenas no Onion Browser, visto que o Tor Broswer não permite fazer capturas de tela.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Passo 1: abra o Tor Browser ou o Onion Browser e espere navegador se conectar com a rede Tor.

Abra o Tor Browser ou o Onion Browser e espere ele se conectar à rede Tor (Captura de tela: Bruno Salutes)

Passo 2: na tela inicial do app, você pode acessar alguns dos sites sugeridos de forma segura. Para acessar a aba de “Configurações” do navegador, clique no ícone de “Engrenagem” no canto inferior direito.

Na aba inicial, clique no ícone de "Engrenagem" para acessar o menu de "Configurações" do navegador (Captura de tela: Bruno Salutes)

Passo 3: na aba de “Configurações”, você pode configurar o “Motor de busca” e fazer mais ajustes de segurança e privacidade.

No menu de "Configurações", você pode fazer inúmeros ajustes de segurança (Captura de tela: Bruno Salutes)

Passo 4: de volta à tela inicial, clique no ícone de “Escudo” no canto superior esquerdo para ajustar o nível de segurança da sua navegação.

Clique no ícone de "Escudo" no canto superior esquerdo para ajustar o nível de segurança da navegação (Captura de tela: Bruno Salutes)

Passo 5: clique no ícone de “Cebola” no canto superior direito para fazer ajustes do trajeto da sua conexão.

Clique no ícone de "Cebola" no canto superior direito para visualizar o trajeto da sua navegação (Captura de tela: Bruno Salutes)

Passo 6: no canto superior, digite o site que você quer acessar e não se esqueça de marcar a opção “Sou humano” e clicar em “Submit” para confirmar que você não é um robô.

Acesse normalmente um site e faça o "Captcha" para prosseguir (Captura de tela: Bruno Salutes)

Passo 7: a conexão pode demorar um pouco, por causa do VPN, mas o site será carregado alguns instantes.

Pode demorar alguns instantes, mas o site será carregado em seguida (Captura de tela: Bruno Salutes)

Passo 8: clique no ícone de “Nova aba” para abrir novas guias no navegador ou fechar as que você está utilizando no momento.

Clique no ícone de "Nova aba" para para abrir ou fechar guias no navegador (Captura de tela: Bruno Salutes)

Pronto! Agora você pode utilizar o Tor Browser, ou o Onion Browser para navegar anonimamente no celular.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.