Como tirar print de página no Chrome sem instalar programas

Por Matheus Bigogno Costa | 28 de Janeiro de 2020 às 13h25

O Google Chrome, desenvolvido pelo Google, possui uma função que permite tirar print diretamente do navegador sem a necessidade de baixar e instalar programas adicionais. A função está disponível na aba de ferramentas de desenvolvimento de sites do próprio navegador, por isso, é pouco conhecida pelos usuários.

O recurso permite tirar um print da página inteira do navegador, em formato PNG, além de poder ser automaticamente baixada e salva na pasta de downloads. Confira abaixo o tutorial de como tirar print da página da internet sem a necessidade de baixar programas. O procedimento foi realizado no Google Chrome para Windows, porém eles também são válidos para usuários de macOS.

Como tirar print da página da internet sem precisar de programas

Passo 1: acesse o site que você deseja tirar print e abra o menu do Chrome, nos três pontos laterais na parte superior. Vá até à opção “Mais Ferramentas” e selecione “Ferramentas para desenvolvedor”. Para usuários do Windows, existe o atalho Ctrl+Shift+I, ou até mesmo o botão F12.

No menu lateral do Google Chrome, selecione "Ferramentas do desenvolvedor" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: assinale o botão de menu de três pontos, à esquerda do "x" e selecione a opção "Run command". Ou, caso prefira, no Windows ainda é possível utilizar o atalho Ctrl+Shift+P.

Com a opção aberta, clique no menu lateral e selecione "Run command" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: localize e escolha o item "Capture full size screenshot". A imagem será automaticamente baixada e salva na pasta de downloads do seu computador, ou outra pasta que você optar por salvá-la. Este recurso permite ainda prints em área e até mesmo um screenshot padrão.

Pesquise e selecione a opção "Capture a full size screenshot" para o print da página inteira (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode fazer prints de páginas inteiras diretamente no Google Chrome sem a necessidade de baixar e instalar programas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.