Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google testa recurso para esconder URLs na barra de endereços do Chrome

Por| 14 de Junho de 2020 às 19h00

Link copiado!

Google testa recurso para esconder URLs na barra de endereços do Chrome
Google testa recurso para esconder URLs na barra de endereços do Chrome
Tudo sobre Google

Se você é usuário do Chrome já deve ter percebido que a Google não gosta muito das URLs e desde setembro de 2018 trabalha para reduzir a exibição do URL completo na barra de endereços. Nas versões mais recentes do navegador é possível reparar que as siglas “https” e “www” não são mais exibidas, ao menos que você passe o mouse por cima.

De acordo com informações do site MSPoweruser, a companhia está bem perto de encontrar uma solução definitiva para remover a URL. Em testes realizados com flags no Chrome Canary e no Chrome Dev para Android e Windows há uma funcionalidade experimental chamada "Consulta na Omnibox", que ao realizar uma pesquisa no Google, por exemplo, passa a exibir apenas o termo pesquisado. Veja o exemplo:

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que o recurso está em fase de testes e pode apresentar falhas, além de não funcionar em todos os sites. Mas caso você queira testar, as flags utilizadas são: “Omnibox UI Hide Steady-State URL Path”, “Query, and Ref on Hover” e “Omnibox UI Hide Steady-State URL Path”, “Query, and Ref on Interaction”.

Qual o real motivo de esconder as URLs?

Entre os porquês de dar fim a exibição da URL no navegador, segundo a própria Google, é a confusão que as mesmas, principalmente as mais extensas, podem causar nos usuários com associação direta a páginas maliciosas.

Além disso, soma-se o fato da gigante das buscas querer manter as pessoas o máximo de tempo em suas páginas - vide o exemplo do projeto AMP (Accelerated Mobile Pages), no qual o endereço da página também não é exibido, já que ficam armazenadas em cache nos servidores da Google.

Continua após a publicidade

E você, o que acha do “fim das URLs”? A sua opinião é importante, conte-nos abaixo no espaço para comentários!

Fonte: MSPoweruser, BleepingComputer