Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CEO da Microsoft diz que Google tem vantagens estruturais no mercado

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Outubro de 2023 às 17h50

Link copiado!

Brian Smale/Microsoft/Wikimedia Commons/CC-4.0
Brian Smale/Microsoft/Wikimedia Commons/CC-4.0
Satya Nadella

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, reforçou seus comentários sobre a forte participação do Google no mercado de tecnologia e como ele analisa o julgamento da Alphabet no caso de monopólio e abuso de posição dominante movido pelo de Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Durante seu depoimento no processo, Nadella afirmou que é muito difícil competir com o Google, pois a empresa controla a internet e tem “vantagens estruturais” no mercado. Segundo o executivo, a Big Tech chefiada por Sundar Pichai tem 97% do segmento de busca, com grande benefício de acordos com fabricantes para trazer o seu mecanismo de busca como padrão.

No julgamento, Nadella confirmou que a Microsoft faria qualquer coisa para fechar um acordo com a Apple e colocar o Bing como a busca padrão no lugar do Google em seus aparelhos. A companhia estaria disposta a perder até US$ 15 bilhões por ano e a ocultar a marca Bing para ter acesso a mais dados de pesquisa de usuários.

Continua após a publicidade

Para o CEO, ter o mecanismo de busca padrão em celulares e computadores é vital para os negócios, e a ideia de que as pessoas podem alterar essa configuração é “falsa”, pois as plataformas dificultam esse acesso.

Nadella explicou a decisão da Microsoft em continuar no mercado de busca com o Bing apesar das dificuldades como uma forma de “tornar a pesquisa mais competitiva” e oferecer um “serviço público”.

Elogios ao concorrente

Entre os comentários mais sinceros sobre o concorrente, Satya Nadella também elogiou os serviços e soluções do Google.

Em uma entrevista ao Insider, o executivo falou que o Bard “já é um produto bastante competitivo” e reconheceu a força da companhia em diferentes frentes. Além da busca, lembrou ele, o Google controle o Android e o Chrome.

“Sempre digo que o Google ganha mais dinheiro com o Windows do que toda a Microsoft. Isso nos mantém com os pés no chão”, afirmou o CEO.

Nadella comentou também sobre a chegada dos chatbots de IA generativa e como isso pode impactar a forma de fazer busca na internet. Para ele, a mudança de comportamento dos usuários será lenta, mas “o Google terá que repensar o seu modelo de negócio a longo prazo”.