Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Br OS | Linux brasileiro integra ChatGPT, mas promete IA própria

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Junho de 2023 às 15h35

Link copiado!

Reprodução/Br OS
Reprodução/Br OS

O Br OS recebeu uma atualização que adicionou o ChatGPT ao sistema operacional Linux. Baseado no Ubuntu, a versão 23.04 traz uma interface levemente modificada para a alegria dos brasileiros e recursos de inteligência artificial.

A equipe do Br OS pretende desenvolver sua própria IA, mas o trabalho ainda está incompleto, por isso preferiram usar o chatbot mais popular do mundo. O ChatGPT fica posicionado ao lado do menu do sistema, representado pelo ícone característico.

Para usar, é preciso ter uma conta cadastrada e fazer o login. A partir disso, você pode tirar dúvidas ou pedir para a tecnologia desenvolver suas ações sem precisar abrir o site do ChatGPT.

Continua após a publicidade

Infelizmente, ainda não é possível controlar o sistema Linux pela IA, como a Microsoft deseja fazer com o Windows Copilot. Mesmo assim, é interessante ver como os SOs podem se beneficiar de um assistente inteligente.

IA do Br OS está pronta

A IA do Br OS será chamada Trícia e, segundo os desenvolvedores, apresenta resultados superiores aos do Google Bard. O modelo teria mais de 19 bilhões de parâmetros e já seria funcional, porém ainda muito pesado para rodar em máquinas locais.

Continua após a publicidade

A Trícia consome grande quantidade de recursos computacionais e custa uma pequena fortuna para ser mantida em servidores na nuvem — os valores não foram revelados. Para rodar a IA, hoje seria necessário:

  • Intel Xeon e5-2666 V3 (10 núcleos e 20 threads);
  • 96GB de RAM DDR4 (modo CPU Only);
  • Placa de Vídeo Nvidia RTX 3090 24GB (modo GPU);
  • 100GB NVME SSD de espaço disponível.

Somente após um imenso trabalho de otimização é que ela poderá ser integrada ao Linux brasileiro. A Tricia foi treinada com a Vicuna, IA de código aberto da LMSYS baseada no LLaMA, da Meta.

Continua após a publicidade

Se conseguirem fazer esses ajustes, o Br OS poderia se tornar o primeiro sistema baseado em Linux com IA própria. Mais do que isso, a versão poderia ser apreciada mesmo por quem torce o nariz para as distros atuais, alegando dificuldade em lidar com o modelo Open Source.

Quais as novidades do Br OS 23.04?

O lançamento da Br OS 23.04 marca o aniversário de três anos de vida da distribuição. A maior novidade foi a introdução do Kernel 6.2, primeira grande versão do Linux deste ano e também presente no Ubuntu 23.04.

O software recebeu novos ícones e corrigiu falhas que impediam a movimentação dos ícones. Além disso, o papel de parede também pode ser adaptado ao modo escuro e trocado automaticamente.

Continua após a publicidade

O KDE Plasma 5.27.4 foi modificado para otimizar a sua usabilidade para os fãs do sistema. O ambiente de trabalho foi mais polido para evitar bugs e travamentos.

Vale lembrar que o Br OS 23.04 tem 6 meses de suporte da equipe e 2 meses da Canonical, desenvolvedora do Ubuntu. A versão 22.04 LTS possui mais tempo de suporte, mas não possui os recursos mais recentes. Se você quiser conhecer o projeto, basta acessar o site do Br OS (br-os.com) e escolher a opção desejada.