Satya Nadella

Satya Narayana Nadella, CEO da Microsoft
  • Nascimento

    19 de Agosto de 1967 em Hyderabad, Índia

  • Fortuna

    US$ 180 milhões (2019)

Satya Narayana Nadella nasceu em 19 de agosto de 1967 em Hyderabad, Índia, hoje sendo naturalizado nos Estados Unidos, e é empresário americano mais conhecido por ter assumido o cargo de CEO (Chief Executive Officer) da Microsoft.

Formou-se na Manipal Institute of Technology, onde recebeu o bacharelado de engenharia elétrica em 1988. Mudou-se para os Estados Unidos para fazer mestrado em ciência da computação, conquistando o título em 1990 pela Universidade de Wisconsin–Milwaukee, sem seguida recebendo um MBA (Master of Business Administration) pela University of Chicago Booth School of Business.

Trabalhou na Sun Microsystems antes de ingressar na Microsoft em 1992, onde liderou diversos projetos sendo, inclusive, um dos responsáveis por implementar uma das maiores redes de computação em nuvem do mundo.

Antes de ser CEO da empresa, foi o presidente da divisão de servidores da empresa, integrando serviços importantes da empresa para a nuvem (Azure). Entre eles, o banco de dados da Microsoft, as ferramentas para desenvolvedores e o Windows Server, sistema operacional voltado para ambientes de servidores.

Atuou em serviços de nuvem até o início de 2014, quando foi promovido a CEO da Microsoft após a aposentadoria de Steve Ballmer. Leitor assíduo de poesia (principalmente poesia indiana e americana), e tendo publicado livros sobre gestão, Nadella possui uma fortuna avaliada em US$ 180 milhões no início de 2019.