5 dicas fáceis para reduzir travamentos do Chrome no Windows 10

Por Matheus Bigogno Costa | 21 de Julho de 2020 às 12h40

O Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados pelos usuários atualmente. Mas, assim como qualquer outro software, o browser pode apresentar algumas falhas como ficar lento, travar, e até mesmo parar de responder a qualquer momento.

Podem existir inúmeros motivos pelos quais o Google Chrome esteja apresentando estes problemas. Então, avalie se existe algum tipo de falha na sua conexão com a internet, se você fechou todas as guias que não está utilizando, ou se há a presença de algum malware no seu PC.

Se o Google Chrome está travando em seu PC com o Windows 10, confira abaixo algumas possíveis soluções!

1. Verifique sua conexão com a Internet

Antes de avaliar os problemas diretamente no navegador, verifique a conexão da sua internet. Se você possui outros browsers instalados, verifique se é possível acessar neles os mesmos sites que você está tentando acessar no Chrome.

No Windows, há uma maneira de avaliar se ocorreu alguma falha de conexão com a internet. Abra o menu “Iniciar”, clique em “Configurações” e, em seguida, clique em “Rede e Internet”.

Abra o menu de "Configurações" do Windows 10 e clique em "Rede e Internet" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Em seguida, na aba “Status”, verifique se seu PC está devidamente conectado à internet.

Na aba "Status", verifique a conexão da sua internet com o seu PC (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Caso não esteja, você deve entrar em contato com o seu provedor de internet e tentar resolver a situação.

2. Reinicie o Chrome ou force o seu fechamento

Uma boa prática para se ter ao utilizar o Google Chrome é fechar sempre as guias que você não está utilizando, pois o navegador acaba consumindo bastante memória RAM desta maneira. Em alguns casos, apenas fechar as abas pode não ser o suficiente, pois este processo pode não ter sido encerrado devidamente pelo programa.

Com o tempo, isso pode aumentar o uso de memória do PC, fazendo com que o browser trave com mais frequência. Então, é preciso que você feche e reinicie o navegador, para tentar evitar que este problema ocorra.

Em casos extremos, se você tentou fechar o Chrome e ele está travado, utilize o comando "Ctrl + Alt + Del" para abrir o Gerenciador de Tarefas. Em seguida, clique com o botão direito em cima do navegador e selecione "Finalizar tarefa" para forçar o fechamento.

Abra o Gerenciador de Tarefas, clique com o botão direito do mouse no Google Chrome e clique em "Finalizar tarefa" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Isso encerrará todos os processos do Chrome que estão em execução, liberando mais espaço da memória RAM do PC, permitindo que você reinicie o navegador novamente.

3. Verifique se há algum malware em seu dispositivo

Se, ainda assim, o navegador continuar travando, verifique a presença de algum tipo de malware em seu dispositivo. Utilize um antivírus para fazer uma análise ou, se preferir, pode fazer uma varredura com um programa nativo do Google Chrome.

Clique no ícone de “Três pontos” no canto superior direito e abra o menu de “Configurações”. Em seguida, role até o final da aba, clique em “Avançado” e, na seção “Redefinir e limpar”, selecione o item “Limpe o computador”.

Vá até a seção "Redefinir e limpar" e clique na opção "Limpe o computador" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Para realizar uma busca por algum malware presente no navegador, clique em “Buscar”.

Para realiza uma busca no Google Chrome, clique em "Buscar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Caso o Google Chrome encontre algum item malicioso, clique em “Remover” e reinicie o seu PC.

4. Restaure as configurações do Chrome

Se você fez alguma configuração que pode ter afetado o Chrome, mas não se lembra, talvez seja uma opção restaurar as configurações padrões do navegador.

Para fazer isso, clique no ícone de “Três pontos” no canto superior direito e abra o menu de “Configurações”. Em seguida, role até o final da aba, clique em “Avançado” e, na seção “Redefinir e limpar”, selecione o item “Restaurar configurações para padrões originais”.

Acesse a seção "Redefinir e limpar" e clique em "Restaurar configurações para os padrões originais" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Clique em “Redefinir configurações” na pop-up que será exibida em seguida.

Clique em "Redefinir configurações" na pop-up que foi exibida (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Nesta mesma seção, caso o Chrome tenha detectado algum app incompatível que esteja comprometendo seu funcionamento, será exibido um novo ícone chamado "Atualizar ou remover aplicativos incompatíveis".

Ao clicar nesta opção, você pode visualizar e remover quais apps estão comprometendo o desempenho do seu navegador.

5. Reinstale o Google Chrome

Se, ainda assim o travamento do Chrome persistir, tente desinstalar o navegador e instalá-lo novamente em seu dispositivo. Para fazer isso, abra o menu iniciar, pesquise pelo “Painel de Controle” e abra-o. Em seguida, clique em “Desinstalar um programa”.

Acesse o Painel de Controle e, no item "Programas", clique em "Desinstalar um programa" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Localize o Chrome e clique com o botão direito do mouse em cima dele e selecione o item “Desinstalar”.

Clique com o botão direito em cima do Google Chrome e selecione o item "Desinstalar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Feito isso, baixe o instalador mais recente do Google Chrome e instale-o novamente em seu PC.

Pronto! Agora você pode utilizar uma destas soluções para amenizar os problemas de travamento do Google Chrome no seu PC com o Windows 10.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.