Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome faz testes com abas para aumentar vida útil de baterias em notebooks

Por| 05 de Julho de 2020 às 19h00

Link copiado!

Chrome faz testes com abas para aumentar vida útil de baterias em notebooks
Chrome faz testes com abas para aumentar vida útil de baterias em notebooks
Tudo sobre Google

Apesar da confortável liderança entre os navegadores web, o Chrome segue conhecido pelo alto consumo de memória RAM e energia, algo pelo qual um de seus principais concorrentes, o Microsoft Edge, foi bastante elogiado ao ganhar nova versão baseada no Chromium. Alerta a essas movimentações, a Google tem focado em tornar o seu principal browser mais leve e dinâmico, investigando as principais causas desses problemas como o carregamento de anúncios pesados, por exemplo.

De acordo com informações obtidas pelo TheWindowsClub, a gigante das buscas está de olho nos processos em segundo plano das guias, apontada como um dos grandes vilões para o alto consumo de energia em notebooks. Para reduzir esse incômodo, a empresa está trabalhando para reduzir o timer de ativação do Javascript para 1 minuto nas guias em segundo plano, limitando assim o envolvimento das mesmas com tarefas desnecessárias, como verificar se a posição da rolagem mudou e interações com anúncios, por exemplo.

Continua após a publicidade

Conforme divulgado pelos testes da Google, em um cenário mais realista, tal otimização dos timers Javascript é capaz de aumentar a duração da bateria em quase 36 minutos (13%) para um usuário que possui até 36 guias rodando em segundo plano, além de um vídeo do YouTube em primeiro plano. O recurso se aplica tanto para a versão do navegador para Windows, quanto para Mac, Linux, Android e Chrome OS.

Safari também utiliza mesmo método

O intervalo de pesquisa de 1 minuto no Javascript não é algo descoberto pela Google e já foi adotado pelo Safari, da Apple. Contudo, a Google está realizando inúmeros testes por conta do alto números de aplicativos web disponíveis no Chrome, algo que exige bastante da execução em segundo plano. A publicação cita que, caso a redução do tempo limite prejudique essas aplicações, a companhia pode optar por ativar esse limite de tempo somente após 5 minutos de inatividade.

Continua após a publicidade

Aos interessados, a funcionalidade está em testes na versão 86 do Chrome em uma das flags, sem previsão de quando será liberada para o usuário final. Não se sabe também se o tal recurso será disponibilizado ao novo navegador Edge baseado no Chromium.

Fonte: TheWindowsClub