Elon Musk finalmente deixa de ser o CEO do Twitter
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Elon Musk deixou o cargo de CEO do Twitter na segunda-feira (5). O bilionário já tinha anunciado Linda Yaccarino para ocupar o posto mais alto da rede social, mas ainda não havia deixado a função porque a executiva tinha pedido um tempo para descansar.
- 10 coisas que a nova CEO do Twitter precisa fazer para "salvar" a rede
- Linda Yaccarino | Quem é a nova CEO do Twitter?
Yaccarino fez o anúncio por volta da meia-noite (horário de Brasília) no seu perfil oficial do Twitter. A chegada da nova presidente estava marcada para o dia 22 de junho aproximadamente, mas ela parece ter antecipado a sua contratação — o início ocorreria em seis semanas a partir do anúncio.
O início imediato pode estar relacionado à renúncia da executiva da divisão de segurança do Twitter. A vice-presidente de Confiança e Segurança de Produtos do Twitter, Ella Irwin, deixou o cargo na semana passada sem dar mais detalhes.
O que Elon Musk vai fazer no Twitter agora?
Musk agora se manterá apenas como presidente executivo e CTO, cargo equivalente a um diretor de tecnologia. A função do magnata será supervisionar a inovação e garantir que tudo funcione corretamente.
A chegada de Yaccarino promete remodelar a cara do Twitter na era Musk. Desde que fechou o negócio, o serviço começou a ser olhado com desconfiança por anunciantes e por parte do público, que se surpreendeu com as medidas adotadas pelo CEO da SpaceX e da Tesla.
A missão da ex-funcionária da NBCUniversal será árdua: resgatar o valor do Twitter, comprado por US$ 44 bilhões em outubro do ano passado e que não vale nem metade disso hoje. Ela também precisará ampliar a receita e trazer novos parceiros para movimentar o serviço, que sofre com a perda de público desde novembro.
Twittube ou Youtter?
Ela também precisará coordenar o trabalho de transformação do Twitter no aplicativo X, sonho antigo do bilionário. Inicialmente, é provável que o Twitter se fortaleça no segmento de vídeo, graças à experiência de Yaccarino com o comércio de anúncios neste formato, e depois seguirá o rumo para virar um superapp.
No final de maio, uma imagem publicada no Twitter pela designer de produto da empresa Andrea Conway exibiu um novo menu com visual reformulado e opções reorganizadas. O estilo é muito similar ao adotado pelo YouTube, o que reforça a tese de transformação.
O Passarinho Azul já oferece suporte para vídeos de até 2 horas de duração, embora somente para assinantes do Twitter Blue. O serviço também vai lançar o modo Picture-in-Picture (PiP) e um botão para avançar ou voltar 15 segundos nos vídeos.